sábado, 5 de outubro de 2013

O Adventismo ATUAL crê mesmo na ortodoxa doutrina trinitariana?

Que os pioneiros adventistas não eram trinitarianos, isso todo mundo sabe. Isso é admitido pelos líderes da seita. Que o Adventismo adotou o termo Trindade para referir-se a Deus, como estratégia para ser aceito como Igreja Cristã e não mais como seita, pelas Igrejas Protestantes, é fato. Walter Martin foi o apologista que caiu nesta armadilha engenhosamente produzida pela erudição adventista. (O Caos das Seitas, p.173-176). Como diz o autor desta obra ‘o adventismo dá com uma mão e toma com a outra!’ em suas declarações que hora cede, hora compromete.

Como exemplo dessa artimanha “toma lá da cá”, veja como definem Igreja em sua crença oficial. Dizem que ‘a Igreja é constituída de todos os crentes em Jesus, mas nos últimos dias Ele teria um remanescente fiel que obedeceria ao sábado e anunciaria o Juízo de 1844’ (Crença Fundamental 12)!!!

O Trinitarianismo Adventista, possui vertentes complicadas, e parece que não está em sintonia com o que a Igreja de Cristo tem exposto a respeito do assunto desde seus primórdios. Eles não aceitam a doutrina tradicional da trindade!

Isso é obvio na declaração: “A única maneira de os pioneiros, em seu contexto, efetivamente separarem as Escrituras da tradição foi pelo abandono de qualquer doutrina que não pudesse apoiar-se unicamente na Bíblia. Assim, eles inicialmente rejeitaram a doutrina tradicional da Trindade, a qual claramente contém elementos não pertencentes às Escrituras. À medida que prosseguiram trabalhando com base nas Escrituras, periodicamente desafiados e estimulados pelo Espírito Santo através das visões de Ellen White, gradualmente convenceram-se de que o conceito básico de um Deus em três pessoas de fato aparece nas Escrituras." WHIDDEN, Woodrow, Jerry Moon, John W. Reeve.  A Trindade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, p. 230

Um apologista adventista declara que existiam erros na doutrina da Trindade conforme exposta pelos Metodistas: “Eles rejeitavam veementemente (mesmo sem ter a plena compreensão da doutrina) era a doutrina da Trindade como apresentada pelos credos cristãos da época, especialmente um credo Metodista de 1856, que dizia o seguinte: “[...] existe um único Deus vivo e verdadeiro, sempiterno, sem corpo ou partes [...]” (Citado em A Trindade…, p. 234). (AQUI)

O Centro White informa: “Três evidências são especialmente significativas para reconstruir o contexto histórico das mais antigas referências de Ellen G. White à Divindade: a atuação dos “espiritualizadores” no milerismo pós-desapontamento, as controvérsias de Tiago e Ellen G. White contra esses “espiritualizadores”, e um credo metodista contemporâneo que os White (e outros dos primeiros adventistas) repetidamente citavam para apoiar sua rejeição ao trinitarianismo tradicional.”http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/ellen-g-white-e-a-compreensao-da-trindade/
Quando, porém, lemos o Credo Metodista, conhecido como 25 artigos da Religião, escrito por Wesley, encontramos a mais pura, ortodoxa, doutrina trinitariana:Artigo 1º - Da Fé na Santíssima Trindade Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo.” (http://www.igrejametodista.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=69&Itemid=80)

O que veremos agora são declarações, que não estão, aparentemente, em conformidade com a ortodoxia cristã da trindade, apesar de esta seita declarar ser trinitariana. O livro Nisto Cremos não declara que exista três pessoas com a única substância divina(=essência) indivisível, muito menos faz qualquer alusão aos Credos Históricos Trinitarianos.

O irmão que compilou tais declarações questiona a postura atual de dizer que o Adventismo é trinitariano, diante da seguinte proposição: o adventismo produziu sua própria doutrina trinitariana, apesar de usar o mesmo termo!

Precisamos destacar que, a concepção da Eternidade de Deus formulada pelos Adventistas está mais próxima do teísmo aberto do que da concepção Bíblica (Salmos 90.2), o que evidentemente acabou influenciando a construção da doutrina da divindade que seus mais refinados teólogos possuem:

Canale faz uma sólida defesa do seu argumento de que pelo fato de os adventistas terem se “afastado da concepção filosófica de Deus como intemporal” e terem “aceito a concepção histórica de Deus conforme apresentada na Bíblia”, eles estavam habilitados a desenvolver uma genuinamente bíblica opinião da Trindade.”

“Canale, 150, elabora: “Finalmente, tendo-se afastado da concepção filosófica de Deus como atemporal e tendo aceito a concepção histórica de Deus conforme apresentada na Bíblia, os adventistas vêem a relação entre a Trindade imanente e moderada como uma de identidade em vez de correspondência. As obras de salvação são produzidas no tempo e na História pela Trindade imanente [Fritz Guy, “What the Trinity Means to Me,” Adventist Review, 11 de setembro de 1986, 13] por meio de suas diferentes Pessoas, concebidas como centros de percepção e ação. Conseqüentemente, a indivisibilidade das obras de Deus na História não é concebida pelos adventistas como sendo determinada pela unicidade da essênciaconforme ensinada na tradição clássica agostiniana – mas antes pela unicidade da tarefa histórica da redenção [Raoul Dederen, “Reflections on the Doctrine of the Trinity”, AUSS 8 (Primavera de 1970): 20]. http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/ellen-g-white-e-a-compreensao-da-trindade/#texto-rodape-91

Luciano Sena – Blog MCA (Todos os grifos, maiúsculos e ênfases, são nossos)

****************************

"O longo processo de mudança, da rejeição inicial  do credo trinitáriano pelos primeiros adventistas à sua eventual aceitação da doutrina da Trindade poderia ser corretamente chamado de busca de uma Trindade biblíca.  Eles não eram muito preconceituosos contra as fórmulas tradicionais enquanto eles estavam determinados a talhar sua doutrina, tanto quanto possível, na linha da escritura. Afim de estabelecer suas crenças sobre a escritura somente, e tirar os direitos da tradição de exercer qualquer autoridade-teológica, eles descobriram que é metodologicamente essencial rejeitar toda a doutrina que não esteja claramente fundamentada nas escrituras somente. UMA VEZ QUE A DOUTRINA TRADICIONAL  DA TRINDADE CLARAMENTE CONTÉM ELEMENTOS NÃO ESCRITURÍSTICOS, ELES A REJEITARAM." "From an article by SDA Seminary professor Dr. Jerry Moon entitled "The Adventism Trinity Debate, Historical Overview", published in Andrews University Seminary Studies, in 2003.

"Esta pesquisa tem mostrado que: 1- Ellen White concordou com alguns aspectos, mas não com todos os aspectos do ponto de vista antitrinitáriano de outros primeiros adventistas. 2- A visão de Ellen White fez a mudança, ela levantou-se trinitariana, chegando a duvidar de alguns aspectos do trinitarianismo, pelos quais ela se levantou, e eventualmente CHEGOU À UMA VISÃO TRINITÁRIA DIFERENTE  DA  TRADICIONAL. 3- Há uma básica harmonia entre as primeiras e as últimas declarações  de Ellen White. Mesmo sobre a evidência interna, não há razão para questionar de seus posteriores escritos mais trinitários. Eles são completamente consistentes com a trajetória de seu desenvolvimento da compreensão da divindade, e há toda evidência que eles representam o seu próprio pensamento. EM SEUS PRIMEIROS ESCRITOS ELA DIFERE DE ALGUNS ASPECTOS DO TRINITARIANISMO TRADICIONAL E EM SEUS ÚLTIMOS ESCRITOS ELA  AINDA FEZ FORTE OPOSIÇÃO À ALGUNS ASPECTOS DA TRADICIONAL DOUTRINA DA TRINDADE. 4- Parece portanto, que o ensino trinitário dos últimos escritos de Ellen White NÃO É A MESMA DOUTRINA que os primeiros adventistas rejeitaram. Em vez disso, seus escritos descrevem duas formas contrastantes da crença trinitária, uma das quais ela sempre se opôs, e outra que ela finalmente aprovou". "From an article by SDA Seminary professor Dr. Jerry moon entitled "The Quest for a Biblical Trinity: Ellen White "Heavenly Trio" Compared to the Tradicional Doctrine". Published in the spring, 2006, Journal of the Adventist  - Theological Society".
         
"Ela, Ellen White, ensinou que o Pai, Filho e Espírito Santo, são três indivíduos distintos, o que NÃO É VERDADEIRO DA DOUTRINA MEDIEVAL DA  TRINDADE". "From SDA Seminary, Professor Dr. Jerry Moon´s presentation- of the above paper at the Adventist Theological Society´s, 2006".
                                                  
"Ao que James White (co-fundador do ASD, marido de Ellen White) e  os outros se opuseram, NÓS SOMOS TÃO OPOSITORES COMO ELES FORAM. Agora, a solução, para o que naquela época eles não viram nenhuma, para reter o conceito de Trindade e se livrar daquelas distorções. Mas na realidade nós temos sido fiéis ao seu compromisso. E EU NÃO SEI DE NADA DAQUILO QUE ELES OBJETARAM AO CONTESTAR O TRINITARIANISMO, QUE NÓS NÃO TENHAMOS CONTESTADO TAMBÉM. Então eu vejo uma fluidez e  continuidade considerável". "From the SDA session after Dr. Merlin Burt´s presentation at the Advent Theological Society´s, 2006, "Trinity Simposium".

"Em segundo lugar, como vários dos senhores tem apontado, a doutrina da Trindade que ensinamos, NÃO É IDÊNTICA À DOUTRINA DA TRINDADE COMO DESENVOLVIDA PELA IGREJA CATÓLICA ROMANA". A panel participant at the A&Q at the end of the Adventist Theological Society, 2006, "Trinity Simposium".

"Eu só queria comentar, em linha com o que já foi dito, que havia várias tribos que foram identificadas pelo papado como "arianos". Ellen White adverte-nos no entanto, sobre o fato de que o processo papal tem na verdade confundido muitas questões. MAS EU GOSTARIA DE DIZER  EU ACHO QUE HOUVE NELE, NÃO ORTODOXOS, O QUE SIGNIFICA AQUELES QUE NÃO MANTERAM SUA MARCA DE TRINITARIANISMO QUE NÓS REJEITAMOS HOJE, JUNTO COM ELES. Assim, nós provavelmente seriamos marcados como arianos  pelos ortodoxos". "SDA  Scholar an author , A. Leroy Moore, at the panel Q&A session, 2006, "Trinity Simposium".

A bíblica ortodoxa doutrina da Trindade, ensina que existe somente um Deus, o que é afirmado através do antigo e novo testamentos. Em outras palavras, existe somente um ser vivente, que é Deus. Como o Credo Niceno afirma, Jesus Cristo é "consubstancial ao Pai", (um ser): Deus é Espírito, e não Três espíritos. Ele é um ser não três seres, caso contrário teríamos três Deuses. No livro Nisto Cremos até usa tal termo, mas parece que ‘mesma substância’ pretendida no livro tem ligação com atributos e não com sua essência constitucional divina, sendo e mesma em número e não em categoria, como diziam os arianos: “Ele deixa claro que era “um em substância” com o Pai, “possuindo os mesmos atributos.”(p. 67), conforme as palavras de Ellen White.

Nos primeiros dias do Adventismo, eles e Ellen White ensinaram uma forma de arianismo, negando a eternidade de Jesus Cristo, negando a personalidade do Espírito Santo, e ensinando o dualismo ou dois deuses. O Eterno Pai, e não o eterno Filho. O Santo Espírito, foi adicionado à esta divindade, como uma das três pessoas viventes no "trio celestial", "evangelismo pág. 615, e um dos mais santos seres no céu, "Ellen White, "Sermons and talkings", vol. 1, pág. 365, e  o atual ensino triteísta, do adventismo, de que existem "três seres divinos na divindade", que "são um", em propósito, caráter, no céu. A igreja Adventista, gradualmente adotou o uso do termo Trindade para descrever este ensino triteísta da divindade, culminando na Conferência Geral de 1946, onde foi incorporado a palavra Trindade. "Jerry Moon- Andrews University, Seminary Studies, vol.41. n.1, 113-129".

Assim, enquanto eles, agora usam o termo Trindade, em realidade eles negam a Trindade e ensinam triteísmo. Eles, simplesmente tem redefinido o termo cristão "Trindade". O adventismo, usa a palavra trindade (uma vez, como o título de crença número 2, em sua atual declaração oficial de 28 "crenças fundamentais", embora, em alguns casos, a declaração de crenças é publicada com a palavra "divindade, substituída pela palavra "Trindade". Aqui está, a crença número 2, como encontrada no Website oficial da Igreja adventista do Sétimo Dia.

"2. Trinity: Há um só Deus, Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas co-eternas. Deus, é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo, e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido através de sua auto-revelação. Ele é para sempre, digno de adoração, e serviço por toda a criação. (Dt. 6:4; Mt. 28:19; 2 Co. 13:14; Ef. 4:4-6; 1 Pe. 1:2; 1 Tm. 1:17; Ap. 14:7)".

À primeira vista, muitos podem pensar que está declaração, parece soar ortodoxa. Ledo engano, como veremos. Analisando esta "Declaração de Fé", mais de perto, observe que NÃO DIZ UM DEUS EM TRÊS PESSOAS. Aqui, há uma insinuação de seu ensino que Deus é um grupo/"trio" de três seres divinos.

Observe que seu "único Deus", é definido como uma UNIDADE DE TRÊS PESSOAS CO-ETERNAS. Como cristãos, nós não adoramos uma "unidade de três". Nós adoramos um Deus vivente (UM INDIVISÍVEL, SIMPLES SER QUE EXISTE COMO TRÊS PESSOAS). Eles, definem Deus, como uma unidade, (grupo), de três pessoas. Assim, mesmo o que sua "Declaração Oficial" está dizendo é que existe um "grupo unido" ou "família de três pessoas". Assim, desde que eles definem Deus como um grupo de três, então eles estão na verdade mentindo nesta crença fundamental, quando eles dizem que Deus está sempre presente, considerando o fato de que eles negam  que Jesus Cristo é onipresente.

Em outras palavras, desde que eles redefinem e fazem mal uso da palavra "Deus" como um grupo, então "Deus" teria que incluir todos os três no grupo/"trio", e todavia eles negam que Jesus Cristo, seja onipresente. Olhando para esta crença fundamental, ainda observamos também que ela não diz que  a "Trindade" é o criador. Sob a crença número 3, eles dizem que o Pai "é o criador, origem, sustentador, e soberano de toda a criação". Sob a número 4, com relação ao Filho, eles irão admitir que , "através dele todas as coisas foram criadas..."; e sob a número 5, eles dizem que o Espírito Santo estava apenas ativo com o Pai e com o Filho na criação. Isto está em direta contradição com a palavra de Deus que diz que Jesus é o criador, e fonte, e sustentador de toda criação. A verdade bíblica é que há um único ser. Somente UM DEUS, Pai, Filho e Espírito Santo, que é o criador, fonte, sustentador e soberano de toda criação.

Também, sob a crença número 3, (Pai), eles dizem: "As qualidades e poderes manifestos no Filho, são também revelações do Pai". Mas curiosamente, eles não tem declarações semelhantes em suas declarações de crenças sobre o "Filho e o "Espírito Santo". Assim, essas crenças, "fundamentais oficiais", realmente SEPARAM E DIVIDEM A ESSÊNCIA ÚNICA do Pai, o Filho, e o Espírito Santo. A formulação destas "crenças fundamentais", à respeito de Deus, foi adotada em 1980, na "Sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista". Para obter algumas informações sobre as declarações da igreja Adventista, sobre Deus, vamos dar uma olhada nos seguintes trechos dos "processos de sessão" da reunião de negócios da quinquagésima -terceira sessão da Conferência Geral, (21 de Abril, 1980, edição da Adventist Review, começando na pág. 11. Nota: Neal Wilson era o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, naquele tempo:  

"J. w. Bothe: (Lê a seção 2 da declaração de crenças). "

Neal Wilson: "Aqui estão algumas linhas embaladas com muito significado. Quem tem alguma ajuda para nós, sobre está ou alguma questão, no que diz respeito à divindade ou Trindade? "
Leif Hansen: "Nesta discussão sobre a Trindade, que é sempre uma questão difícil de discutir, eu me pergunto se um certo mal entendido poderia ser eliminado, dizendo, UMA UNIDADE DE PROPÓSITO, de forma que a matéria de UNIDADE FÍSICA SEJA ELIMINADA. "
Neal Wilson: "Eu vejo seu ponto aí. Talvez devamos fazer uma UNIDADE DE PROPÓSITO, EM VEZ DE UMA UNIDADE FÍSICA. "
J. G. Bennet: "A declaração sobre a divindade e a Trindade passa a usar o pronome "Ele". Mais tarde, quando o Pai, o Filho e o Espírito Santo serão discutidos, nós usaremos o mesmo pronome "Ele". Eu reconheço e aceito a Trindade, como um a UNIDADE COLETIVA, mas eu teria um pouco de dificuldade em aplicar o pronome "Ele" para a Trindade ou divindade. Para mim, isto tem profundas implicações teológicas. "
H. J. Harris: "Parece-me que nós temos um conflito, ou contradição nesta afirmação: "Há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, uma UNIDADE DE TRÊS PESSOAS CO-ETERNAS. Não seria mais claro se nós dissessemos, " Há um só Deus, COMPOSTO de Pai, Filho e Espírito Santo? Nós começamos com "um Deus". Então, sem nenhuma explicação, nós usamos, Pai, Filho e Espírito Santo. Mais tarde iremos para uma UNIDADE de três. "
Richard Hammil: " Há vários comentários que eu gostaria de fazer. Em relação à está última sugestão, eu penso que é um pouco difícil usar o verbo CONSISTIR, com Deus. Eu acho que nós devemos ter muito cuidado na utilização de termos, que a bíblia não usa dEle. Quando nós enquadramos esta declaração. Usar frases bíblicas, tantas quantas nós pudermos. "
W. Murdoch; "eu sugeriria que nós usassemos a expressão DIVINDADE em vez de TRINDADE. "
J. J. Battistone: "Havia uma referência ao pronome "Ele". Estamos falando da divindade, de modo que o antecedente do pronome, é Deus, e NÃO AS TRÊS PESSOAS. Na referência à sua auto-revelação nas escrituras, eu essa leitura. "Paul Chima: "Eu gostaria de sugerir que quando isto voltar ao comitê, os escritos da irmã White, sejam estudados, para ver que termo ela usou para descrever Deus Pai e o Espírito Santo. Vamos usar muito de sua terminologia, para definir isto. Quaisquer decisões sejam feitas e expressões encontradas, vamos contentar-nos com elas. "
W. R. Lesher: "Estou preocupado com palavras, que parecem limitar Deus ou mudar a visão de Deus, que nos é dada nas escrituras. Uma delas, é a sugestão que foi feita, que nós não usemos a palavra "Ele”. Eu presumo que o orador estava se referindo ao uso de "ELES", no parágrafo. E, naturalmente, a declaração das escrituras é que "o Senhor nosso Deus, é Um". E, ao falar de "Eles" ou algum outro pronome além de "Ele", faria-nos TRITEÍSTAS, em vez de crentes em Deus. A expressão, "CONSISTINDO de, Pai, Filho e Espírito Santo", poderia ser melhor lida. Parece-me que ela não introduz um fator limitante. Está muito mais em harmonia, com o mistério de Deus, que simplesmente dizer que "HÁ UM DEUS, Pai, Filho e Espírito Santo". Minha própria observação se aplica à expressão "UNIDADE DE PROPÓSITO. Nós assumimos que há uma UNIDADE DE PROPÓSITO na divindade. Ainda, Deus é um mistério, e nós não sabemos de que forma a UNIDADE possa existir, a não ser em PROPÓSITO. Existem algumas maneiras pelas quais podemos dizer que Deus NÃO É uma unidade. Mas, mesmo assim, nós não temos certeza do que nós estamos falando. A ideia de que TRÊS SÊRES QUE SÂO UM , é um mistério, e parece-me que não devemos tentar remover todo esse mistério da declaração. "Neal Wilson: "Eu gostaria agora de nomear uma comissão, para fazer alguma edição para nós, com estas sugestões em mente. Eu gostaria de sugerir que o dr. Richard Hammil sirva como presidente, e que os seguintes sirvam como membros da comissão..."

Deste excerto, nós vemos claramente que estes líderes adventistas, que ajudaram a aprovar a declaração oficial de crenças fundamentais sobre a Trindade, em 1980, sessão da Conferência Geral, de fato, não eram trinitarianos ortodoxos, mas em vez disto, uma forma de triteímo pode ser vitos em suas crenças , até mesmo usando a frase "três seres", em referência às três pessoas mencionadas na declaração. Observe também que no adventismo, o "mistério" sobre Deus, é como TRÊS SERES PODEM SER UM. Este o EXATO OPOSTO do trinitarianismo. Para o trinitariano, não é a unicidade de Deus que é o mistério (como três "deuses" podem ser um, como no adventismo), mas, em vez disso, o mistério de Deus, é: como o Deus vivo pode ser três pessoas distintas mas não separadas.

Porque os adventistas não adotaram uma formulação do credo trinitário, já consagrado, mas se enveredaram em discussões sobre a Trindade? Porque apenas eles adotaram o termo Trindade para se enquadrarem melhor no mundo cristão. Foi uma adaptação, mas o termo Trindade, para os adventistas mais informados, tem um significado que passa longe dos grandes credos cristãos desde Nicéia.”


Paulo Cadi

128 comentários:

  1. Vcs nunca param de atacar a IASD...

    Suas teses foram todas refutadas em blogs anteriores e vcs insistem no assunto....

    Em vez de ficarem atacando outras igrejas vcs deveriam pregar o evangelho e trazer pessoas ao pés de Cristo.

    Vcs ainda não perceberam que esse tipo de abordagem a outras igrejas só prejudica a vcs mesmo? E ficam no descrédito por suas ações infundadas e cheio de erros.

    Tudo isso já foi mais que refutado e vcs ainda ficam na mesma tecla. Todos que leem esse blog percebem a forma tendenciosa que são publicadas essas teses... E vcs ficam no descrédito prejudicando a si mesmos na pregação do Evangelho Eterno.

    Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leu a postagem?

      Eu não critico aqui uma Igreja, e sim uma Seita.

      Excluir
    2. Então critique a sua própria igreja, pois, não passa de uma seita. Sendo assim vc é um herético!

      Santa paciência... E ainda se acha....

      "Ai, ai, ai, vcs são uma seita por isso não gosto de vcs." Tenho dó de vc Luciano Sena. Não tem o que fazer e fica atacando os outros... Vá orar meu amigo isso faz bem para vc.

      Com essa sua atitude sua integridade está em baixa e cada dia com mais descrédito.

      Repense nas suas atitudes e seja um cristão de verdade e chega de falácias...

      Excluir
    3. O Luciano é esquizofrênico!!
      Sobre a Trindade e Ellen White já o refutei em postagens anteriores; mais ele continua rebelde.
      Acho que ele teve trauma na infância!

      Excluir
  2. Aiaiaiai... quem fica sem respostas são vcs da IASD, que só falam que os posts são errados e mentirosos, mas não explicam nada ao contrário. O post fala de um assunto e vamos ver se comentarão o assunto, porque daqui a pouco estarão falando do feriado do dia 12 de outubro menos do assunto da postagem...

    Espero que algum adventista ao ler esses posts saia dessa seita e vá pra Cristo verdadeiramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, dá um trabalho preparar uma postagem dessa, depois vem um cara como essa com síndrome de perseguição..., coitadismo, vitimismo...(vai ler Augusto Cury, faz bem...kkk) fazer o que!?

      Excluir
  3. "Que os pioneiros adventistas não eram trinitarianos, isso todo mundo sabe"

    Falácia!

    Primeiro porque se utilizou uma técnicas de falácia muito conhecida, resumida em "todo mundo sabe".

    Pergunto então ao amigo Luciano Sena: Todo mundo sabe?

    Em segundo, ao dizer que os pioneiros adventista não eram trinitarianos, o que se trata de uma inverdade, uma vez que parte dos adventistas eram trinitarianos, a maior parte.

    E por que eram trinitarianos? Justamente porque a maioria das denominações cristãs da época eram trinitariana. O movimento adventista nada mais foi do que um movimento composto o de pessoas das mais diversas denominações, incluindo a Batista, Metodista, Presbiteriana, Católica.

    Portanto, ou o amigo nestas afirmações está profundamente enganado ou desinformado, ou não usou de honestidade histórica. Cadê as fontes primárias de onde os amigos tirou esta conclusão, de que os pioneiros adventistas (todos) seriam anti-trinitarianos? E sob qual pesquisa o amigo tirou a conclusão de que "todo mundo saiba disto"?

    Veja que estou tratando aqui de vossa imprecisão acadêmica! Prossigamos...

    "Que o Adventismo adotou o termo Trindade para referir-se a Deus, como estratégia para ser aceito como Igreja Cristã e não mais como seita, pelas Igrejas Protestantes, é fato."

    Como o amigo colocou isto como um fato, e não como uma observação ou opinião pessoal, é necessário que o amigo prove o que está dizendo, para não incorrer em ato de calúnia.

    O movimento adventista da época não pareciam estar muito preocupados em serem aceitos por outras religiões, o contexto era justamente de pessoas saindo destas religiões, e não procurando serem aceitos por elas.

    Segundo que se o adventismo estivesse mesmo disposto à agradar as denominações da época, teriam continuado a guardar o domingo, ou seja, não teriam adotado o sábado que é até hoje a doutrina mais controversa da cristandade atual.

    Terceiro porque então teriam adotado também as doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma. Veja que a Igreja Batista sabatista, não é perseguida como os adventistas!

    O que vemos de diferente entre tal igreja batista e a adventista é justamente o doutrinariamento acerca do estado dos mortos.

    Portanto, o principal motivo de muitos tentarem colocar o adventismo como seita, não é a questão da trindade, porque desde que a igreja foi formada, a trindade era plenamente reconhecida. A questão do sábado também não é o ponto que tem suscitado a desconfiança de nossos irmãos de outras religiões.

    Mas as doutrinas imortalistas da alma, que os adventistas não seguem, esta sim é o principal motivo de muitos cristãos tentarem nos ver como uma seita.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No lugar das doutrinas de origem grega relacionadas com a imortalidade da alma, adotamos a morte como um sono e descobrimos a Jesus como o protagonista da história até a sua vinda, atuando no santuário celestial.

      Os protagonistas, pelo menos aqui na Igreja Adventista, não são os mortos vagando de forma ethérea quer seja no céu, ou em um inferno de Dante.

      Tanto que a doutrina do inferno é dantesca, que antes a cristandade cria inclusive no purgatório.

      Como é que um grupo de adventistas sinceros intencionados em abandonar as doutrinas espúrias e aceitar no seu lugar as verdadeiras doutrinas bíblicas, poderiam compactuar com este tipo de doutrina extra-bíblica?

      De modo que as pessoas que mais tem acusado os adventistas de serem uma seita, são justamente aquelas que dão ênfase na imortalidade da alma, especialmente um pequeno número de Calvinista que precisam da imortalidade da alma para provar o cada vez mais descrente ensinamento de Calvino.

      Não é à toa que o calvinismo tem sido reduzido nos últimos anos e que seu numero hoje se aproxime de ser diminuto.

      Enquanto isto, vemos que até mesmo os católicos estão abandonando a doutrina do purgatório. Outros religiões, já estão aceitando e estudando as doutrinas do santuário celestial.

      O amigo bem sabe que quando concluírem seus estudos, não será difícil aceitarem a doutrina do juízo investigativo no lugar da doutrina de que haja um estado intermediário de consciência dos mortos, como tem ocorrido nos dias de hoje. Basta ver seu próprio post mais recente sobre este assunto.

      Estou expondo aqui amigo Luciano Sena, a fragilidade de seus argumentos, comparados com a apreensão que permeia a alma do amigo em relação às doutrinas adventistas.

      De modo que, como o amigo não tem tido condições de atacar, pelo menos biblicamente, as doutrinas adventistas, tem partido para ataques pessoais justamente à raiz dos adventistas que são os pioneiros.

      Todos sabem que quando chega-se à este ponto raso é porque não se tem mais com quê combater uma doutrina diretamente.

      Como percebemos no histórico deste blog, o amigo, iniciou-se pelas doutrinas adventista, sem êxito, decidiu pelos ataques ao movimento millerita. Hoje o amigo está tratando do movimento adventistas e lhe pergunto novamente, quando é que o amigo irá chegar na questão dos adventistas de berço, quando a Igreja Adventista do Sétimo Dia já estava estabelecida e todos seguiam as doutrinas fundamentais desta igreja?

      Torno a repetir que o alcance do amigo se dá até os pioneiros do movimento adventista, que eram pessoa provindo de vários doutrinariamentos das mais diversas religiões, inclusive a que o amigo faz parte hoje.

      Excluir
    2. "Walter Martin foi o apologista que caiu nesta armadilha engenhosamente produzida pela erudição adventista. (O Caos das Seitas, p.173-176). "

      Isto está mais parecido com teorias da conspiração (estou brincando).

      Armadilha ENGENHOSAMENTE produzida pela erudição adventista? Por acaso o amigo teria tal plano mais detalhado?

      Se não tem, com base em que fez esta afirmação?

      Veja que até agora, seu texto está composto tão somente de afirmações, sem base nem documentação alguma.

      Excluir
    3. SR. Adventista, as fontes estão ali, bem abaixo. A
      doutrina sobre a pessoa de Deus é o fundamento da teologia cristã. Uma compreensão errada, irá levar fatalmente a idolatria. Desde o princípio, a explicação da Trindade como está nos credos cristãos, é a mesma que está nas escrituras, em forma de revelação. Nenhuma outra explicação, através da história da igreja, que se opôs, logrou sucesso; ao contrário, só levou a idolatria desde suas formas mais sutis às mais grosseiras. Apesar de muitos pioneiros adventistas saírem de igrejas que professassem a Trindade, é documentalmente provado que muitos deles eram antitrinitários. Está, é uma questão até hoje mal resolvida no adventismo. Tanto é que atualmente existem movimentos adventistas antitrinitários que estão munidos de provas, documentalmente provando, que desde seu início o adventismo NÃO é trinitáriano no que concerne à doutrina como nos credos cristãos desde Nicéia. Há, uma clara NEGATIVA da INDIVISIBILIDADE de Deus, exatamente por causa das declarações não trinitárianas de Ellen White, mesmo após a década de 1890, onde supostamente ela teria recebido "mais luz" sobre o assunto. Na verdade, a não aceitação dos credos cristãos trinitários pelo adventismo, tem confirmado o movimento como NÃO cristão, assim como os testemunhas de jeová e mórmons, que por sinal tem no ensino da Trindade uma identificação quase absoluta com o adventismo. A doutrina trinitária, hoje, e tenho que dizer hoje porque não sei se eles vão mudar de opinião é motivo de debate nos meios teológicos adventistas. Porque eles desde o princípio não adotaram um credo cristão já consagrado e crido por TODOS os homens de Deus através da história?

      Excluir
    4. " Nenhuma outra explicação, através da história da igreja, que se opôs, logrou sucesso; ao contrário, só levou a idolatria desde suas formas mais sutis às mais grosseiras. "

      Pois o amigo está errado! Justamente pela existência do adventismo. Leia meus comentários sobre este assunto logo abaixo e que já estão postados.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, por favor responder objetivamente o que está apresentado na postagem, que é a realidade do adventismo e não indo para temas secundários.

      Excluir
    6. Veja a doutrina da IASD quanto À trindade:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrinas_fundamentais_da_Igreja_Adventista_do_Sétimo_Dia

      Que sentido tem dizer o que pensamos acerca de tal doutrina à partir do pensamento de alguém do movimento adventista?

