sexta-feira, 10 de maio de 2013

'Deus não existe, a Bíblia é um livro mitológico, cheio de erros, produzido por fanáticos e anticientífica!'


... Essas são objeções comuns lançadas contra a fé cristã. Caso alguém lance para você tais 'acusações' acima, gostaria de lhe sugerir alguns argumentos simples e práticos:


A) 'Deus não existe'. É bom perguntar: Tem certeza que Deus não existe? Quais são as provas que Deus não existe? Caso ele diga para você que é você que tem que provar, ele na verdade entregou o 'apito do jogo' em suas mãos.


Comece usando o simples argumento bíblico de que a existência do mundo físico pressupõe inequivocamente a existência de Deus (Sl 19; Rm 1.18). Se ele correr para a ideia ‘evolucionista’, diga que não é o processo da construção “da casa” que está em discussão, por enquanto. Se uma casa for construída por máquinas ou por trabalho humano direto, não fará diferença nesse momento. Isso não é concordar em nada com o evolucionismo, é apenas tratar de cada questão ao seu tempo. Lembre que o que você disse é que “o mundo físico pressupõe a existência de Deus”.


B) ‘A Bíblia é um livro mitológico!’. Mito é uma lenda. Primeiro o incrédulo deverá mostrar qual é o mito que ele tem em mente. Se ele disser que o Dilúvio, Sansão, Jonas, seriam exemplos disso, responda que se Deus não existisse caberia sim a classificação de um mito. Vamos usar uma fábula para ilustrar: Em um formigueiro as formigas ouvem que existe a possibilidade de conservar comida por longo tempo sem que essa estrague. Elas acharão que isso é um mito enquanto não saberem que para os humanos isso é possível. Imagine a formiga vendo uma geladeira com alimentos conservados cheios de doces!?


Seria "lógico" dizer que algo seria impossível a um Deus TODO-PODEROSO? Se Deus não existe faz sentido pensar que alguns relatos bíblicos seriam mitos. Mas como a existência de Deus é um fato proposicional, moral e necessário, dizer que Ele não pode abrir o mar vermelho, é agir contra ao que é estabelecido pela lógica, tão importante para os racionalistas. Podemos definir lógica como consequência necessária de qualquer proposição. E a nosso proposição é: O Todo-Poderoso Deus pode fazer milagres! Negar a existência dele é uma coisa, mas negar a lógica deste argumento simples, é impossível.


C) ‘Cheio de erros/ anticientífica’. Quais erros? Suponha que ele diga que exista contradição entre a ciência e afirmações bíblicas. Mais uma vez o problema acima foi invocado e deve ser trazido a tona que a existência de Deus possibilitaria coisas do tipo ‘anticientíficas’, como um homem andando sobre as águas. Se ele disser que existe contradição de uma parte quando comparada com outra mostre que essas questões são solucionadas por eruditos bíblicos e/ou pela manuscritologia. Afirme: Quando uma ciência (de qualquer área) se depara com certa dificuldade, algumas propostas são apresentadas como respostas. A ciência bíblica também.


D) ‘Escrita por fanáticos religiosos’. Primeiro: o fanatismo religioso é garantia que ele escreveria uma mentira? Qual o nível de fanatismo que você encontra na Bíblia? O nosso contexto histórico e cultural permitiria mesmo classificar alguém de fanático quando visto de um ponto de vista diferente, em outra época e cultura? Uma pessoa que sempre preservou a boa moral poderia classificar a sociedade de hoje de fanática por sexo? Também tal fanatismo indicado deve ter a conotação de guerras, penas de morte, etc.

  • Diga ao incrédulo que na Bíblia temos princípios morais, histórias e profecias. E que o problema dele não é com a história nem com a profecia, mas com os princípios morais que Deus exige dele, e os tais irá condená-lo (Rm 7.7-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário