quinta-feira, 3 de março de 2011

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: O Espírito Santo

É uma pessoa ou não?
A terceira pessoa da Trindade também foi alvo das distorções doutrinarias que o diabo colocou na mente das Testemunhas de Jeová. Usando os Lideres TJ, o inimigo da verdade não deixou de obscurecer na mente dessas pessoas, a realidade pessoal do Espírito Santo. O conceito da Liderança TJ sobre o Espírito Santo pode ser resumido assim :

‘O espirito santo não é uma pessoa (motivo pelo qual nas obras literárias da Torre de Vigia ele é escrito com iniciais minúsculas) é a força ativa de Jeová que realiza todo o querer de Deus. Não é um poder somente, mas uma energia ativamente capacitada. Sem vontade própria, nem deveria, pois não é uma pessoa como o Pai e o Filho’.

Com isso em mente iniciemos com essa pergunta: Você poderia ler João14.26 e 16.7 ao 15. Acha mesmo que uma ‘força ativa’ faria isso!? COMO?

Com certeza o TJ te responderá que uma força ativa pode sim fazer aquilo, ele está preparado em responder que ‘o espírito santo faz isso por meio de homens e anjos’. Acrescente que Deus Pai sempre usou homens e anjos e nem por isso perdeu sua personalidade. Portanto a resposta dele não é decisiva. Continue com muita calma e paciência:
Se o Espírito Santo não é uma pessoa poderia me explicar Romanos 8.26,27 de um modo bem claro?
Faz-se necessário aqui a insistência. Essa passagem bíblica causará problemas sérios para o TJ que está sendo evangelizado. Lembre que na pergunta anterior, ele respondeu que é por meio de agentes pessoais que o Espírito Santo se manifesta, agora como o Espírito aqui em Romanos intercede por nós? Seria por meio de outros agentes pessoais? A leitura atenciosa desses versículos com o TJ causará mais embaraço para a ‘teologia’ dele. Mais um aspecto de refutação será perguntar ao TJ: Quando o Espírito se entristece é por meio de anjos e/ou por meio de homens!?

Por favor, leia Atos 13.2 e 15.28. Como o Espírito Santo está se comportando aqui, como pessoa poderosa ou como força ativa impessoal?
Reflita com o TJ que houve um consenso entre pessoas aqui. Não seria justo para a leitura se julgássemos que “algo” está aí com as pessoas se relacionando tão claramente.

25 comentários:

  1. Graça e paz do SENHOR JESUS aos irmãos do blog... apreciei o artigo e gostaria de acrescentar outro argumento, que na realidade vem do próprio autor do artigo:

    LEIA: Isaías: 6.1, 8-10 e Atos: 28.24-27

    No primeiro texto Isaías "Viu [JEOVÁ] assentado numa alto e sublime trono..." e ouviu o que [JEOVÁ] tinha a lhe dizer e como o povo de Israel não ouviria a pregação do profeta.

    No segundo texto o apóstolo Paulo usa ESTA MESMA CITAÇÃO só que utilizando a expressão (Que na Tradução Novo Mundo, como sempre, está em letra minúscula) "Bem falou o [ESPÍRITO SANTO] a vossos pais, por intermédio do PROFETA ISAÍAS...".

    O apóstolo Paulo diz que as palavras proferidas por [JEOVÁ] foram, na verdade, proferidas pelo [ESPÍRITO SANTO]. Ah! Não! Será que JEOVÁ seria uma mera força ativa impessoal?

    Que o SENHOR JESUS os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Além disso outros textos que vc certa vez observou em Pedro, lembra???
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sou Fernando Galli, do Instituto Apologético Cristo Salva. Fui quase 17 anos TJ. Visitem meu blog - www.iacs33.blogspot.com - Parabéns pelo de vcs! Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Irmão Fernando, já conheço seu trabalho já a algum tempo. Grato pela visita, Deus continue te usando e te abençoando nesse árduo trabalho de evnagelizar adeptos de seitas.
    Conto com sua ajuda.

    ResponderExcluir
  5. AMADOS IRMÃOS EM CRISTO, VAMOS EVANGELIZAR AS TJS! PARABÉNS POR ESTE TRABALHO! EM CRISTO, MARIA JOSÉ COELHO.

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe irmã, e esperamos que se una a nós nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  7. o seus estudiosos nao so tj mais so estudante vcs se acham tão esperto assim? o que vc dizem sobre imagem vcs mesmo adorão imagem e tals olhem na biblia o que ddeus acha disso e outra coisa espirito santo nao é um homen le com atençõa os versiculos e vc vai entender melhor facil ler e da uma argumentação e outra esse ai que disse ter sido testemunha de jeova a 17 anos se foi tãop ruim assim pq ficou tanto tempo?aposto que vc foi desasociado devido alguma coisa que vc fez e ai saiu fora genet nao to aqui pra julgar nem uma religião nao mais as testenmunhas de jeova explica muito bem e melhor mostra na sua biblia o que vc quer saber eles são imperfeitos como qual quer humano mais na parte de ensinar a biblia eles explicam muito bem pesquisam ai quem é platão e socrates ai vcs vão adorar jesus ? acjop atimo tbm adoro mais lembra ele tem um pai resumindo como disse nao so tj apenas estudante vcs tem duvida pergunta diretamente para um TJ de VERDADE e outa coisa sejão educados vcs tem que aprener a ouvi mais e nao so falar da uma oportunidade para as testemunhas xcomo eu dei garanto que vcs vão gostar abraço

    ResponderExcluir
  8. Poderia ao menos responder o assunto da postagem?

    ResponderExcluir
  9. "Como um Deus ao mesmo tempo é três?" Renato Russo. Pense, se Deus, Jesus e o Espirito Santo são três pessoas em uma, porque Jesus aqui na terra orava por Deus? Se ele também é o próprio Deus? Quem colocou Jesus na barriga de Maria? Foi ele mesmo?

    Uma coisa que também busco explicações são: Se o nome de Deus é Jeová o nome do seu Filho é Jesus(O Messias/Arcanjo) E qual é o nome do Espirito Santo? Bem, Espirito Santo é um título dado à alguma coisa, isto é bem claro, aliás, mais do que óbvio. Por favor, se achar as respostas pra essa pergunta pode entrar em contato comigo, vocês são a religião verdadeira não são? Então quero, humildemente, por favor que responda essas perguntas.
    jefferson_luiz_cruz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esses dias passou uns Tj aqui em casa, quando falei que o Espirito Santo era uma pessoa e usei base biblica a mulher começou a ficar nervosa, sem argumentos e foi embora. mas pelo menos a semente ficou plantada. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  11. 6 Perguntas sobre a "terceira pessoa da trindade" elaboradas por mim, e inspiradas em alguns textos de religiões diversas:

    1) Por que não se ora a ele nas escrituras?

    2) Por que não se adora a ele nas escrituras? Ora, se existe mesmo um deus que é formado por 3 pessoas eternamente co-iguais, é de se esperar que os 3 recebam o mesmo louvor e atenção. Então por que o descaso nas escrituras quanto a se adorar ou orar ao espírito santo? Por que somente YHWH exige adoração para si?

    3) Por que há tantas dúvidas, e não se pode provar de forma cabal que ele é realmente uma pessoa? (Personalização literária não serve pra provar a pessoalidade do espírito de Deus. É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1-9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também “a água e o sangue” são mencionados como ‘dando testemunho’. E há centenas de exemplos bíblicos mais sobre esse tipo de personificação. Portanto os textos em que há personificação literária do espírito santo, são insuficientes para provar que ele é realmente uma pessoa. Veja bem que ninguém tem dúvidas de que Deus (YHWH) e seu filho unigênito (Jesus), são dois seres literais e distintos, mas o mesmo não acontece com o espírito santo, como está sendo mostrado. Pense nisso.

    4) Por que a bíblia nos informa o nome de Deus pai (YHWH) e do Messias (Jesus), mas não o nome do espírito santo? Ele é conhecido somente como o "espírito de Deus"? “Adoramos o que conhecemos”(João 4:22)... Podemos dizer que conhecemos a “terceira pessoa da trindade” se nem o seu nome sabemos?? O nome representa a pessoa: Salmo 20:1,5 Apoc. 3:12; 14:1; 22:4

    5) Por que há uma clara hiérarquia onde o espírito santo está claramente abaixo de Deus? Além de ser enviado tanto por Deus e pelo filho (veja o que Jesus disse sobre ser "enviado" em João 13:16, e lembre-se, para o espírito santo não há a desculpa de "natureza humana"), ele ainda é claramente "dado" aos seres humanos pelo pai. Uma “pessoa” divina não pode ser dado ou outorgado pela outra pessoa divina. Se “o Espírito Santo” é co-igual com o Pai, Ele pode estar debaixo da Sua autoridade?

    6) Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, e muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? (Pra ficar em apenas 3 exemplos, entre centenas que poderiam ser dados:

    Mateus 24:36 “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os ( 1 ) anjos dos céus, nem o ( 2 ) Filho, mas unicamente o ( 3 ) Pai. [Se houvesse uma terceira pessoa, com certeza deixar de mencioná-la para se mencionar os anjos, seria descabido, isso evidencia que no céu existem estas três classes, Deus Pai, Jesus e os anjos."]

    Revelação 7:10 Só devemos a salvação a Deus e a Jesus Cristo segundo esse texto.