      A doutrina está aí para quem quiser verificar! Há também dezenas de livros, estudos e pregações acerca de nossa visão sobre a Trindade.

      Buscar a opinião dos ASDs, à partir da visão torpe de alguns do movimento adventista, é pura especulação.

      Como se não tivéssemos fontes claras hoje sobre a crença na Trindade, tendo que recorrer à documentos antigos e histórico, como meio de descobrir como é a crença na trindade dos Adventistas do Sétimo Dia.

      Seria como deixar de estudar um leão vivo hoje, para estudar o fóssil de algum antepassado, para então tentar se construir como seria a aparência de um leão nos dias de hoje.

      Propósito falacioso e que estudioso jamais aceitaria. Porque não é necessário se reconstruir algo à partir de um fóssil sendo que se tem um exemplar vivo a ser estudado.

      Então o que digo ao amigo é: Vá às fontes primárias, estude sobre o adventismo, assista a alguns programas de TV ao vivo, através do endereço:

      http://novotempo.com/tv/aovivo/

      Para que tanta complicação a fim de descobrir a crença dos adventistas?

      Deixam de avaliar os documentos oficiais, para rebuscar na opinião pessoal de um ou outro do movimento adventista, até mesmo antes de terem qualquer idéia sobre formar uma nova religião.

      O link está aqui:

      Veja a doutrina da IASD quanto À trindade:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrinas_fundamentais_da_Igreja_Adventista_do_Sétimo_Dia

      Que sentido tem dizer o que pensamos acerca de tal doutrina à partir do pensamento de alguém do movimento adventista?

      A doutrina está aí para quem quiser verificar! Há também dezenas de livros, estudos e pregações acerca de nossa visão sobre a Trindade.

      (...)

      Excluir
    7. Buscar a opinião dos ASDs, à partir da visão torpe de alguns do movimento adventista, é pura especulação.

      Como se não tivéssemos fontes claras hoje sobre a crença na Trindade, tendo que recorrer à documentos antigos e histórico, como meio de descobrir como é a crença na trindade dos Adventistas do Sétimo Dia.

      Seria como deixar de estudar um leão vivo hoje, para estudar o fóssil de algum antepassado, para então tentar se construir como seria a aparência de um leão nos dias de hoje.

      Propósito falacioso e que estudioso jamais aceitaria. Porque não é necessário se reconstruir algo à partir de um fóssil sendo que se tem um exemplar vivo a ser estudado.

      Então o que digo ao amigo é: Vá às fontes primárias, estude sobre o adventismo, assista a alguns programas de TV ao vivo, através do endereço:

      http://novotempo.com/tv/aovivo/

      Para que tanta complicação a fim de descobrir a crença dos adventistas?

      Deixam de avaliar os documentos oficiais, para rebuscar na opinião pessoal de um ou outro do movimento adventista, até mesmo antes de terem qualquer idéia sobre formar uma nova religião.

      O adventismo está aqui:

      http://novotempo.com/tv/aovivo/

      Agora se ao invés preferirem fazer um estudo paleontológico do adventismo é por sua própria conta e risco, porque os ASDs não são dinossauros extintos, mas uma igreja bem presente e com materiais de sobra onde os amigos podem encontrar informações.

      O amigo Luciano Sena se propõe a refutar o adventismo através de informações históricas, justamente porque falhou ao tentar encontrar tais refutações nos milhares de documentos oficiais adventistas.

      Nem mesmo cumpriu seu próprio desafio de apresentar as tais heresias, à partir dos pregadores da Novo Tempo e olha que nestes mais de 10 anos são milhares de vídeos.

      A única saída foi recorrer ao passado e tentar provar heresias hoje à partir da opinião pessoal de integrantes do movimento millerita e adventista. Mesmo assim demonstra estar tendo muitas dificuldades, porque ninguém tem mais informações sobre esta época e também mais precisas, do que os próprios adventistas.

      Temos inclusive um arquivo adventista com todos os documentos da época e que foram agrupados.

      Se o amigo algum dia vier a se tornar um adventista poderá lê-los, nos própriso papéis onde foram escritos.

      (...)

      Excluir
    8. Senão o amigo poderá adquirir hoje mesmo, através do Centro White de Pesquisa, um DVD contendo estes documentos, bem como todas as acusações apresentadas contra o adventismo na época, bem como os documentos que os refutaram. (são justamente parte destas acusações que tem sido apresentadas aqui neste blog)

      Entretanto, este DVD não é utilizado pelos críticos, porque é imprestável! Porque os detalhamentos de tais documentos tratam de refutar as especulações que novamente têm sido levantadas hoje.

      São milhares de páginas, artigos, matérias da imprensa, documentos originais de respostas e um acervo de documentos adventistas da época tramitado entre as igrejas e entre diálogos com opositores do adventismo na época.

      Lá também está o testemunho de inúmeros opositores como Canright, que reconheceram seus erros, além de estudiosos como Veltman e Ramik, que estudaram anos a fim de refutar o adventismo, mas acabaram quase que convertidos aceitando inclusive o dom de Ellen White como verdadeiro.

      Há cartas da própria Ellen White respondendo pessoalmente à várias acusações, inclusive a de usar suas obras para o seu próprio enriquecimento. Ellen White ofereceu uma planilha sobre como o dinheiro de suas obras eram empregadas, bem como a imensa dívida que assumiu, para construir creches e hospitais, uma vez que o dinheiro vindo de suas obras ainda eram insuficientes.

      Assim, amigo, perceba o quanto, as pessoas que tentam entender o adventismo estão no escuro!

      O adventismo conhece muito bem a história de seus fundadores, enquanto que os críticos "tateiam" por tentar entender e preenchem suas lacunas com informações erradas.

      Não houve nada de muito extraordinário no movimento adventista que não ocorreria em qualquer movimento inter-religioso, apenas que peculiarmente, o resultado mais expressivo do reavivamento foram os milleritas que deram origem aos adventistas e que acabaram por fundarem a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

      A única coisa espetacular é que do reavivamento surgiu uma nova igreja que se tornou a oitava maior expressão religiosa em todo o mundo, e um pequeno número de outras igrejas adventistas menos expressivas.

      Outra coisa extraordinária é que em 10 anos o adventismo haverá crescido de 17 milhões para quase 30 milhões de membros batizados.

      Assim, querendo ou não a profecia está se cumprindo, e estamos em mais de 123 países, construindo uma igreja à cada 4 horas e batizando milhares todos os dias.

      Se somos uma seita, então somos a maior seita da história, então o adventismo hoje não é mais uma coisa pequena.

      (...)

      Excluir
    9. As rádios e TV adventista tendem em não muito tempo chegar à todo o brasil, e hoje já é uma realidade, porque está acessível à todo o mundo através da internet.

      "Sr. Adventista, por favor responder objetivamente o que está apresentado na postagem, que é a realidade do adventismo e não indo para temas secundários."

      Portanto, querido amigo Paulo Cadi esta é a realidade hoje do adventismo.

      Acredita mesmo, que remoendo o passado, lá no início do grupo que deu ORIGEM aos Adventistas do Sétimo Dia, irá consertar todo o "estrago" que os adventistas tem feito hoje em todo o mundo?

      O estrago que estamos fazendo é o de trazer o reavivamento para os dias de hoje, incentivando as pessoas a voltarem-se para a Palavra de Deus, a Bíblia e fazerem dela sua única regra de fé e de prática!

      Aqui no estilo de vida adventista, temos tudo que há no mundo secular, porém dirigidos segundo a Palavra de Deus, tanto nas finanças, como nas áreas de educação, psicologia, medicina, saúde, entretenimento!

      Isto o amigo pode perceber com seus próprios olhos ao assistir ao canal da TV Novo Tempo.

      Em cidades como San Martin e as zonas azuis espalhadas por todo o planeta, onde mais de 85% da população é composta de adventistas, há tudo que encontramos hoje no mundo moderno, porém sem as coisas seculares.

      Não o índice de criminalidade são quase inexistentes, médicos de 80 anos que não tomam qualquer tipo de remédio fazem operações cardíacas em pacientes com 40 anos acostumado com um estilo de vida secular.

      Nas escolas ensina-se o criacionismo, nos hospitais, orações são feitas pelos médicos antes de cada cirurgia, junto com o paciente.

      Nestas zonas azuis não se comercializa carne de porco, não há uso de drogas e as locadoras não possuem filmes degenerados.

      Todos descansam no sábado e o comércio é fechado, deixando ativo somente farmácias e outras coisas essenciais.

      Se você caminhar por lá de manhã, perceberá idosos fazendo corridas matinais e à tarde encontrará crianças brincando nas calçadas e nas praças.

      À noite os jovens se reúnem em restaurantes, onde não se vende bebida alcoólica.

      Esta é a realidade amigo Paulo Cadi, que não se vê em artigos aqui neste blo.

      Esta é a tal realidade do adventismo!

      http://www.youtube.com/watch?v=k6levh7xpQY

      (...)

      Excluir
    10. http://www.youtube.com/watch?v=aRpt5TWJlDg

      Para se ter uma idéia, as zonas azuis estão sendo hoje estudadas por grupos de cientistas e sociólogos que querem entender o que ocorreu em tais cidades. Estas pesquisas estão sendo financiadas pelo próprio governo Americano.

      As pessoas nestas cidades alcançam fácil a idade de 100 anos, com vida saudável e sem a dependência de remédios.

      Esta é a realidade dos adventistas.

      http://www.youtube.com/watch?v=2PYfrvaQ36w

      Assim caro amigo, o adventismo não é uma seita, mas uma organização religiosa global, com os melhores hospitais no EUA, ampla rede de educação e de saúde com creches, sanatórios, unidades ambulantes de assistência médicas e é claro, milhares de igrejas por todo o mundo.

      O difícil porém amigo Paulo Cadi é tentar provar que o adventismo não é uma seita sem ter que recorrer ao seu tamanho e amplitude.

      Queremos mostrar que o adventismo não é uma seita na questão das doutrinas divergentes com o meio cristão moderno. Porque de uma perspectiva ampla, ninguém acusaria o adventismo de ser uma seita, porque seita é o total oposto do que a Igreja Adventista mundialmente reconhecida representa hoje.

      Portanto sem querer menosprezar, nem desmerecer, este negócio de apelar para os fundadores ou co-fundadores da igreja, a fim de tentar refutar tudo que a Igreja Adventista do Sétimo Dia representa hoje, é como uma formiga, tentar estrangular um elefante.

      Sequer precisamos nos dar ao trabalho de ir de blog em blog refutando os que estão em profundo engano, basta mostrar o que a Igreja Adventista do Sétimo Dia representa hoje.

