sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Erudito Adventista mostra mais erros históricos da ‘mitológica profetisa’ Ellen White

Continuaremos vendo o estudo que o erudito adventista S. Bacchiocchi publicou a respeito das informações de Ellen White sobre o sábado, e seu desafeto, o domingo. Isso é muito interessante, pois vem de uma autoridade adventista. As observações são de Dirck Anderson, o pesadelo adventista da atualidade. Vele a pena ler.
A primeira postagem sobre isso está AQUI. Além disso, ofereci uma resposta ao questionamento Adventista sobre a guarda do Domingo AQUI.


Devemos ter em mente que não era intenção do autor destronar o ministério profético de Ellen White, mas acabou acontecendo algo nessa direção. Tanto que o Dr Bacchiocchi ficou muito revoltado com Anderson por usar isso. Em uma postagem posterior postarei essa ‘briga’.


A origem do culto domingo


Nas páginas 52-53 de O Grande Conflito A Sra. White escreveu:


"Nos primeiros séculos o verdadeiro sábado foi guardado por todos os cristãos. Eles foram ciosos da honra de Deus, e crendo que Sua lei é imutável, zelosamente preservavam a santidade de seus preceitos . "


Note aqui que a palavra " séculos "é plural. Isso indica que, para um mínimo de dois séculos, o sábado era observado por "todos Os cristãos. "A Sra. White parece ter acreditado que todos os cristãos observavam o sábado até que "a parte inicial do quarto século [quando] o imperador Constantino promulgou um decreto fazendo do domingo uma festividade pública em todo o Império Romano . "( p. 53)


Dr. Bacchiocchi escreve em seu boletim:


"O que é problemático é a impressão que muitas pessoas tem das declarações de EGW que o sábado era observado " por todos os cristãos ... nos primeiros séculos , até que " a parte inicial do século IV, [quando] o imperador Constantino promulgou um decreto tornando domingo um feriado público. (Pp. 52-53) ...


"Os primeiros documentos que citam culto de domingo voltar a Barnabé em 135 e Justino Mártir , em 150 . Assim, é evidente que o culto de domingo já estava estabelecido em meados do século II. Isto significa que, para ser historicamente preciso do termo " séculos "deve ser alterado para o singular "século ".


Bacchiochi do livro , De sábado para o domingo, Fornece evidência substancial de que culto de domingo começou muito mais cedo do que a Sra. White afirmou .


Erro # 3 - A mudança de sábado para o domingo


Contudo uma outra imprecisão é encontrado no capítulo 25 do O Grande Conflito. Ellen White afirma que a mudança do sábado para o domingo foi realizada pelo Papa com o "poder do Estado " :


"Foi em nome do domingo que o papado começou a ostentar arrogantes pretensões ; e seu primeiro recurso ao poder do Estado foi para impor a observância do domingo como " dia do Senhor "."(Página 447)


Ela faz outra declaração semelhante no final do livro:


" decretos reais, concílios gerais e ordenanças eclesiásticas, apoiadas pelo poder secular, foram os passos pelos quais os pagãos [dia do festival do Sol ] alcançou posição de honra no mundo cristão . " (Página 574)


Antes de ler a avaliação do Dr. Bacchoicchi dessas citações , deixe-me lembrar o leitor que o Dr. Bacchiocchi é amplamente considerado como o teólogo SDA , que é certamente a pessoa mais experiente em toda a Igreja na história da igreja referentes a questões sábado e domingo . Simplesmente não há na igreja alguém mais qualificado para avaliar as declarações de Ellen White do que o Dr. Bacchiocchi . Aqui está a sua avaliação:


"Ambas as afirmações acima citados são imprecisas, porque o poder secular do Estado não influenciar ou obrigar os cristãos a tomar domingo, durante o segundo e terceiro séculos . Naquela época os imperadores romanos eram bastante hostis em relação ao cristianismo . Eles estavam mais interessados em suprimir o cristianismo do que apoiar os líderes da igreja em sua promoção do culto de domingo. O bispo de Roma não poderia ter recorrido ao " poder do Estado para impor a observância do domingo como dia do Senhor ". Eventualmente, com início no século IV , alguns imperadores romanos apoiou ativamente a agenda da igreja , mas isso foi muito tempo depois do estabelecimento da observância do domingo .


"Em minha dissertação de sábado para o domingo eu tenho mostrado que o Bispo de Roma , de fato, pioneiro na mudança do dia de adoração , mas ele fez isso sem a ajuda do governo romano. O que precipitou a necessidade de mudar o sábado para o domingo , foi o anti- judaica e da legislação anti- Sabbath promulgada em 135 pelo imperador Adriano .


"Depois de reprimir a segunda revolta judaica , conhecida como a revolta Barkokoba (132-135 ), que provocaram muitas baixas , o Imperador Adriano decidiu lidar com o problema judaico de uma forma radical de religião suprimindo o judeu. Hitler estava determinado a liquidar a Judeus como um povo e de Adriano foi autorizado a suprimir o judaísmo como uma religião. Para atingir este objetivo Adriano baniu em 135 a religião judaica em geral e em particular guarda do sábado.


"Foi neste momento crítico que o Bispo de Roma tomou a iniciativa de mudar o sábado para o domingo a fim de mostrar para o governo romano a separação dos cristãos dos judeus e sua identificação com os ciclos da sociedade romana. Mas, ao desta vez, o Bispo de Roma não podia invocar «o poder do Estado para impor a observância do domingo como dia do Senhor ', porque nos olhos do Cristianismo romanos ainda era uma religião suspeito de ser reprimido, ao invés de ser apoiados ".


É evidente a partir da avaliação do Dr. Bacchiochi que o papa não recorrer ao poder do Estado, como a Sra. White escreveu. Em vez disso, o bispo romano instituiu o culto dominical, sem qualquer assistência do Estado.


Erro # 4 - sábado Condenado por Concílios Ecumênicos


A Sra. White escreveu em O Grande Conflito dos "conselhos vasto" que, supostamente, tentou " pressionar " o sábado a fim de exaltar o domingo em seu lugar. Ela escreve:


"vastos concílios foram realizadas ao longo do tempo, em que os dignitários da Igreja foram convocados de todo o mundo . Em quase todos os concílios o sábado que Deus havia instituído foi pressionado um pouco mais baixo, enquanto o domingo era correspondentemente exaltado." (página 53)


Havia sete concílios Justiça ( Nicéia , em 325 , Constantinopla I em 381 , Éfeso, em 431 , Calcedônia , em 451, Constantinopla II em 553 , Constantinopla III , em 680 , e Nicéia II em 787 ). No entanto , a Sra. White parece ter sido ignorante do seu conteúdo. Dr. Bacchiocchi escreve:


"O problema é com a segunda parte da declaração que fala do sábado como sendo " pressionado um pouco mais baixas em quase todo conselho geral. Em toda a minha leitura dos sete concílios ecumênicos , Eu não encontrei uma referência para o sábado / domingo questão a ser debatida em que tais conselhos. Presumivelmente, a razão é que a observância do domingo já não era uma questão debatida - que se tornou amplamente aceita por cristãos. "


Como poderia o sábado ter sido " pressionado "um pouco menor nesses conselhos , quando nem sequer foi discutido? Isso é simplesmente mais um caso da Sra. White inventando história em seus escritos e, em seguida alegando que era a inspiração de Deus!




Fonte: Dirk Anderson


*****************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário