segunda-feira, 9 de maio de 2011

Romanos 7: O homem NÃO regenerado

Defendo a interpretação, não muito popular, que a pessoa que Paulo fala em Romanos 7.13-25 é na verdade o homem não regenerado que tenta cumprir a Lei. Especialmente o judeu.
Paulo usa um recurso retórico, assume o papel daquele de quem fala. Mais ou menos quando em uma pregação ouvimos um pregador dizendo: “Quando eu minto para o meu patrão, estou mentindo para Deus! Quando trato mal minha esposa, desonro os meus filhos também!” – no fim, o tal pregador é pastor de tempo integral e não é casado, nem tem filhos! Na verdade ele assume as figuras de seu auditório, encarna assim as possíveis práticas, personificando as advertências.

Com certeza Paulo fez isso em Romanos 7. 13 ao 25. Acredito que a interpretação tradicional desse texto está equivocada. Estarei dedicando muitas postagens para tratar desse assunto. Na área apologética, entendo que essa interpretação também elimina o uso carnal de tal passagem como muleta para uma vida de pecado. Claro que isso não é em decorrência de tal interpretação (mas a possibilita). O grande J. Ryle, que defendia a interpretação tradicional, é uma prova determinante que nem sempre um erro de interpretação resulta em práticas negativas.

Tenho observado que se Romanos 7.5,6 for bem entendido o assunto do restante do capítulo 7, e de fato o capítulo 8, será entendido corretamente. Fiquei muito contente quando consegui o livro de Antony Hoekema, ‘O cristão toma consciência de seu valor’, e li que ele também fez a mesma observação sobre esses dois versículos. A interpretação considera que Romanos 7.5 é explicado dos versículos de 7 a 25. Ao passo que Romanos 7.6 recebe uma exposição em Romanos 8. 1 a 17 (?). Estarei dedicando uma vez por semana uma postagem para tratar desse assunto.

Estarei me beneficiando da tese de mestrado do reverendo Jair Almeida, que provavelmente é o trabalho mias extenso sobre o tema. Sobre essa interpretação, o Rev. Jair afirma que segundo “Lloyd-Jones, a interpretação do “eu” de Romanos 7 como sendo um não regenerado era praticamente unânime entre os pais da igreja pré-agostinianos.”

2 comentários:

  1. Uai sô... o blog do Romanos 7 naufragou...rsrsrsr???

    ResponderExcluir
  2. o Cristiano é o responsavel por ele... na verdade o Cristiano pediu parea que vc tomasse conta do blog romanos7, aceita? Para colocar seus estudo sobre Vida Cristã normal.

    ResponderExcluir