    Revelação 22:3 Por que só Deus e o cordeiro possuem trono?)

    ResponderExcluir
  12. Pergunta do Hugo luiz - Se o nome de Deus é Jeová o nome do seu Filho é Jesus(O Messias/Arcanjo) E qual é o nome do Espirito Santo?


    Resposta cristã - O intuito deste argumento acima é prova que o Espírito Santo não é um ser pessoal, se não possuir um nome próprio, mas primeiro, se engana o Hugo luiz, por não conhecer as escrituras, que O Espírito Santo não possuí um nome! Sim! ele tem um nome que compartilha com Deus(O Pai) e com Jesus(O Filho eterno do Pai), e é YHWH(Jeová), pois este é o nome do Deus Triúno, de Jesus enquanto Deus se diz a bíblia que João Batista era aquele que preparou o caminho de YHWH. (Isaías 40:3; Mateus 3:1-3) E João Batista preparou o caminho para Jesus, logo Jesus é YHWH!
    Sobre O Espírito Santo se diz a Palavra de Deus no livro de Atos que o apóstolo Paulo menciona que foi O Espírito Santo que falou ao profeta Isaías e por seu intermédio aos atempassados judeus(Atos 28:25-27) o que se encotra no livro de Isaías no Cap. 6: 1-10, mas lemos em Isaías que quem falou foi, pelo contexto, YHWH (SENHOR), logo O Espírito Santo é também é YHWH. Portanto, o nome do Espírito Santo, como Deus, é YHWH.


    Outro ponto é se no caso você for uma testemunha de Jeová é que : O nome YHWH(Jeová) não existe de eternidade à eternidade, assim como Deus. O Eterno escolheu esse nome para si, segundo a própria seita Tj. No livro da seita O Que a Bíblia Realmente Ensina, capítulo 1, parágrafo 15, diz que Deus deu a si mesmo um nome cheio de significado. Se Deus deu a si mesmo um nome, isto significa que antes de fazer isso Ele não tinha um nome. Sendo assim, Deus, para ser pessoal, não precisa de nome. Então, essa conversa fiada de que, se o Espírito Santo não ter um nome, isso significa que não seja um ser pessoal é tolice. Esta pessoa de Deus simplesmente é chamada de Espírito Santo, provavelmente para revelar dois atributos de Deus: Sua espiritualidade e sua santidade. Deus é espírito e é santo, santo, santo. - João 4:24; Isaías 6:3.




    NOTA: lembrando que o Pai, a Palavra criadora(Jo1:1-3,14; Heb1:10) e o Santo Espírito ainda que um só YHWH(Deut6:4), isto é UM SÓ DEUS, Não São a mesma pessoa! Pois no que toca a personalidade nisto YHWH É TRÊS, pois Pai, Filho e Espírito São pessoas distintas uma das outras, Não separadas, mas distintas como se ver nas escrituras - Mt 3.16; 4.1; Jo 1.18; 3.16; 5.20-22; 14.26; 15.26; 16.13-15. Portanto Deus é um num sentido, em ser o único Deus por Natureza - Gl4:8; Deut4:35,39, 6:4, 32:39; Is44;6 1Cor8:4; Tg2:19, e três em outro, que em relação o número de pessoas que "desfrutam" dessa natureza divina indivisível com seus atributos eternos e perfeitos(Jo17:3; 1Cor8:6; Ef4:6; Is9:6; Jo1:1-3, 20:28 Col 2:9; Tt2:13; Heb1:8; 2Pe1:1 Ap 22:13; Atos 5:3-4,9). nisto creio! pois a bíblia testifica.

    ResponderExcluir
  13. Perguntas do Hugo luiz - "Como um Deus ao mesmo tempo é três?" ...se Deus, Jesus e o Espirito Santo são três pessoas em uma (pessoa), porque Jesus aqui na terra orava por Deus? Se ele também é o próprio Deus? Quem colocou Jesus na barriga de Maria? Foi ele mesmo?


    Resposta cristã - primeiro, o inquiridor já começa com um pressuposto errado que se arrastar até a última pergunta, que é a definição da "Trindade" que Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoa em uma (pessoa), mas isso não é Trindade, veja o que oficialmente nossa literatura teológica afirma:

    1."Trindade. Termo que designa um só Deus em três Pessoas." - Enciclopédia Histórico-|Teológica da Igreja Cristã : em um volume, página 576, Volume 3. São Paulo: Vida Nova, 2009.

    2. "Trindade. [...] Mas esta doutrina está implícita no testemunho dado pelas Escrituras quanto à verdadeira e completa divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mantendo uma distinção de pessoas; em outras palavras, há três pessoas em um
    único Deus ." - Dicionário Bíblico Wycliffe, páginas 1967, 1968. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

    3. "Trindade. A Igreja define a Trindade de Deus como a crença que em Deus existem três pessoas, que subsistem numa única natureza." - MACKENZIE , John L. Dicionário Bíblico, página 866. São Paulo : Paulus, 1983.

    4."Podemos definir a doutrina da Trindade do seguinte modo: Deus
    existe eternamente como três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus . [...] Em certo sentido a doutrina da Trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos, todavia, compreender parte de sua verdade resumindo o ensinamento das Escrituras em três declarações: 1. Deus é três pessoas. 2. Cada pessoa é plenamente Deus. 3. Há um só Deus." GRUDEN, Wayne. Teologia Sistemática : Atual e Exaustiva, páginas 165, 169. São Paulo : Vida Nova, 1999.

    5. "Pode-se discutir melhor, e resumidamente, a doutrina da Trindade em conexão com várias proposições que constituem um epítome da fé professada pela Igreja sobre esses pontos. a. Há no Ser Divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em seu ser essencial, ou seja, em sua natureza constitucional. [...] b. Neste único Ser divino há três Pessoas ou subsistências individuais, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. " - BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, página 83. 3a. Edição. São Paulo : Cultura Cristã, 2009.






    Note nas diversas definições da doutrina da Trindade dada acima que nenhuma afirma que Pai, Filho e Espírito São três pessoas em uma pessoa! Mas sim que em Deus[1] infinito há três pessoas: o Pai, o Filho e o Espirito Santo; de uma mesma substância, igual em poder e eternidade, possuindo cada uma inteira essência divina, que é indivisível, um só Deus; que não é e não pode ser divido em seu ser ou natureza, mas, sim, distinguido pelas diversas propriedades peculiares e relativas, e relações pessoais.


    Portanto, tendo o intedimento correto que na unidade da divindade existe distinções pessoais, podemos facilmente responde as questões propostas pelo Hugo: primeira, Jesus, que é uma pessoa distinta do Pai( Jo 1.18; 3.16 ) com duas natureza(Rm 1:2-4; 9:5; Fp 2:5-7); uma divina e outra humana. quando esteve na terra orava a Deus o Pai como todo homem judeu. Segundo, Foi O Espírito Santo, que é assim como O Pai é uma pessoa distinta do Filho(Mt4:1; Jo14.26; 15.26; 16.13-15) que misteriosamente operou o milagre da encarnação da Palavra(o Verbo) criadora no ventre da virgem Maria para nossa salvação(Lc1:35; Jo1:1-3,14, 3:16).

    ResponderExcluir
  14. [1]. "Deus" é o nome dado á indivisível é singular natureza divina, onde há três pessoas que partilham de maneira plena dessa mesma natureza divina una: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O estudante da Bíblia descobre que há uma Pessoa nas Escrituras, conhecida como Pai, que é Deus (Jo17:3;Ef.1:2). Há uma outra Pessoa nas Escrituras, chamada de Filho, Jesus Cristo, e que é Deus (Jo1:1; 20:28;Rm.9:5; Heb1:8). Há ainda uma outra Pessoa chamada de Espírito Santo, que é Deus também (At.5:3,4). A palavra grega
    theos qua aparecer no NT , "Deus", foi usada em relação a todas essas três Pessoas, concedendo assim o status de divindade a cada uma delas.

    ResponderExcluir
  15. Respostas pedidas do comentário - "6 Perguntas sobre a "terceira pessoa da trindade" elaboradas por mim, e inspiradas em alguns textos de religiões diversas:

    1) Por que não se ora a ele nas escrituras?"


    Resposta Cristã - a pergunta acima tenta prova que o Espírito Santo não é uma pessoa divina assim como O Pai o é, através do chamado argumento do silêncio, onde A omissão da informação é tida como prova contrária, de fato a bíblia não menciona alguém se dirigindo em oração ao Espírito de Deus, MAS a bíblia também NÃO diz que os escritores não ensinaram que não se devia se dirigir ao Espírito Santo em oração, ou que eles nunca oram a Ele não é? Portanto o "argumento" do silêncio não prova nada!!!

    Que podemos orar ao Espírito Santo se deduz da bíblia que nos ensina a orar a Deus(Sl4:1, 42:8; 69:13; 121), e o Espírito Santo embora distinto do Pai e do Filho(Mt4:1; Jo15:26-27, 16:13-14; Rm8:26-27), possuí a única e indivisível natureza divina com seus atributos e perfeições que O Pai e seu Filho, a Palavra criadora compartilham um com o outro(Jo1:1,14; Heb1:3), isso se tira pelo fato de a bíblia o chamar de Deus(Atos5:3-4), e ele ter participado de obras divinas, como por exemplo;

    1. criação de todas as coisas(Gên1:3; Jó26:13; Sl104:30).
    2.salvação do homem do pecado(Jo16:7-15; Rm8:9,11,14,26-27; 2Cor1:22, 5:5 Ef1:13-14, 4:30; 2Ts2:13 1Pe1:1)

    obras estas que a bíblia declara seres exclusivamente feita por Deus o Criador(Gên1:1; Is44:24; Is43:11).


