quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atrocidades na Bíblia - Parte 2: ‘A Bíblia, um livro sanguinário!’

Muitos na sociedade moderna consideram a Bíblia um livro terrivelmente sanguinário. Precisamos ter disposição de pensar com os opositores da Bíblia, e de fato, com aqueles que reclamam uma explicação, sobre esses assuntos. Na primeira postagem AQUI tratamos sobre a questão do distanciamento hermenêutico que temos dos fatos ali expostos. Não existe problema em perceber na Bíblia o ensino moral que devemos praticar nem nas verdades da Pessoa de Deus que temos que crer. Mas parece que esses casos são um pouco esquecidos pelos apologistas.

‘Muitas mortes no Velho Testamento’

Quando lemos o VT notamos que ele tem muitos casos realmente de mortes e guerras, bem como atitudes bem primatas. E o que nos incomoda é que algumas dessas situações foram praticadas por servos de Deus, e em casos diversos, o próprio Deus estava no enredo do caso. Apresento algumas respostas possíveis, claro que não são conclusivas. Mas é uma tentativa:

1) A quantia é realmente grande? Vamos começar pensando nisso. O Velho Testamento abrange um período de 3500 anos! Se você ler as partes que estão carregadas de relatos sangrentos, são em contextos especifico de guerras. Mas ou menos quando você lê a História Mundial entre os anos de 1939-1944, perceberá que estará carregado de sangue, crise na ordem mundial, dificuldades econômicas, etc.

Parece-me que a questão da quantidade não é uma justa preocupação. Ela é pequena em comparação ao tempo que o VT abrange. Umas pessoas, dentre os cristãos, acham que o NT está menos carregado de sangue, etc. Mas se levar em conta que o NT abrange um século, mais detalhadamente narra cerca de 60 anos, notará também que ele está dentro da realidade do VT. Mortes no nascimento de Cristo, a morte de Cristo, espancamento dos cristãos, perseguição dos mesmos, Ananias e Safira, etc.

2) Servos de Deus e o próprio Deus envolvidos em casos sangrentos!

A tarefa não é fácil, mas devemos prosseguir. As guerras no VT eram necessárias. O sistema mundial da época e do contexto dos relatos bíblicos eram bélicos em sua estrutura política e religião. A Bíblia fala de um povo dentre estes, e obviamente estava também com essa herança. Poderíamos pensar, com o nosso mundo de hoje desenvolvido (mas nem tanto!), que Deus por meio de seus servos poderia ser uma força pacificadora de mudança na sociedade da época. Olhando do ponto de vista humano, isso seria impossível. Deus permitiu a humanidade atingir sua madureza cientifica social e moral, como um processo natural de suas descobertas e experiências com o próximo, com a natureza e com o próprio Deus.

Quando você está precisando extrair um dente, por exemplo. O que mais importa para um dentista é eliminar a inflamação antes! Por mais que você queira que ele arranque o dente, ele te passa uns remédios para diminuir a inflamação. E mais alguns dias... Essa é uma faceta da razão de Deus se envolver naquelas situações, ou permitir e ordenar seus servos envolver-se nelas.

Mas outro aspecto que gostaria que os críticos repensassem é a questão do pecado, a queda da humanidade em um estado de miséria. Dentro dessa estrutura, temos uma resposta mais lógica. Convidamos os críticos da Bíblia a entenderem o que está envolvido em Romanos 8.21,22.

Os relatos isentos. A Bíblia também possui vários trechos de casos de guerras, e acontecimentos embaraçosos, mas sem estabelecer o que Deus estava achando do caso, sem o coração e as intenções do envolvidos ser expostos, nem aprovar ou reprovar.

Mas existem também casos que pode ser resolvido quando lemos toda a passagem adiante. Como é o caso de Juízes 19 e ler o capítulo 20.

E quando Deus matou ou mandou matar? Nestes casos não temos assassinatos indiscriminados. O Justo Juiz, que esquadrinha a alma, pensamentos e atitudes escondidas, não erra ao executar sua condenação. A proposição não deveria ser assim:

A) Matar é mal. B) Deus matou. C) Deus é mal

Mas:

Se Deus é absolutamente Justo e Bom, suas atitudes devem refletir seu caráter. Logo, se ele matou ou mandou matar, ele teve JUSTAS RAZÕES PARA ISSO!

Os críticos deveriam pensar na pena de morte. Eles não questionam a justiça mas a pena! Mas por que com Deus e a Bíblia a situação muda? Se ele decidiu matar Ananias e Safira por que mentiram, pode até nos assustar a penalidade diante do caso, mas ele sendo justo e bom agiu conforme Sua natureza e caráter!

Mas ele não faz isso hoje? ... Será? O maior erro que as pessoas cometem é achar que Deus não está no dia-dia de suas vidas. Visto que não estamos em uma época que Deus está mandando escrever uma Bíblia, não temos como saber o que é e o que não é julgamento de Deus em cada caso da vida dos não-cristãos! Nem mesmo nos é possível pensar: Deus está me corrigindo aqui por causa do que fiz ali!!! Só podemos dizer que Deus exerce seus juízos na vida de muitos HOJE.

Deus não parou de matar (Dt 32.39)!

A Bíblia não é um livro místico e melancólico. Visto que quando se fala de religião as pessoas imaginam imagens místicas, poemas, frases que falam à alma, sentenças curtas de paradoxos místicos que alcancem a felicidade interior, o conteúdo bíblico é muito real para essa busca de êxtase espirituosa. Nem mesmo o livro dos Salmos satisfazem isso pois suas expressões, lindas, emanam de experiências reais, algumas dolorosas, mas nenhuma irreal!

Por isso que na Bíblia encontramos pessoas e casos reais, a realidade diária deles e Deus entre essas experiências, real, sem mistérios, sem mantras, mas com dores, lágrimas, perdão e correção.

A Bíblia desafia seus seguidores e seus opositores, pois ela não está buscando a aprovação de homens imperfeitos, mas vemos ali os casos que Deus buscou o homem imperfeito, num mundo imperfeito, em situações imperfeitas... ou seja, realidade pura!

Os críticos não sabem o que querem! Se você ler que Deus fez um paraíso, e mandou um dilúvio, que Jesus nasceu de uma virgem e ressuscitou, eles dizem: ‘É mito!’. Se eles lêem o que se ouve no jornal diário: ‘É sangrento!’. Se existe casos comuns eles dizem: ‘Não há nada de sobrenatural!’

Não sei se é em busca de respostas que eles saem ao encontro da Bíblia. Parece que eles querem livrar-se daquilo que está muito claro na Bíblia: Um padrão de vida semelhante a Jesus e depender de Seu perdão e graça para nossa salvação (João 14.6).

31 comentários:

  1. Jesus estudava as sagradas escrituras!Luciano novamente te pergunto onde está a verdade!agradeço c puder responder!abraço

    ResponderExcluir
  2. Achei que diante do proposto o texto ficou bom. Mas acho que poderia ter distrinchado certos argumentos para que ficassem mais consistentes. Eu mesmo não entendi muito bem alguns deles, mas eu concordo com sua visão.
    Só tenho uma pergunta. Deus provaria sua justiça sem apontar a causa de sua sentença? Deixe-me explicar, se um juiz condena uma pessoa sem nada que o incrimine ele é injusto. Teria Deus alguma prova que incriminaria os que foram mortos por Ele?

    ResponderExcluir
  3. Marcus obrigado pela visita, lembre que tenho muitas limitações. Por isso não posso deixar o argumento mais consistente, porém espero que tenha paciência!

    Você me perguntou: "Deus provaria sua justiça sem apontar a causa de sua sentença?"

    Deus SEMPRE tem suas razões. Mas o problema é que nem sempre as causas especificas são reveladas na Escritura. Embora muitas são reveladas.

    Vc disse ainda: "se um juiz condena uma pessoa sem nada que o incrimine ele é injusto. Teria Deus alguma prova que incriminaria os que foram mortos por Ele?"

    Parece que sim. Bom lembrar que qualquer humano faz coisas erradas em todo tempo. Deixando ele com 100 % de chances de ser executado por Deus... Porém, vemos Deus suportando muitos e por muito tempo.

    Você poderia me indicar qual texto tem em mente para me fazer essa pergunta?

    Comecei a produzir as postagens que tratarão de passagebens especificas, caso me indique alguma, começo com ela...

    Abraços meu irmão.

    ResponderExcluir
  4. Luciano, entendo, que como todo ser humano, você seja limitado. Não quis dar a entender que você precisava explicar tudo, e expor uma tese de cada argumento que você apresenta. Mas quis mostrar, sem sucesso, que este texto serve de incentivador para que procuremos firmar os nossos argumentos, e até a entender mais os seus.
    Quanto aos textos, não tenho nenhum em mente. Tenho alguns questionamentos como estes, mais pela faculdade. Gostei bastante de sua resposta e se surgir ocasião até usarei ela. Mas também um blog que tem alguns questionamentos parecidos, é o darwinismo.worpress.com - lá surgem alguns ateus questionando umas coisas nada a ver com o assunto do post. Se eu lembrar de algum texto especifico eu te falo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Matar é algo injustificável! Eu não acredtio em deus, mas a bíblia mostra um ser totalmente injusto e imoral. E eu me recuso a acreditar em um deus que quer ser adorado o tempo todo, onde só sou salvo se eu me humilhar diante dele.

    ResponderExcluir
  6. Pablo, se me permite, gostaria de fazer alguns apontamentos em seu comentário:
    1) 'matar é sem´pre injustificavel': Pois bem, parece que uma grande parcela da população Americana discordaria de vc.
    2) ' eu recuso acreditar em um deus que quer ser adorado o tempo todo': Mas Pablo, UM DEUS que não deva ser adorado o tempo todo, e quer isso, e exige isso, se não for assim, aí EU NÃO ADORO! NEM SERIA DEUS... seria igual a vc, que está medindo força com ele...
    3) 'um ser injusto e imoral': Você pode estar sendo injusto e imoral agora... tem certeza que Deuis é?
    4)Quem não precisa se humilhar é pq é grande o suficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa,qta falácia a sua."Quem ñ precisa se humilhar é pq é grande o suficiente"...Para com isso,meu.Quem disse q 'tem q se humilhar'.O q seria esse ''se humilhar''?Eu me humilho diante de um algoz,pra não ceifar minha vida,ou de alguém q amo.Eu me humilho trabalhando-pode ser q meu trabalho,como vender doces na rua,gritando,se humilhando no sinal-seja,algo humilhante,mas necessário pra mim.Agora dizer q tenho q me humilhar pra um ser imaginário,q mata crianças....aí é demais.Falando em 'se humilhar' e de 'morte de crianças-de colo,aliás',dia desses perguntei a um crente"se deus mandasse vc matar seu filho de 3 anos,vc o faria?'',e no q ele respondeu:"Sim,faria.Ele deus,faz o q quer.Ele dá,ele tira qdo quiser a vida de quem quiser".Cara,pensei em indicar um psiquiatra pra ele.Olha só o pensamento da pessoa crente.Por isso se vê atrocidades a torto e a direita pelo mundo - baseados,claro,na bíblia.E parem com essa ideia de ''os outros nao saberem interpretar direito'',são 'zilhoes'de denominações no planeta,ninguém se entende!Qual é,meu?Quem é certo?Vc?Pra quem esse deus olha e diz"Essa daqui é a certa.As demais,estão tds erradas"?...Fazerem o ''bem'',q como as aspas sugerem,na maioria é mais mal do q bem,só por recompensa eterna,só mostra o quão medrosos,desonestos e imorais,os homens da crença são...Pow,cara.Matar o filho ???Fala sério!!!

      Excluir
  7. "Se Deus é absolutamente Justo e Bom, suas atitudes devem refletir seu caráter. Logo, se ele matou ou mandou matar, ele teve JUSTAS RAZÕES PARA ISSO!"
    Isso significa então que se Deus me prometeu a fazenda de um vizinho meu, e mandou matá-lo para tomar a fazenda, seria justo que eu fosse lá, e o matasse, assim como a toda a sua família, incluindo crianças e velhos? Seria uma razão justa Deus mandar matar inclusive as crianças que nada têm a ver com as pedengas dos pais?

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito em Deus e me considero uma pessoa devota. Mas não acredito na veracidade histórica do Velho testamento. Na verdade, os homens pensavam mal e agiam errado; quando se davam mal, foi culpa do Diabo, e quando se davam bem, foi ordem de Deus. Nada mais do que isso.

    ResponderExcluir
  9. Grimaulde, obrigado pela visita e comentário

    Mas qual razão teria um Deus JUSTO E BOM, mandar vc fazer isso?

    Onde foi n o Velho Testamento que aconteceu isso que tu disse? 'Eles se deram bem, era Deus... se deram mal, foi o diabo???

    Pergunto só para saber qual prova vc tem para essa afirmação. Abraços

    ResponderExcluir
  10. “Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido” (cf. Deuteronômio 32:25); “Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua mulher! Andem errantes os seus filhos, e mendiguem; esmolem longe das suas habitações assoladas. O credor lance mão de tudo quanto ele tenha, e despojem-no os estranhos do fruto do seu trabalho! Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem tenha pena dos seus órfãos!” (cf. Salmos 109:9-12);“eu me rirei no dia da vossa calamidade” (cf. Provérbios 1:26);EXODUS 32:27 “Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns 3.000 homens.”PALAVRAS ESTRANHAS PARA UM DEUS DE AMOR, NÃO ACHA? Quando os judeus se davam bem, era Deus que mandava. Que nada, eram um bando de selvagens. Deus nunca desceu pra falar essas bobagens e essas atrocidades.

    ResponderExcluir
  11. Entenda, eu sou cristão. Não sou ateu. Acho burrice ser ateu, e acredito sim na bondade de Deus. Acredito sim que ele é um ser supremo, criador do Universo e tudo mais. Eu só não acredito que as atrocidades, o terrorismo na Bíblia tenha sido ordenado por Deus. É o mesmo que acreditar que os ataques às Torres gêmeas, tenha realmente sido ordenado por Alá, com a diferença de que ño Alcorão não existe atrocidade ordenada por Alá.

    ResponderExcluir
  12. Não, logicamente vc não pode ser Cristão. Cristo seguia o VT e acreditava nele, e em sua autoridade divina. Jamais questionou o direito SOBERANO de Deus em fazer decisões 'capitais'. Porém, vc está fazendo isso.
    Depois farei uma postagem sobre os textos que vc nos indicou.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. Mas o SOBERANO direito divino de fazer decisões lhe furta a qualidade de O Pai que ama a humanidade, porque ele simplesmente escolheu a quem beneficiar. Ou seja, aos judeus deu subsídio pra que eles tomassem uma cidade de assalto, MATASSEM da forma mais vil e cruel homens, mulheres, crianças, velhos e animais. os homens guerreiros tudo bem, mas e as mulheres, crianças e velhos. Dizer que essa foi simplesmente uma escolha SOBERANA, é o mesmo que afirmar que ele o fez por capricho, simplesmente porque aquele povo não o adorava. Seria o mesmo que dizer hoje em dia que seria lícito invadir o Afeganistão, exterminar toda a população, pois eles não são cristãos. E sobre Jesus seguir o velho testamento, não podia ser de outra forma, ele foi ensinado desde criança a segui-lo. Ele era judeu, e não podia ser diferente.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente é como o pablo megaton está dizendo. O Velho testamento mostra um ser injusto, imoral, amoral, ciumento, medroso, leviano, ou seja, com todos os defeitos humanos. Eu prefiro acreditar que os judeus inventaram tudo, a ter que engolir que tudo aquilo foi o ato de Deus mesmo. Deus é amor, e se ele nos pede para não matar, ele deveria ser o primeiro a dar o exemplo, pois é assim que eu faço com meu filho, e que meu pai fazia comigo. Além do mais o VT mostra fatos não comprovados historicamente. Por exemplo, foi encontrada a aldeia de Jericó, mas nunca foi encontrado qualquer vestígio de muralhas. Foi encontrado algo que poderia vir a ser uma arca de noé, mas jamais caberia um casal de cada animal do mundo, e nem emsmo estrutura física pra isso haveria, além do mais, noé levaria décadas para reunir um casal de cada bicho do mundo.

    ResponderExcluir
  15. Segundo o VT, o mundo tem pouco mais de seis mil anos, mas a ciência prova que isso não é verdade, e que a humanidade surgiu em grupos, a muitos milhares de anos, e não apenas um casal. Ou seja, os judeus inventaram histórias para justificar toda a sua passagem sobre a terra. Quando Jesus veio, ele falou sobre o seu Pai, o Deus verdadeiro, não esse assassino sanguinário, sedento de morte e sacrifícios do Velho testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grimaude,eu só não entendo uma coisa:vc acredita em deus?No judaico cristão?Se sim,vc não pode crer na bíblia,pois é nela que conhecemos a referencia desse deus.E com td aquele poder por pela bíblia apresentado,ele não poderia permitir as contradições nela encontradas(um ser com poder de criar o universo e deixar mais de 2000 contradições no livro-unico,por sinal- que seria vital para os q querem segui-lo[e já q ele,deus,não quer mais ''aparecer''como fazia nos tempos antigos]).Talvez vc pode crer em "um deus" que não esteja contido nos relatos bíblicos...E,talvez,eu considere a existência dele-ainda,que muito remota.Não tenha medo de considerar que pode não existir um deus,amigo.Uma coisa é certa,vc não precisa de um pra ser bom.

      Excluir
  16. Deuteronômio - Cap 20
    Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.

    E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá.

    Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.

    E o SENHOR teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.

    Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR teu Deus.

    Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.

    Porém, das cidades destas nações, que o SENHOR teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.

    Antes destrui-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o SENHOR teu Deus.

    Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o SENHOR vosso Deus.

    Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo é mantimento para o homem), para empregar no cerco.

    Isso é ou não uma coisa horrível? Vamos dizer que o Papa vá em sua casa, te dê uma arma e o manda matar seu visinho, e os filhos deles, porque eles são idólatras. Vc iria? O Papa vai dizer que ouviu uma voz divina ordenando.

    ResponderExcluir
  17. Grimaude, continuo agradecido pelas constantes visitas. Estava sem condições de responder... Acredito que semana que vem retomo as postagens.
    Prometo "tentar" responder suas objeções, ok?
    Mas acho que está claro que quanto ao assunto 'autonomia', vs não pode ser cristão no sentido da palavra.
    Jesus não questionou o Pai assim... Ele estava errado?
    Mas de qualquer forma, estarei estudando melhor os textos citados.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tsc tsc tsc..."Estarei estudando melhor os textos".Pra quÊ?Pra ver qual melhor sofisma a ser usada?Qto desonestidade intelectual,hein.Meu amigo,é td claro,esse ser imaginário é :egoísta,partidário,mesquinho,cruel,megalomaníaco-com um ´serio problema narcísico e muito,muito incompetente mesmo(ser onipotente e ñ prever uma porção de coisas"estou arrependido de..."...Para,né).Grimaude,vc tem razão.Deus não poderia ter mandado fazer tudo isso,sabe pq?...Pq ele(...Ele,né?) NÃO EXISTE.Yahweh(yhwh)é uma invenção nascida nos desertos de Canaã...E Cristo,uma cópia de Hórus,Dionysus,Attis,Mitra e etc-montados pela Igreja Católica no sec.4...Talvez vc não queira enxergar isso-o q falta pra te tornar um ateu,como eu(e ao contrário do q vc pensa,não é questão de ''ser burro'',e sim,de querer saber a verdade sobre a condição humana:bom,mau,angustiado-por ñ saber as verdades das coisas e saber sobre sua finitude...daí nasceram os deuses-pra sanar td isso.

      Excluir
    2. O últimno cristão morreu na cruz(Nietchze). Depois de Jesus, todos os cristãos históricos fizeram exatamente o contrário do que ele ensinou: perseguiram, roubaram, mataram, mentiram, extorquiram. Nas cruzadas, Saladino, havia aprisionado cristãos, e fez um acordo com Ricardo Coração de Leão, famoso cristão: Saladino libertaria os velhos, as crianças e as mulheres, e idenizaria as mulheres pelos seus maridos aprisionados, em troca, Ricardo teria que fazer o mesmo. Pois bem, saladino, que era muçulmano, fez o que prometeu, e em troca, Ricardo, por ordem do papa, simplesmente assassinou os velhos, as mulheres e as crianças. Se for assim, prefiro não ser cristão mesmo.

      Excluir
  18. Pessoal, estou postando em todo artigo que houve comentários, então...
    http://mcapologetico.blogspot.com/2012/03/como-fazer-um-bom-debate.html

    São as novas regras de debate do MCA para melhorar as discussões.

    ResponderExcluir
  19. Grimaulde, V. falou e disse! Parabéns!

    http://assembleia-a-verdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Grimaulde Gomes, parabéns pelas colocações. Confesso que já amadureci muito dentro do cristianismo, encarando muitos desafios. Este desafio estou encarando recentemente, e é algo difícil de engolir. Sou cristão e creio em um Deus sim, mas o Deus q me foi apresentado por Cristo, e é esse Deus que eu entronizo diariamente em meu coração. Um Deus capaz de salvar até o mais perverso pecador e sempre dar uma nova chance, que não mata crianças inocentes, nem ordena pilhagem, matança, estupro, sacrifícios humanos e todos os tipo de atrocidades possíveis, que só poderiam provir da mente maligna do ser humano corrompido.O que se salva do VT são as profecias q tratam de Jesus, e os atos amorosos de Deus, o verdadeiro Deus de Cristo. Todo o resto foi imputado a Deus pelos judeus, para justificar todos as suas atrocidades!

    Paz no Senhor!!

    para quem tem estômago, no site www/evilbible.com há uma compilação das atrocidades cometidas pelos hebreus e atribuídas (falsamente, na minha opinião) a Deus. Há até uma contabilidade do número de vítimas. Óbvio que tb há coisas que não concordo, como críticas a Cristo. O criador do site é ateu.

    ResponderExcluir
  21. "Quando lemos o VT notamos que ele tem muitos casos realmente de mortes e guerras, bem como atitudes bem PRIMATAS. E o que nos incomoda é que algumas dessas situações foram praticadas por servos de Deus, e em casos diversos, o próprio Deus estava no enredo do caso.”

    Na verdade os PRIMATAS não têm atitudes tais como as descritas na escrituras: não consta que eles, os PRIMATAS, seriam capazes de, premeditadamente, tomarem os seus filhinhos e os esmagarem contra uma pedra (SALMOS 137:9).

    Nem consta, para ficarmos com apenas dois exemplos, dentre os centenas da Bíblia, que os PRIMATAS teriam condição de preparar a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais (ISAIAS 14:21-22).

    Creio que você tenha querido falar atitudes bem PRIMITIVAS. Atitudes características de homens PRIMITIVOS. Homens que seguiam as ordens de um Deus que os criara a sua imagem e semelhança, portanto um Deus PRIMITIVO, cujas justas razões eram também PRIMITIVAS.

    ResponderExcluir
  22. 1) A quantia é realmente grande? Vamos começar pensando nisso. O Velho Testamento abrange um período de 3500 anos! Se você ler as partes que estão carregadas de relatos sangrentos, são em contextos especifico de guerras. Mas ou menos quando você lê a História Mundial entre os anos de 1939-1944, perceberá que estará carregado de sangue, crise na ordem mundial, dificuldades econômicas, etc.

    Então o derramamento de sangue do passado está justificado porque a quantidade de mortos foi pequena? (!!!)

    Eles, os genocidas das escrituras já sabiam o quanto podiam matar, para que a quantidade de mortos ficasse numa medida razoável?