    Portanto com base do que foi mostrado acima, ficamos sem desculpas de não crer no Espírito Santo, como Deus Criador e Salvador de todos os homens, a quem podemos recorrer na diversidade junto com O Pai(Mt6:9-14) com seu Filho, nosso senhor(Atos 7:59-60 comparar com Sl31:5).

    ResponderExcluir
  16. 2) Por que não se adora a ele nas escrituras? Ora, se existe mesmo um deus que é formado por 3 pessoas eternamente co-iguais, é de se esperar que os 3 recebam o mesmo louvor e atenção. Então por que o descaso nas escrituras quanto a se adorar ou orar ao espírito santo? Por que somente YHWH exige adoração para si?


    Resposta cristã - suas questões acima levar um pressuposto falso sobre a Trindade, que é: "adorar a uma pessoa de Deus, não explica adorar as outras duas" isto é vindo de uma idéia triteísta, que as pessoas divinas são não só distintas, mais separadas, é isso não corresponde a dotrina da Trindade, pois embora Pai, Filho e Espírito sejam distintos como pessoas, não São separados um dos outros, pela razão de serem um só Deus, caso contrário, já não seria Trindade, mas triteísmo pagão, politeísmo.

    Portanto nenhuma das pessoas de Deus é adorada sem as outras, adorar ao Pai, explica sim adorar ao Espírito Santo e ao Filho, ao Pai porque ele é o único Deus verdadeiro(Jo17:3). ao Filho pela razão de ele ser inseparado da natureza divina de Deus, nas palavras da bíblia: " Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser(Heb1:3), logo é aquilo que o é seu Pai: Deus verdadeiro(1Jo5:20; Is9:6; Jo20:28 Rm9:5; Fl2:6; Col2:9; Tt2:13; Heb1:8; 2Pe1:1). E ao Espírito Santo pela razão de ele ser também inseparável do ser de Deus e do Filho, por isto é chamado de Espírito de Deus, e do Filho, o Cristo(Mt3:16; Gl4:6 Rm8:9), portanto por consequência lógica também é o Deus verdadeiro(Atos5:3-4).assim adora ao Pai, implica em adora ao Espírito santo, pois tanto um como o outro embora distinto como pessoa, São indivisível pela razão da natureza do Deus verdadeiro ser uma só(Gl4:8; Tg2:19; Is44:6: Deut6:4).

    ResponderExcluir
  17. 3)Por que há tantas dúvidas, e não se pode provar de forma cabal que ele é realmente uma pessoa?...


    Resposta cristã - primeiro, ñ há dúvida para aquele que examina as escrituras com sinceridade e devoção de que o Espírito Santo é uma pessoa assim como Deus O Pai, e Jesus O Filho atemporal de Deus, gerado antes de todos os séculos.

    No AT, A bíblia apresenta o Espírito Santo como o Espírito de YHWH, a manifestação do seu poder, não um poder ou força militar, mas o poder Divino(Jz15:14; Zc4:6). Todavia, no Novo Testamento, revelou-se mais acerca do Espírito de Deus, revelou a sua real identidade, que Ele é um ser Pessoal que Ele designa os missionários (At. 13:2; 20:28), conduz e os dirige no ministério (At. 8:29; 10:19-20; 16:6-7; ICo. 2:13), que foi ele quem falava pelos profetas (At. 1:16; 1 Pedro 1:11-12; IIPd. 1:21), ele corrige (Jo. 16:8), conforta (Atos 9:31),ajuda em nossas fraquezas intecedendo por nós a Deus(Rm.8:26-27) etc...

    E o mais importante: O Espírito Santo tem poder, e não é apenas a manifestação do poder de Deus. Por isso, lemos no evangelho de Lucas por ex:

    " Então, PELO PODER DO ESPÍRITO, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor." (Lucas 4:14)

    Ou em Romanos 15:13 que diz:

    " Portanto, que o Deus da esperança vos abençoe plenamente com toda a alegria e paz, à medida da vossa fé nele, para que transbordeis de esperança, PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO."( Rm15:13)



    Ora se Espírito Santo é só uma força impessoal como alguns dizem, então como fica esses dois textos? Faça um exercício de substituição mudando as palavras "Espírito" e "santo" para "poder" é verá como os versos ficaram estranhos e confusos, sim pois como "um poder possui poder"?

    Portanto a bases suficientes para crermos em sua personalidade, e em seu poder.

    ResponderExcluir
  18. ainda na questão 3 - ...(Personalização literária não serve pra provar a pessoalidade do espírito de Deus. É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1-9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais.)... Portanto os textos em que há personificação literária do espírito santo, são insuficientes para provar que ele é realmente uma pessoa...

    Resposta cristã - a exegetica do autor desconhecido desta questão é muito pobre, pois ele que argumentar que “Da mesma forma que as palavras; sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida são “coisas” tratadas como se fossem pessoas, MAS NÃO SÃO PESSOAS, assim também o Espírito Santo, embora seja um ser impessoal, é tratado em alguns textos como um ser pessoal, MAS NÃO É UM SER PESSOAL.
    Está argumentação é horrorosa. Qual é o falha gritante dessa argumentação? É que todas essas palavras: sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida NUNCA, POR NATUREZA, SÃO PESSOAS. Mas o vocábulo
    "espírito", como é polissêmico, pode referir-se a seres pessoais tanto como a algo impessoal. Então, trata-se de uma desonestidade semântica de primeira categoria usar substantivos que designa seres impessoais para justificar um substantivo (Espírito) que pode designar seres pessoais e impessoais.

    Portanto, é a Bíblia e seu contexto que determinam ou não a pessoalidade do termo
    espírito. É o contexto onde a bíblia mostra o Espírito de Deus em ação, deixa sem dúvidas que o Espírito é um ser pessoal e divino(Atos5:3-4).

    ResponderExcluir
  19. 5) Por que há uma clara hiérarquia onde o espírito santo está claramente abaixo de Deus? Além de ser enviado tanto por Deus e pelo filho...Se “o Espírito Santo” é co-igual com o Pai, Ele pode estar debaixo da Sua autoridade?


    Resposta cristã - nestas perguntas se ver a confusão que antitrinitarios fazem por não conhecer a doutrina da Trindade "POR COMPLETO", misturam o que chamados "Trindade ontológica( ontologia - estudo do ser e da essência)" com " Trindade econômica( (econômica – do grego oikonomikos, que significa relacionar-se ao arranjo de atividades )", Para ser excessivamente simplista, poderíamos dizer que a Trindade Ontológica lida com o que Deus é, e a economia da Trindade lida com Deus em relacão a sua criação. No primeiro caso lidamos com quem é Deus, descobrimos a partir das escrituras que ele é um Deus tripessoal, isto é que ele subsistir em três pessoas distintas "IGUAIS EM NATUREZA", ou seja em essência: a atributos divinos como poder, glória, majestade, soberania, eternidade, onipotência, onisciência e onipresença São comuns às três pessoas da Trindade, pois desfrutam cada uma delas a total, mesma e única natureza divina.

    Mas muitos opositores da Trindade param por aé(sem estudar o restante da doutrina), de fato maioria de "argumentos" contra a igualdade das três pessoas de Deus são feito usado textos que fala da economia entre as pessoas divinas onde existi uma hierarquia(ordem) de trabalho(como é o caso aqui), usam por ex: Jo14:28 onde Jesus diz que "O Pai e maior do que ele", razoam daí que como Jesus e o Pai são iguais EM NATUREZA se no verso aqui Jesus diz ser menor que Deus? Mas desconhecem que no que toca o COMO DEUS TRABALHA, O Pai é o cabeça(lider) na Trindade, e o Filho voluntariamente se submete ao Pai para salvação do homem(2Cor8:9; Fl2:5-8), por isso ele se diz menor do que o Pai, pois decidiu depender da vontade do Pai, de autoridade para o que fazer o dizer(Jo5:22,17:212:49,14:24) etc, aliás No grego, a palavra “maior”, a qual Jesus usou aqui em Jo14:28 é “maizõn”. Significa “maior na função ou posição”, não maior na natureza, provando assim que este verso em questão está se tratando da subordinação funcional do Filho. Alguns ainda insisti que isto mesmo assim afeta a igualdade na natureza de Jesus com O Pai, mas em nada afeta a divindade una do Pai e do Filho. Vou ilustrar isso da seguinte forma: Imagine você e seu pai. Você é um filho submisso. Então, em termos de posição, seu pai é maior do que você. Mas em termos de natureza, você é tão humano quanto seu pai. Da mesma forma, Jesus, em termos de posição, é submisso ao Pai. Mas quanto à natureza, ele é tão Deus quanto o Pai.

    ResponderExcluir
  20. Continuação;

    Em relação ao Espírito Santo, acontece da mesma forma, o Espírito é igual Pai e ao Filho EM NATUREZA, isto é, ele tão Deus quanto o é Pai(Jo17:3) e Jesus(1Jo5:20), por isso ele é reconhecido também como tal(Atos5:3-4), mais no que toca o como ele trabalha junto com as outras pessoas divinas, ele é submisso ao Pai e ao Filho, por isso é enviado pelos dois(Jo 14:16,15:26).

    Como disse já Tertuliano(160-220) uma vez: “Há em Deus certa distribuição ou economia, uma trindade de pessoas, que nada altera da unidade da essência”.


    Agora que entendemos que a economia da Trindade não afeta a ontologia dela, pois a primeira fala como o Deus trino trabalha, e a segunda quem Deus é. Responderei ao inquiridor:

    sobre o porquê o Espírito Santo está abaixo de Deus, e adiciono: e do Filho na economia da Trindade, bem aé vc vai ter que pergunta a ele, o que posso me limitar a lhe dizer é que aprouver o Deus triuno assim agir.

    Segundo, em relação co-igualdade das três pessoas divinas, vimos que isso se aplica a tão somente o que se refere natureza divina que todas as pessoas da Trindade possui de maneira plena, é nisto que Pai, Filho e Espírito São iguais, e não há diferença. Mas em relação a como Deus trabalha no que toca a sua criação, assim se vemos uma ordem de ação, onde o Pai é o lider, e o Filho e o Espírito lhe prestam submissão, e o Espírito em relação ao Filho lhe presta serviços, nisto há uma hierarquia, que podemos dizer que O Pai é maior que o Filho e o Espírito, e o Espírito é menor que o Filho. Portanto não há problemas nenhum a doutrina da Trindade que na economia divina o Santo Espírito seja menor em função do que as outras pessoas divinas, de maneira nenhuma o exclui realidade de sua plena deidade(Atos5:3-4).

    ResponderExcluir
  21. 5) ele ainda é claramente "dado" aos seres humanos pelo pai. Uma “pessoa” divina não pode ser dado ou outorgado pela outra pessoa divina.


    Resposta cristã - quem disse que pelo fato de o Espírito Santo ser concedido aos santos isso anula que ele seja um ser pessoal? Pois a bíblia que não foi! Pois ela afirma as duas coisas.

    Primeiro, que o Espírito é dados aos cristãos como dom(Lc11:13; Atos2:38,10:45,47).

    Segundo, que ele é um ser pessoal: A bíblia testifica que ele senti ciúmes(Tg4:5), que pode ser entristecido(Ef4:30; Is63:10), pode ser resistido pelo duro coração do homem(Atos7:51), pode ser insultado(Mt12:31), Pode-se mentir a Ele(Atos5:3, 4), Ele dar ordens, e pode com isso ser desobedecido(Atos8:29,13:2,19:20), Comissiona pessoas(Atos 13:4), conduz e dirige no ministério(Atos8:29, 10:19-20, 16:6-7; ICo. 2:13), trabalha segundo sua própria vontade (ICo. 12:11), intercede pelos santos a Deus(Rm8:26-27). Isto tudo São ações exclusiva a um ser pessoal, provando assim que pessoal é o Espírito Santo.


    Portanto, é conversa de herese dizer que ele não é uma pessoa, pela razão de ser ele dando aos homens, já que para a bíblia não há problema nenhum nisso, e ela afirma as duas coisas sem uma excluí ou a outra.

    ResponderExcluir
  22. 6)Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? ...


    Resposta cristã - "argumento fraco", como se para a Trindade ser verdadeira precisasse sempre as três pessoas de Deus ser mencionadas juntas nos versos bíblicos, coisa que as escrituras não ver como um problema para ser crer que: que há três pessoas distintas - Is48:16; Mt 3.16; 4.1; Jo 1.18; 3.16; 5.20-22; 14.26; 15.26; 16.13-15, que são separadamente reconhecidas como Deus - Jo17:3; 1Cor8:6; Ef4:6; Is9:6; Jo1:1-3, 20:28 Col 2:9; Tt2:13; Heb1:8; 2Pe1:1 Ap 22:13; Atos 5:3-4,9, e que há UM só Deus, Por natureza isto é, uma só dinvidade -Gl4:8; Deut4:35,39, 6:4, 32:39; Is44;6; Tg2:19), por consequência: a doutrina da Trindade.

    E outra, o formulador dessa pergunta parecer desconhecer textos como - Is 11:2, 42:1, 48:16, 61:1; Mt 3:16-17, 28:19; 1Cor12:4-6 2Cor13:14; Ef1:1-14, 2:18;Jd20-21; Ap1:4-6 que trazem as três pessoas divinas juntas, ou seja a Trindade, não foi exatamente isso que você questionou a ausência?

    ResponderExcluir
  23. Continuação;

    6) Por que ele é tão ausente em vários textos, muitos onde se cita Jesus e Deus triunfantes e unidos no mesmo propósito, e muitos onde a presença dele seria obrigatória pra magnificar a tal trindade? (Pra ficar em apenas 3 exemplos, entre centenas que poderiam ser dados:
    Mateus 24:36 “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os ( 1 ) anjos dos céus, nem o ( 2 ) Filho, mas unicamente o ( 3 ) Pai. [Se houvesse uma terceira pessoa, com certeza deixar de mencioná-la para se mencionar os anjos, seria descabido, isso evidencia que no céu existem estas três classes, Deus Pai, Jesus e os anjos."]
    Revelação 7:10 Só devemos a salvação a Deus e a Jesus Cristo segundo esse texto.
    Revelação 22:3 Por que só Deus e o cordeiro possuem trono?)


    Sobre os textos de Mt24:36 e Ap22:3 e suas questões da ausência do Espírito Santo nestes versículos, bem idaé? No comentário aqui já mostrei vários textos onde Pai, Filho e o Espírito Santo apareceram juntos, mostrando assim que não há tal suposta obrigação na bíblia que as três pessoas do ser divino sempre devam aparecer juntas para que a Trindade seja uma realidade, como tá pressuposto nas suas perguntas. Mas não deixando de responder suas dúvidas nos versos citados:

    1.Pq no Apocalipse o Espírito Santo não tem trono?"

    R: Apocalipse é um livro simbólico e não literal, Deus não está literalmente sentado em um trono físico no céu porque Deus é espírito(Jo 4:24) , "trono" tem o sentido de autoridade, por isso os 24 anciãos também tem tronos. O símbolo que João prefere usar para o Espírito Santo no Apocalipse é o dos "sete espíritos de Deus enviados a toda a terra" (Ap 5:6), ou seja, na simbologia apocalíptica o Pai e o Filho estão assentados em tronos e o Espírito Santo está ativo percorrendo a terra (talvez uma ilustração do fato dele habitar em nossos corações), POR ISSO ELE NÃO APERECER COM UM "TRONO", mas lembrando que tudo isso são apenas representações simbólicas, não uma coisa literal.

    ResponderExcluir
  24. 2. Porque em Mt24:36 Jesus cita O Pai, anjos e e ele mesmo mas não o Espírito Santo? Isso não é evidência de que no céu só existe essas três classes?


    R: se obseva que o questionador usa um argumento baseado na falta de informação num texto específico para tira uma conclusão, e assim que muitos psedou-cristãos raciocinam para rejeitar a Trindade, se isso fosse válido, o que dizer em então da visão de Estêvão em Atos 7:55-56, que olhando para o céu SÓ VER Jesus ao lado de Deus, ora será que dessa visão eu posso tirá que no céu só existe duas pessoas, já que se houvesse mais, Estêvão teria mencionado? Isso não seria uma evidência para a não existência de seres como Serafins, Querubins etc, no céu perante Deus? Perceba que a omissão de uma informação não deve ser usada como prova da ausência, afinal em outras descrições celestiais, tais seres estão ali (Is 6.2; Ez 1; Ap 4.6). Portanto digo o mesmo sobre o Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  25. continuação:

    sobre apocalipse(revelação) 7:10


    Resposta cristã - primeiro, queria chama a atenção a uma coisa: só Deus pode salvar o homem do pecado segundo a bíblia(Is43:11). Portanto se Jesus salva os homens de seus pecados, isto o faz se ele Salvador, como a bíblia também testifica disso(Fl3:20; 2Tm2:10; Tt1:4, 2:13, 3:6; 2Pe1:1, 1:11, 2:20, 3:18), logo Jesus é Deus, pois só sendo ele Deus pode salvar o pecador, Portanto antitrinitarios dever confessar Jesus como YHWH(Jeová). E em relação ao Espírito Santo e o texto de apocalipse 7:10, que o inquiridor mais uma vez usa o argumento do silêncio, que demostrei em outro lugar ser inválido( por isso não comentarei d'novo mostrando as falhas desse "argumento") Portanto não prova nada, já que em outro lugar se diz que "... a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rm8:2), logo o Espírito Santo também o é o Salvador e Deus, já que participa de uma obra exclusiva do ser divino, Portanto tão merecedor de Glória e honra pela salvação do pecador, assim como o Pai e O Filho por consequência lógica.


    NOTA: Quando um cristão diz: "Jesus é Deus ", ele não está dizendo que Jesus é o Pai! Jesus não é a pessoa do Pai, mas Ele é igual ao Pai por natureza(Jo1:1-3, Col2:9) por isso também Deus. Em outras palavras, Jesus é Deus por natureza, assim como o Pai e o Espírito Santo.

    ResponderExcluir