    Dados os meus valores morais, eu só consigo enxergar uma possibilidade para que uma quantidade de mortes seja usada para justificar outra quantidade mortes: quando as mortes tiverem servido para evitar um número maior de mortes.

    Mas aqui você faz o contrário: um número maior de mortes justifica o número menor. É como se Deus tivesse dito, “podem matar porque no futuro eu vou permitir que o homem mate mais e aí essas mortes de agora estarão justificadas”.

    É um direito seu pensar assim. Mas o argumento me parece muito perigoso. Levaria a algo do tipo: “Vamos matar cada vez mais e mais rápido, porque assim ficam justificadas as mortes do passado”. (!!!)

    Por outro lado, Deus parece não ter problemas com a quantidade de mortes: já dizimou toda a população da terra, com exceção de Noé e sua família. Então, prá que se preocupar com esses "detalhes"?

    A propósito, você contabilizou essas mortes nos seus cálculos? Quantos foram assassinados por afogamento com o dilúvio? Ou será que essas mortes não contam, já que por afogamento não acorre derramamento de sangue e esse “genocídio” estaria, assim, fora desse tópico de discussão sanguinário.

    ResponderExcluir
  23. -ÊXODO 21:20-21 Com a aprovação divina, um escravo pode ser surrado até a morte sem punição para o seu dono, desde que o escravo não morra imediatamente.
    -LEVÍTICO 26:29, DEUTERONOMIO 28:53, JEREMIAS 19:9, EZEQUIEL 5:8-10 Como punição, o Senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos
    -NUMEROS 15:32-36 Um homem que no Sábado estava pegando gravetos de lenha para uma simples fogueira é apedrejado até a morte segundo a ordem de Deus.
    -NUMEROS 16:49 Uma praga divina mata 14.700 pessoas
    -NUMEROS 25:9 Mais outra praga divina mata 24.000 pessoas.
    -NUMEROS 21:35 Com o apoio divino os Israelitas matam Ogue, seus filhos e todo o seu povo até não haver sequer um sobrevivente.
    -NUMEROS 25:4 Disse Deus a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor diante do Sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
    -Essa é ótima, pareçe uma ameaça nuclear DEUTERONOMIO 20:16 "Das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida".
    -JOSUÉ 6:21-27 Com aprovação divina, Josué passa ao fio da espada todos os homens, mulheres e crianças da cidade de Jericó.
    -JOSUÉ 8:22-25 Com aprovação divina, Josué destrói todo o povo de Ai, matando 12.000 homens e mulheres, sem que nenhum escapasse.

    ResponderExcluir
  24. Continuando...
    -JOSUÉ 10:10-27 Com aprovação divina, Josué destrói todo os Gibeonitas.
    - Perdi a conta das nações dizimadas, mas vamos que vamos
    -JOSUÉ 10:28 Com aprovação divina, Josué destrói todo o povo de Maqueda.
    -JOSUÉ 10:40 Assim feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e a todos os seus reis. Nada deixou de resto; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o Senhor Deus de Israel.
    -Não perdoa nem os animais
    -JOSUÉ 11:6 O senhor ordena o mutilamento (corte dos tendões das pernas) dos cavalos.
    -Essa é uma da melhores -ISAIAS 14:21-22 Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais.
    -EZEQUIEL 9:4-6 Ordem do Senhor: "sem compaixão... matai velhos, mancebos, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los...."
    -Não perdoa NEM os JUSTOS - EZEQUIEL 21:3-4 O Senhor diz que exterminará tanto o justo quanto o ímpio, ferindo-lhes a carne com sua espada.

    Isto corresponde a EXATAMENTE 1/3 das atrocidades/genocídios cometidos sob a ORDEM DIRETA de deus, descritos na bíblia. Mas se quiserem eu posso colocar aqui os outro 2/3 e ficar gargalhando de suas falácias ao tentar justificar tanta desgraça.
    Obs, não apague minha postagem, apenas tente "contextualizar" ou "justificar" cada uma delas. Estarei no aguardo ansioso para ler suas respostas "tácnicas"

    ResponderExcluir