      Milhões de cristãos de outras religiões assistem aos nossos programas e recebem nossos estudos bíblicos, outros milhares e milhões, ajudam a financiar a obra do adventismo em pregar a mensagem da Bíblia a todo o mundo, são os anjos da esperança.

      Assim o adventismo representa hoje uma religião de simpatia interdenominacional. No adventismo não utilizamos placas de igreja, mas a Bíblia, e pregamos à pessoas de outras religiões porque realmente para nós estas pessoas são realmente nossos irmãos.

      O adventismo surgiu da união de praticamente todas as religiões, e hoje, a maioria de seus pregadores mais influentes, são pessoas que vieram das mais diversas religiões.

      Portanto é uma religião que abraça todas as denominações cristãs da atualidade, sendo isto justamente o que preocupa nosso amigo Luciano Sena, bem como outros críticos.

      O adventismo é como um elefante, ele não precisa de defesa, basta que destranquemos a jaula, mostrando às pessoas o que de fato é o adventismo, ao vivo e à cores. Nas rádios e nas TVs, nos livros e nas pregações, nos estudos e nos milhares de batismos diários.

      O adventismo hoje é uma religião que assusta, e estamos aqui, justamente para confortar pessoas como o Luciano Sena que se assustam com a rápida propagação da mensagem adventista, para que saiba que não somos adversários, mas aliados na causa de levar a palavra da Bíblia à todos os povos.

      Tudo isto que temos hoje foram construídos com apenas 150 anos de existência! E que precisamos hoje da ajuda dos irmãos de outras religiões para que a profecia de pregação do evangelho em todo o mundo se cumpra rapidamente, para que então Cristo venha cumprindo a maior esperança de todo cristão que é a volta de Jesus em glória e majestade.

      Excluir
  4. "Dizem que ‘a Igreja é constituída de todos os crentes em Jesus, mas nos últimos dias Ele teria um remanescente fiel que obedeceria ao sábado e anunciaria o Juízo de 1844’ (Crença Fundamental 12)!!!

    O Trinitarianismo Adventista, possui vertentes complicadas, e parece que não está em sintonia com o que a Igreja de Cristo tem exposto a respeito do assunto desde seus primórdios. Eles não aceitam a doutrina tradicional da trindade!"

    Li bem? O amigo utilizou a doutrina do REMANESCENTE para dizer que não cremos na doutrina tradicional da Trindade?

    Desde quando a visão de 'Igreja' tem a ver com a doutrina da trindade?

    Este não crêem nesta doutrina sobre a Igreja como nós! (logo) não creem naquela outra doutrina da Trindade como nós!

    É este o argumento do amigo?

    E o amigo usou de exemplificações e mais exemplificações para dizer que:

    a) A maior parte apoiou o trinitarianismo;
    b) A outra parte menor, rejeitou o trinitarianismo, que para eles era apresentado de uma forma diferente do que temos atualmente.
    c) Estes anti-trinitarianos, reconheceram através de estudos de que a Bíblia dava realmente base para a doutrina da tirndade. Então aceitaram esta doutrina da forma como vemos o tirnitarianismo HOJE.

    Ou seja, haviam anti-trinitarianos, justamente, porque o trinitiarianismo da época variava entre as religiões, mas após os estudos, chegaram às mesmas conclusões da maior parte dos adventistas que eram trinitarianos provindos de religiões clássicas como a presbiteriana, batista, metodista.

    Deste modo o amigo não tem narrado nada que fuja ao natural:

    Ora se o movimento era composto de pessoas de TODAS as religiões da época, obviamente deveriam ver antitrinitarianos ali.

    O interessante é que a maior parte destes antitrinitarianos (que eram a minoria) acabaram se convertendo ao trinitarianismo, graças à influência do movimento adventista.

    Assim, como um funil TODAS as crenças convergiram para as 28 crenças fundamentais que temos hoje, e que os cristãos clássicos e até mesmo críticos como o amigo Luciano Sena, não se dispõe a tratar e refutar em seus blogs apologéticos!

    Ou seja, não foi o movimento adventista que os doutrinou a serem antitrinitarianos, mas foram as religiões da época, batista, metodista, presbiteriana, católica, dentre outras, que os doutrinaram da forma como os integrantes do movimento acreditavam.

    Deste modo, longe de as divergências religiosas serem culpa do Movimento Adventista, eram culpa das religiões às quais pertenciam.

    Lembremos que Movimento Adventista não era uma religião mas um agrupamento de religiões, onde pessoa simplesmente aderiam ao movimento, sem necessáriamente terem que deixar suas religiões.

    Então o amigo Luciano Sena, está em verdade a combater, não o movimento adventista, que ainda não era um grupo religioso, mas sim as próprias religiões da época, às quais tais pessoas representavam!

    Se você perguntasse portanto a religião de um integrante do movimento qual seria sua religião, ele não diria que pertence à religião do movimento adventista, isto não existe.

    Ele diria algo do tipo: Sou católico, ou,sou metodista, ou, sou presbiteriano!

    Porque não havia nenhum Adventista do Sétimo Dia ali. Todos ainda criam nas doutrinas que lhes foram ensinadas em suas respectivas igrejas.

    Portanto, longe de atacar a moral dos Adventistas do Sétimo Dia, o amigo Luciano Sena está apenas expondo os equívocos dos cristãos da época em suas mais variadas religiões!

    Tenhamos em mente que cada integrante do movimento adventista era um representante convicto de sua própria religião e se haviam anti-trinitarianos ali é porque assim os ensinavam em suas igrejas, em suas religiões.

    O amigo Luciano Sena tem muito explicado sobre os adventistas e os milleritas, mas nunca se dispôs a falar sobre o Reavivamento, por que será hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reavivamento foi um movimento inter-religioso que alcançou enorme amplitude e atingiu praticamente todas as religiões da época.

      Eram pessoas inconformadas com a mornidão das igreja e com o descaso com a pregação do evangelho e a mensagem da volta de Jesus.

      As pregações de Miller, um BATISTA, vieram para saciar a fome daquele povo em uma época em que as igrejas partiam para uma nova divisão e que possivelmente geraria outras centenas de novas religiões.

      Crio eu que por providência divina, uma maior confusão foi evitada quando então ao invés de se dividirem, pela primeira vez na história, as religiões começaram a se CONVERGIREM em um propósito, que é a ênfase na volta de Cristo e de que o evangelho necessitava ser pregado com urgência. (por isto o nome adventistas)

      Deste modo, tínhamos, Batistas adventistas, Presbiterianos adventistas e por aí vai.

      O movimento do reavivamento, foi o maior movimento das igrejas cristãs que se tem notícia após a reforma protestante.

      O reavivamento não gerou tão somente os adventistas, mas despertou muitas religiões da época sobre a necessidade da pregação do evangelho e da necessidade de reavivamento e reforma em cada religião.

      Hoje temos as religiões evangélicas, mas será que se as ditas religiões clássicas, houvessem se permitido serem reavivadas, haveria necessidade de novas religiões focadas no evangelismo?

      Quanto ao movimento dos Batistas adventistas, Presbiterianos adventistas, Metodistas adventistas, Católicos adventistas, dentre outros, estes decidiram não apenas fazer um reavivamento, mas uma continuação da reforma de Martinho Lutero.

      Só a Bíblia seria a base de onde se tiraria a fé doutrinária daquele movimento.

      Em primeiro lugar caíram as doutrinas do domingo, e da imortalidade da alma e nunca mais se ergueram. E isto foi "de cara" porque não possuíam o mínimo de embasamento Bíblico.

      Outra doutrinas cujas definições não eram claras como a da Trindade (cujo termo não se encontra na Bíblia) entraram em pauta, mas não tiveram grandes problemas de serem aceitas, pois a maior parte dos antitrinitarianos (que já eram uma minoria) passaram a aceitar a Trindade da forma que temos hoje e que por acaso é a mesmíssima forma das demais religiões protestantes atuais.

      E isto teria mais a ver com a opinião de Ellen White, do que propriamente como tentativa de angariar simpatia dos protestantes (os anti-trinitarianos não estavam nem aí com a simpatia dos protestante).

      De toda aquela confusão doutrinária de praticamente todas as religiões reunidas, surgiu então a Igreja Adventistas do Sétimo dia com seu corpo composto por 28 doutrinas fundamentais.

      Realmente, pela primeira vez na história, ao invés de se dividirem e espalharem, parte da Igreja de Cristo se convergiu para uma única religião e o melhor de tudo, totalmente fundamentada NA BÍBLIA e somente na Bíblia.

      sola scriptura e TOTA scriptura

      Então, doutrinas espúrias como a do estado intermediário (grego) da alma, deram lugar à morte como um sono!

      (...)

      Excluir
    2. O estado de consciência da alma deu lugar à um estado bíblico de inconsciência, onde Cristo é o único consciente, fazendo os trabalhos no santuário celestial, atuando como nosso intermediador e advogados, perdoando nossos pecados e atuando em favor vivos.

      Doutrinas do "uma vez salvo, para sempre salvo", ou de predestinações para salvação ou perdição, também foram totalmente eliminadas, dando lugar à doutrina bíblica da salvação ampla e irrestrita, mediante a única exigência de aceitação do sacrifício de Cristo e a conseqüente permanência Nele.

      Os 4º mandamento foi resgatado e então os cristãos Adventistas do Sétimo Dai passaram a guardar TODOS os 10 mandamentos da Lei de Deus.

      Como o amigo bem citou, inicialmente tudo que NÃO era Bíblico, foi jogado fora. Nem por isto, importantes doutrinas como a Trindade forma ignoradas, pois com os aprofundados estudos, se verificou que tratava-se (como esperado) de uma doutrina Bíblica e verdadeira.

      Este é justamente o diferencial da Igreja Adventista e o motivo de atrair tantas pessoas e o motivo de ser vista como uma seita por alguns inconformados.

      Este diferencial é o de que seguimos a Bíblia e tão somente a Bíblia, como fonte de nossas doutrinas oficiais, contidas nas 28 crenças que podem ser observadas em:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrinas_fundamentais_da_Igreja_Adventista_do_Sétimo_Dia

      Vejam o que tal igreja representa hoje no cenário global:

      http://anecoelho.blogspot.com.br/2010/10/adventista-do-setimo-dia-uma.html

      Uma seita que é a oitava maior organização internacional de cristãos do planeta? O amigo Luciano Sena só pode estar brincando!

      Vejam então meus amigos como estes argumentos sobre as diversidades de crenças entre aqueles do movimento adventista, jamais poderiam refutar a legitimidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

      Até porque o fato de terem convergido um movimento multireligioso para doutrinas tão importante como a da trindade, apenas servem como louros da vitória de Cristo, sobre as falsas doutrinas.

      De modo que com o resultado que obtivemos desta experiência posso dizer com franqueza, de que as doutrinas de Calvino, não são mais nem menos falhas do que as do Batista Miller. Calvino acertou em muitos pontos, assim como Miller, mas infelizmente, ambos erraram, quando trataram de coisas que não estavam explícitas Bíblia. Mas ainda bem que Deus nos mandou um de SEUS profetas e acabou com esta bagunça e confusão, de modo que hoje, a Igreja Adventista do Sétimo dia pode funcionar em paz e a pleno vapor, com as mesmas doutrinas de 150 anos atrás, de forma organizada e muito bem estruturada, pregando e crescendo com a fé de que a volta de Cristo está próxima.

      Excluir
  5. Sr. Adventista,

    Muito boas as suas argumentações. O interessante é este Luciano Sena, sua(s) igreja(s) e seus adeptos, creem na observância do domingo, no estado intermediário (doutrina esta que é irmã gêmea do purgatório católico, do paganismo greco-romano e do espiritismo kardecista), no tormento eterno (espiritualismo kardecista e grego), creem que o corpo humano é um lixeiro ambulante (que pode ingerir de coisas sem considerar Lev.: 11 e Deut.: 14) ao invés de entenderem que o corpo é o templo do Espírito Santo e que temos de ter uma dieta segundo as Escrituras, etc., etc., etc., cujas doutrinas, logicamente, não possuem base bíblica, e chamam a nós, adventistas, de sectários!? Como é que pode uma coisa dessa?!

    Diante de todas as acusações infundadas que eles nos fazem nossa resposta deve ser sempre igual a que o apóstolo Paulo deu aos fariseus que também o chamavam de sectário:
    "...segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e ... profetas" (At.: 24.14).
    As mesmas doutrinas que compunham os ensinamentos da igreja que Paulo era membro, vemos hoje nas crenças fundamentais dos adventistas do sétimo dia, portanto, não é de admirar que opositores modernos iriam ter este mesmo espírito maligno farisaico contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a igreja (visível) da Bíblia no tempo do fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josinaldo Costa, vocês tem de responder o que está na postagem. Não fujam do assunto.

      Excluir
    2. Paulo Cadi,

      Não há nenhuma fuga, meu prezado. Eu não sou igual a vc, que, por exemplo, andou fazendo desafios envolvendo dinheiro, perdeu, e, mesmo assim, não pagou à Maristela o que lhe era de direito por ter vencido o seu desafio.
      Também lhe fiz várias perguntas sobre a nossa "conversinha" acerca de Jo.: 5.18, e, até hoje, nunca me respondeste.
      Portanto, não venha com essa de 'fuga' para mim, pois isso não faz meu estilo.

      Outra questão: o Sr. Adventista já respondeu ao artigo do sr. Luciano Sena, não há necessidade de eu me pronunciar sobre este post.

      Excluir
    3. João 5:18, está lá. Vá brigar com ele.

      Excluir
  6. Josinado e Sr Adventistas - vcs creem na doutrina trinitariana conforme exposta nos credos trinitarianos (Atanasiano, Nicedo)?

    Por favor sejam especifico, e expliquem, em poucas palavras as razões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio nisto aqui:

      A Trindade

      Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração, e serviço por parte de toda criação.
      › Razões bíblicas: Deuteronômio 6:4; Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14; Efésios 4:4-6; 1 Pedro 1:2; 1 Timóteo 1:17; Apocalipse 14:7


      Deus Pai

      Deus, o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar-se, e grande em cosntante amor e fidelidade. As qualidades e poderes manifestos no Filho e o Espírito Santo também constituem revelações do Pai.
      › Razões bíblicas: Gênesis 1:1; Apocalipse 4:11; 1 Coríntios 15:28; João 3:16; 1 João 4:8; 1 Timóteo 1:17; Êxodo 34:6, 7; João 14:9

      Deus Filho

      Deus, o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo paara sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. Ele foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem a Maria. Viveu, e experimentou a tentação como um ser humano, mas exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu para ministrar no santuário celestial em nosso favor. Virá outra vez, em glória, para o livramento final de Seu povo e a restauração de todas as coisas.
      Razões bíblicas: João 1:1-3, 14; Colossenses 1:15-19; João 10:30; 14:9; Romanos 6:23; 2 Coríntios 5:17-19; João 5:22; Lucas 1:35; Filipenses 2:5-11; Hebreus 2:9-18; 1 Coríntios 15:3, 4; Hebreus 8:1, 2; João 14:1-3


      Deus Espírito Santo

      Deus, o Espírito Santo, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são renovados e trasnformados por Ele, à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre estar com Seus filhos, Ele concede dons espirituais à igreja, habilita a dar testemunho de Cristo e, em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade.
      › Razões bíblicas: Gênesis 1:1, 2; Lucas 1:35; 4:18; Atos 10:38; 2 Pedro 1:21; 2 Coríntios 3:18; Efésios 4:11, 12; Atos 1:8; João 14:16-18, 26; 15:26, 27; 16:7-13

      Não fazemos dos pais da igreja, fundadores ou co-fundadores nossa regra de fé, mas únicamente a Bíblia. Ellen White nos advertiu de que uma fé baseada nas crenças dos pais da igreja não suportariam a prova do que porviria, mas que a Bíblia e somente a Bíblia deveria ser a razão de nossa fé e fonte de nossas doutrinas.

      Cabe então o amigo analisar a crença adventista que temos desde 150 anos atrás quando a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criada, e comparar com suas crenças pessoais. O amigo então irá nos dizer se tais doutrinas estão ou não em harmonia com as crenças cristãs atuais.

      http://www.iasd-botafogo.org.br/iasd/index.php/quemsomos-2/crencasfund

      Há uma série chamada "Nisto Cremos" que pode ser encontrada na internet e também no Youtube, que trata de todas as doutrinas fundamentais adventistas. Elas não deixam dúvidas, nem dão margens para erro. Lá, todos poderão conhecer, no que verdadeiramente crêem os Adventistas do Sétimo Dia.

      Excluir
  7. Paulo, não sei se eles terão coragem de enfrentar o tema com franqueza. Se eles negarem os credos, cavaram a cova, se aceitarem, negarão declarações de seus teólogos...

    Problema é deles... já avisamos, saim dessa seita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, as declarações dos líderes adventistas que formularam a crença deles com respeito a Trindade estão bem claras para quem quiser ver. Eles estão se utilizando aquilo que se chama de "circular reasoning"; O sujeito começa a dar voltas e mais voltas e não responde as questões com clareza e objetividade. Misturam um monte de assuntos que não tem nada a ver recusam-se a aceitar as declarações heterodoxas de seus líderes sobre o assunto em pauta! A interpretação "trinitária deles é, três sêres com um só propósito e não a doutrina Trinitária que afirma a distinção de pessoas com a indivisibilidade de Deus. Realmente a interpretação que eles dão à Trindade é a moda da casa!

      Excluir
    2. Isto só demonstra que o amigo não consegue entender a doutrina da trindade adventista, mesmo podendo lê-la nas crenças fundamentais.

      Como o amigo Josinaldo Costa disse anteriormente, não temos qualquer preocupação quanto aos valores que os amigos pregam como regra de fé, tal qual a ortodoxia.

      Utilizamos a Bíblia, portanto não precisamos nos apoiar nem em ortodoxia, nem na fé de pais da igreja. O que cremos é o que está na Bíblia, dela tiramos nossas doutrinas. Agora se os amigos pretendem comparar com as crenças da cristandade monderna, é algo de interesse inteiramente dos amigos.

      Não temos qualquer interesse em emparelhar nossas crenças com as doutrinas da cristandade atual.

      Nosso objetivo não é uma aceitação por base nisto, como tem sugerido o amigo Luciano Sena.

      Significa que levamos a sério o sola scripturas.

      Não fazemos da fé reformada nossa regra de fé, nem qualquer outro meio senão a Bíblia Sagrada.

      Se quiser saber a opinião de teólogos, estão disponíveis em várias fontes, e não tenho visto nenhum deles dizer que nossa crença na Trindade seja diferente das demais religiões da cristandade.

      Fato é que se há alguma variância na crença da trindade, esta provavelmente se dá entre a própria cristandade moderna.

      Porque há um erro dos amigos presumirem de que a crença na Trindade estejam alinhadas entre todas as religiões que crêem nesta doutrina e de que o adventismo tenha alguma variância.

      Em verdade é mais provavel que haja uma variância entre a própria cristandade atual. Se os amigos consideram isto relevante, deveriam começar pesquisando entre os demais cristão para ver qual seria a melhor definição da Trindade e verificar se estão realmente alinhadas.

      Quanto ao adventismo, já é outra história, porque não herdamos a trindade de uma fé reformada ou uma fé ortodoxa ou coisa do tipo.

      Mas à partir da Bíblia extraímos as definições desta doutrina. Então se corresponde ou não à mesma fé dos amigos, são os amigos que precisam dizer.

      Se os amigos não são capazes de dizer ou afirmar categóricamente de que nossas crenças sejam diferentes, nós é quem não diremos. Porque não temos preocupação alguma neste sentido, a menos que os amigos mostrem, na Bíblia, de que nossa definição esteja errada.

      Os amigos sequer são capazes de afirmar que as crenças são diferentes, então que motivos haveria para os adventistas fazerem um estudo e entregar isto pronto aos amigos?

      Os amigos é quem colocaram este ponto em questão, portanto são os amigos que precisam embasar esta possibilidade levantada e não nós!

      Então não vejo sentido em os amigos levantarem um ponto e exigirem que nós é que demos os dados e as informações a fim de comprovar ou não uma diferença de nossas crenças quanto à Trindade!

      Considero isto um pouco de preguiça por parte dos amigos!

      E julgo que se houvesse alguma diferença com o que temos em nossas doutrinas fundamentais, o amigo Luciano Sena já a teria levantado. Se não o fez é porque, mais uma vez, não encontrou coisa alguma, portanto este post em questão, não passa de uma especulação e apenas isto.

      Excluir
    3. Sr. Adventista, você está nos chamando de preguiçosos? Será que eu "ouvi" bem? A interpretação que os vossos teologos dão a expressão, Trindade, é a de TRÊS SÊRES DIVINOS COM UM PROPÓSITO. A doutrina da Trindade, crida e pregada por TODOS OS CRISTÃOS de TODOS OS SÉCULOS, ensina que "existe UM SÓ SER em três pessoas distintas. O amigo consegue ver a diferença?

      Excluir
    4. "Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas."

      Não pregamos que existe um só "SER" porque seria contraditório dizer que há um só ser, dividido em três seres.

      Em verdade há um só Deus, composto de uma unidade de TRÊS PESSOAS.

      E sim, cremos que estas três pessoas coeternas, têm o mesmo propósito.

      Se o amigo considera que os 'três seres divinos', equivale a dizer 'três pessoas divinas', então sim, estão dizendo a mesma coisa.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, o amigo aqui está fazendo simplesmente um jogo de palavras com a palavra "Deus e "Ser", não levando em conta ou desconhecendo o uso do têrmo "Ser" em seu sentido ontológico. Na verdade, se o amigo não notou, você é que caiu em uma contradição quando afirmou: "Em verdade há um só Deus, composto de uma UNIDADE (ênfase minha), de TRÊS PESSOAS. O ÚNICO Deus, não é uma UNIDADE de três pessoas. Istoé uma declaração TRITEÍSTA. Você conhece a doutrina cristã da Trindade, crida e ensinada por TODOS os verdadeiros cristãos através dos séculos? Você poderia me dar a sua definição de UNICIDADE? Sugiro que você leia lá em cima no post, o diálogo do ex-president adventista Neal Wilson com sua mesa a respeito do assunto do qual estamos tratando. Unidade e unicidade tem significados COMPLETAMENTE diferentes. Que o amigo atente para isso.

      Excluir
    6. Não procede.

      Este argumento de o 'Ser' ser diferente de Deus, foi tirado de onde? Se o Ser para o amigo não for Deus então deste modo sim, o amigo teria um triteísmo, creio então que o amigo está confundindo as bolas.

      Conhece-se que:

      Pai é Deus;
      Filho é Deus;
      Espírito Santo é Deus;

      Pai não é o Filho;
      Pai não é o Espírito Santo;
      Filho não é o Espírito Santo


      O amigo não pode usar a definição de Ser para se referir a Deus. Porque já usou esta definição para definir as três pessoas (três seres).

      Seria como desenhar um círculo maior chamado 'ser' e colocar dentro deles três círculos equivalentes e chamá-los de 'seres'.

      De modo que, na Trindade, não existe um plano circuncidando as três Pessoas.

      O catolicismo costuma representar a trindade por:

      http://tribodejacob.blogspot.com.br/2011/06/e-o-primeiro-que-usou-palavra-trindade.html

      Veja o antigo e o novo desenho. No antigo, não existe um círculo em torno dos três círculos, mas que os círculos se entrepõem, simbolizando uma unidade.

      Portanto, melhor será que o amigo pare por aqui e não tente forçar diferenças, o amigo é que precisa corrigir aquela definição, onde chamou a Deus de 'ser' e chamou as Pessoas também de 'seres'.

      Veja algumas definições que se encontram por aí na internet:

      'Deus é uma Unidade, uma essência divina, existindo em Três Pessoas na Divindade, sendo essas Três: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo."

      http://solascriptura-tt.org/TeologiaPropriaTrindade/DoutrinaTrindade-CleversonFaria.htm

      E também da fé presbiteriana:

      pg 20 - http://pt.scribd.com/doc/24995242/Livro-Ser-Um-Presbiteriano

      O amigo Luciano Sena sabe que é a mesma definição. Está apenas tentando encontrar um meio, de nos taxar de seita, por não fazermos da 'fé reformada' nossa regra de fé, nem outra coisas senão únicamente a Bíblia.

      Leia também aqui:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Declaração_de_Verdades_Fundamentais_das_Assembleias_de_Deus#O_.C3.9Anico_Deus_Verdadeiro

      Ou aqui:

      "Existe apenas um Deus verdadeiro revelado em três pessoas ... Pai, Filho e Espírito Santo (comumente conhecida como a Trindade)."

      http://creationwiki.org/pt/Assembléia_de_Deus

      Tuchê amigo! Então se o amigo discorda das definições utilizada pelos adventistas, está a discordar também da Assembléia de Deus, porque usam as mesmíssimas definições, compare:

      ""Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas."" (Igreja Adventista do Sétimo Dia)

      ".Existe apenas um Deus verdadeiro revelado em três pessoas ... Pai, Filho e Espírito Santo (comumente conhecida como a Trindade)." (Assembléia de Deus)

      Perceba então que, da Bíblia, os Adventistas do Sétimo Dia conseguiram extrair a mesmíssima doutrina e chegar ao mesmo denominador comum! O que apenas comprova de que esta doutrina da Trindade crida pelos "reformados" é de fato Bíblica e está correta.

      Viu como estão apenas a fazer especulações? Uma tempestade em copo d'água?

      Excluir
    7. Meu caro amigo Sr. Adventista, você tem que olhar este têma mais de perto! Não está vendo as contradições entre a doutrina cristã e a teologia adventista?

      Excluir
    8. Quem está usando o têrmo três seres são os líderes da vossa denominação. Além do mais, a doutrina "trinitária adventista ensina que Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo possuem corpos, isto antes da encarnação do verbo, indo de encontro aos credos cristâos. É a mesma doutrina mórmom sobre a natureza de Deus. Você NÃO está sendo honesto em sua argumentação, está tentando confundir o leitor apresentando um texto confuso e distorcendo os fatos. Seja objetivo e claro. A vossa crença trinitária passa longe da verdadeira. Será que não basta o que está no post? Será que vamos ter que comparar os credos trinitários com as "revelações de vossa falsa profetisa?

      Excluir
    9. Pois então amigo, prepare suas malas para mudar de religião, porque a Igreja Presbiteriana à qual o amigo professou pertencer, crê na mesma coisas que os adventista.

      Deste modo, se o amigo não crê naquilo que está escrito acerca da Trindade, tanto no dotrinariamento presbiteriano, como no adventista e assembleiano, então o amigo é quem não está munido de uma genuína crença trinitariana.

      Os textos que expûs são claros, não vejo de que modo colocar aqui a crença das três religiões possa ser visto como algo confuso ou de fatos distorcidos.

      Entretanto se o amigo estiver se referindo aos conceitos teológicos que demonstrei, terei que lhe dizer que são o básico conhecido por qualquer cristão estudioso que crê na trindade.

      Aquele modelo é adotado por praticamente todas as religiões trinitarianas. Creio então que o amigo é quem está confuso e deve verificar a fundo aquilo que eu lhe disse, porque conhecer a trindade de forma correta é de fundamental importância para qualquer cristão.

      Excluir
    10. corrigindo "a Igreja Assembleiana à qual o amigo professou pertencer".

      Excluir
  8. Luciano,

    Sair da Igreja Adventista (como vc diz) e ir para onde? Para uma igreja dominguista, espiritualista e intemperante (que é o que temos mundo a fora)?
    Olha, cuidado com suas sugestões! Não se deve querer o mal para o próximo, viu?

    Vc pergunta em que doutrina trinitária cremos.
    Ora, acreditamos na existência de Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas, conforme as Escrituras Sagradas revelam à humanidade. Ponto final.

    Vc gosta de ficar utilizando expressões do tipo "fé reformada", "cristianismo ortodoxo" para tentar "santificar" as doutrinas espúrias e antibíblicas que vc's creem hoje, só que não tem como vc's terem êxito com esta estratégia, meu prezado. O que é santo é santo (doutrinas bíblicas) e o que é profano é profano (doutrinas humanas).

    Sugiro que vc reveja seus conceitos teológicos e deixe essas doutrinas humanas, destituídas de embasamento bíblico, nas quais crê atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josinaldo, é difícil responder? Crê ou não? Seja corajoso, admita sua heresia... seja como os mórmons e TJs que falam abertamente, não se esconda! Vc crê ou não na Trindade Ortodoxa?

      Excluir
    2. Pemita-me utlilizar se sua própria proposta amigo Luciano Sena:

      O amigo crê na trindade Bíblica ou na Trindade Ortodoxa?

      Veja que armadilha: Destrinchemos:

      A Trindade Ortodoxa equivale à trindade Bíblica?

      Quem crê na trindade Bíblica está crer na Trindade ortodoxa? Ou sera que quem crê na trindade ortodoxa é que está a crer na trindade Bíblica?

      O erro está tanto em uma pessoa crer na Trindade Ortodoxa como não crer na Tridade Bíblica.

      Conclusão:

      Devemos crer na trindade Bíblica!

      Neste caso, esta é a única resposta possível de se dar a fim de escapar da falácia de vosso enunciado!

      Então repito-lhe de que cremos na Trindade Bíblica e que não fazemos da ortodoxia nossa regra de fé, mas únicamente a Bíblia, e o amigo bem sabe disto.

      Portanto não tem por que tentar forçar um adventista a dizer que creia ou não creia na ortodoxia. A fim de com a resposta dizer de que a trindade dos adventista seja difernte ou não da trindade ortodoxa.

      Porque o amigo estará usando a falácia da exclusão.

      Como os adventistas retiraram a doutrina da Trindade diretamente da Bíblia, e a ortodoxia, também tirou a doutrina da Trindadae à partir da Bíblia, logo, a maior possibilidade é de que as doutrinas sejam as mesmas.

      Entretanto insto não possui a possibilidade de ser 100% fato, uma vez que, mesmo tendo retirado a doutrina da mesma fonte, possa haver variância.

      A pergunta então é: Há variância, entra doutrina da trindade pregada pelos adventistas e a doutrina da trindade pregada pela ortodoxia?

      Então é isto que se tem de analisar para saber se os adventistas crêem ou não na mesma trindade que os ortodoxos!

      Portanto, o fato de um adentista crer ou não crer na trindade ortodoxa, é irrelevante, porque não será isto que dirá se as doutrinas são ou não equivalentes!

      Esta falácia que o amigo está a todo custo querendo pregar não é muito difícil de se perceber, então desista!

      O resultado seria, caos um adventista lhe disesse que crê na trindade ortodoxa:

      Primeiro proque não estaria fazendo da Bíblia sua única regra de fé;
      Segundo que aceitando um ponto da ortodoxia, não haveria por que rejeitar o restante;
      Terceiro porque haveira uma inconsistência em se firmar na ortodoxia e ao mesmo tempo criticá-la.

      E suponhamos que o adventista digam que não creem na trindade ortodoxa:

      Primeiro dirão que somos ereges e que possuímos uma visão da trindade diferente das encontradas nas escrituras, então em verdade naõ creríamos NA TRINDADE mas euma OUTRA FORMA DE TRINDADE então seríamos taxados como uma seita.

      Agora, o amigo tão somente parte para esta falácia, porque ao analizar a doutrina da trindade adventista (extraída da bíblia) comparada com a doutrina da trindade ortodoxa (extraída também da bíblia) deve ter percebido que são equivalentes.

      Senão já teria nos demonstrado.

      Portanto o próprio fato de o amigo se utilizar de uma falácia, como é de praxe, já indica que a trindade adventista é tão válida quanto a ortodoxa. Embora nem eu nem tu nos atrevamos a dizer que são equivalentes.

      Então a pergunta é:

      Trindade adventista (igual) Trindade ortodoxa?

      ou

      Trindade adventista (diferente) Trindade ortodoxa?

      Qualquer outra contraposição é pura falácia e especulação.

      Excluir
    3. Luciano,

      Não é difícil responder a nenhuma de suas perguntas, meu prezado. Em realidade, suas perguntas são muito fáceis de se dar resposta.
      Inclusive já o respondi.
      Conforme o irmão, Sr. Adventista, compreendeu a respeito de minha fala, creio na doutrina da trindade segundo o que a Escritura Sagrada ensina para nós.
      Não quero saber de suas concepções, Luciano, isto é, sobre as suas doutrinas que chama de "cristianismo ortodoxo", "fé reformada" (e coisas do gênero), muito menos se essas crenças são equivalentes (ou não) ao adventismo.

      Se para vc, Luciano, minha fé consiste numa suposta heresia, não tem problema, ajudarei a propagar o breve advento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com todas as minhas forças mesmo assim, goste vc ou não desse adventismo bíblico.

      Excluir
  9. Bem irmãos Sr. Adventista e Josinaldo Costa, Percebo que o Luciano é muito persistente em se desviar da verdadeira realidade dos fatos.
    Para a realidade do sábado ele tentou mudar para o domingo se valendo da páscoa tentando assim abonar a sua própria doutrina humana, mas claro sem nenhum sucesso.

    Agora por falta de argumentação sólida, vem tentando manchar a imagem da IASD tentando se valer do contexto histórico, mas neste quesito ele peca justamente por não saber ANALISA-LO.

    Seria o mesmo que um desenho já pronto e bem definido com seu traçado original, e uma pessoa viesse a transpor esse traçado, mas muita das vezes se desviando dele.

    Portanto qualquer pessoa não precisará de muito esforço para poder visualizar tais desvios.

    Em Cristo.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os traços estão fracos, trançados, confusos, errados, indefinidos, intercalados e com falhas sérias... tal desenho é turvo, sem luz da verdade eterna, mas produto da mente perturbada de um mulher 'mistificada'.

      Gênes, não tem como reescrever a história do Adventismo sem renunciar Ellen White e 1844...

      Infelizmente, ou felizmente, a marca de seita está chumbada na alma adventista.

      Enquanto eu tiver saúde e vida, pela graça de Deus, do Deus Triúno que vcs, parecem negar, usarei esse blog para alertar os eleitos a escaparem fugirem das heresias do tempo do fim, ao qual a Pessoa Bendita do Espírito nos advertiu que existiria (I Tm 4.1-5).

      Excluir
    2. O amigo diz isto porque, assim como Walter Rea, não possui acesso ao arquivo adventista! Onde toda a história e tragetória do adventismo está registrada através de documentos originais da época.

      São os amigos que andam no escuro e não nós. Qualquer pessoa que visita o Centro White, pode ter acesso hoje a muitos destes documentos em um cofre tão grande quanto uma pequena biblioteca.

      Foi de lá que um dos amigos de Walter Rea se apossou indevidamente de alguns arquivos, justamente o de Canright, antigo crítico (arrependido) adventista.

      Toda a figura que os amigos têm provêm desta obra de Walter Rea e outras análises e suposições de outras entidades que não possuem qualquer documento da época.

      O que vemos portanto são especulações, especulações e mais especulações, escritos sobre documentos extra-adventistas mais próximos da época.

      Não em fontes primárias, mas em obras de críticos adventistas que em certa época foram refutados, e que hoje são ressuscitados, é que se tem construídos teorias e mais teorias acerca do adventismo.

      Então não tem nada de mal traçado ou confuso. O que há são críticos teimosos que se contentam com fontes de terceiros, mesmo tendo hoje acesso à este amplo acervo.

      http://centrowhite.org.br/

      Qualquer pessoa pode agendar uma visita ao centro, qualquer pessoa também pode preparar uma viagem à casa de Ellen White tomada como museu e observar alguns de seus escritos controversos feito de próprio punho e várias de suas caratas em respostas aos críticos.

      Quem não pode se locomover já existe um projeto que permite uma visita virtual, ao centro e suas informações!

      Qualquer crítico que quiser, pode obter milhares de informações de documentos primários e intactos à partir de um simples DVD.

      Portanto, não há motivos para o amigo continuar nesta ecuridão, através de traços fracos, confusos. O amigo não tem acessoa aos documentos e a toda a história adventista porque não quer.

      Comecem por aqui:

      http://centrowhite.org.br/downloads/ebooks-dos-pioneiros-adventistas/

      Clique na aba 'Download' e haverá centenas de outros documentos, que são apenas uma amostra do acervo histórico adventista.

      Os amigos padecem sem saber, por falta de disposição em pesquisar à fundo. Já está tudo mastigado para quem se interessar.

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Bem Luciano creio que não são os traços originais que estão fracos, trançados, confusos, errados, indefinidos, intercalados e muito menos com falhas, mas sim a sua transposição pois ela sim é quem foge do verdadeiro traçado ORIGINAL.

      Luciano, o traçado original mostra de forma bem clara o papel de o Dom Profético ter si manifestado na pessoa de Ellen G. White, pois tinha como propósito corrigir os erros doutrinários e levar as pessoas à verdadeira doutrina bíblica.

      Portanto toda transposição que venha a se desviar dessa realidade estará se desviado dos propósitos do próprio Deus, pois quem traçou tal desenho não foi homem algum, mas sim o próprio Deus, pois somente ele é quem conhece bem o futuro e traça a história humana.

      O que fica mais que visível é vossa conduta ante cristã, esse sentimento anti- adventista justamente por não aceitar a realidade dos fatos, portanto reflita no caminho que vem trilhando e não trilhe para algo que venha á alimentar cada vez mais esse sentimento .

      Lembre se que os mandamentos de Deus são eternos, pois eles permanecerão por toda eternidade. ( Mateus 5:17,18,21,27) inclusive o sábado ( Isaias 66:22-23).
      Portanto todo o VERDADEIRO ELEITO por Deus jamais negará essa REALIDADE.
      Portanto 1º Timóteo 4 :1-5 vai de encontro a quem nega essa verdade revelada pelo próprio Deus.

      Não deixe que sua mente venha a ser cauterizada por tais inverdades.

      Gênes Soares.



      Excluir
    4. Você quer me dizer que TODOS os cristãos de TODOS os séculos estavam errados, e só vocês estão certos? Você teria que estudar um pouco de história da Igreja (eclesiastica). Não deveria falar coisas sem saber.

      Excluir
    5. Bem Paulo Cadi, o amigo até que tenta trilhar o traçado elaborado por Deus, mas assim como o

      Luciano se desvia dele quando se defronta com algo que futuramente colocará á tona os vossos erros doutrinários.

      Portanto não adianta tentar se desviar desse traçado original e tão pouco tentar modificá-lo, pois fazendo assim estarão cada vez mais expondo os vossos próprios equívocos.

      Genes Soares.

      Excluir
    6. Me responda: Deus é um ser ou Três sêres?

      Excluir
    7. O amigo tem algum problema em aceitar três nós em uma mesma corda?

      Excluir
  10. Ah, vc crê na doutrina ortodoxa da trindade? De maneira clara, conforme demonstrou Paulo Cadi... vc crê nos credos históricos da trindade?

    Sim ou Não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Luciano, a Doutrina da trindade não é fruto da mente humana, mas sim em eu aceitar aquilo que o próprio Deus deixou revelado.

      O amigo um tempo atrás não concordava com tal revelação, mas hoje pelo que parece esta em plena conformidade de sua existência.

      Por isso que a verdade é progressiva no que diz respeito ao ser humano, e isso não foi diferente com os pioneiros adventistas.
      Se o amigo negar tal verdade estará negando a sua própria história.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Mais um usando os argumentos fragilizados e contraditórios de Leandro Quadros... veja lá o que eu respondi.

      Excluir
    3. Luciano seja pelo menos uma vez coerente, creio que o amigo ao proceder desse jeito não dá somente um tiro no próprio pé, mas simplesmente vários ao mesmo tempo, pois nega a sua própria trajetória e cada negação é equivalente á um tiro.

      A vossa resposta se constitui num subterfúgio, pois não aceita a realidade dos fatos justamente por não saber analisar-los corretamente. Esse seu espírito anti- adventista que o amigo tem nos apresentado durante vossa jornada é que se constitui o fator primordial para uma mal interpretação de qualquer tema a ser estudado.

      Gênes Soares.

      Excluir
  11. Quanto a mim, eu pessoalmente creio na doutrina adventista da trindade!

    Não adianta amigo Luciano Sena, o amigo está forçando, mas não vai nos pegar nesta falácia, porque não fazemos de qualquer outra coisas senão a Bíblia, nossa regra de fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sr. Adventista acredita que Deus é um ser ou três seres?

      Excluir
    2. Respondido em:

      http://mcapologetico.blogspot.com/2013/10/o-adventismo-atual-cre-mesmo-na.html?showComment=1381161992360#c6055729647409116672

      Excluir
  12. Por favor, não pratiquem a "fuga do tema"... estamos acusando vcs de algo, e gostaria que nos provassem que são mesmo trinitarianos ortodoxos...

    Pauli Cadi pergunta - O Ser de Deus é um ou três?
    Eu pergunto - Acreditam nos postulados dos Credos Trinitarianos?

    Só isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano e Paulo Cadi, para vocês como que uma corda pode possuir três nós?

      Cada nó é distinto ou não?

      Cada um deles fazem parte da mesma corda sim ou não?

      Podemos desatar os nós da corda que o próprio dono dela fez?

      Só isso, há respondam, mas sem subterfúgios.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Gênes do céu!!! Meu, um sim e um não era tão simples... mas a fuga é a resposta positiva.

      Vocês negam a doutrina tradicional da trindade, aliás, isso está admitido.

      Só gostaria de saber de vcs pessoalmente.

      Mais uma vez o ditado popular: onde o diabo está, o rabo sempre aparece.

      Adventismo, é igual Roma, é o mesmo... com outros uniformes, roupagens e com garotos "TV Novo Tempo"...

      Excluir
    3. Que papelão o amigo está fazendo, o amigo está com medo de responder as minhas simples indagações?
      O que fica visível é que o caro amigo não tem uma resposta na qual possa se sustentar, não basta dizer que sigo ao diabo o irmão tem que PROVAR isso pelas escrituras sagradas, se não conseguir o próprio ditado vai de encontro ao caro amigo.
      Vou repetir novamente:
      Para vocês como que uma corda pode possuir três nós?

      Cada nó é distinto ou não?

      Cada um deles fazem parte da mesma corda sim ou não?

      Podemos desatar os nós da corda que o próprio dono dela fez?
      Seja pelo menos uma vez coerente com os demais visualizadores aqui desse blog, responda.

      Excluir
    4. De onde você tirou está analogia? Você tem de ler as confissões de fé do cristianismo. À propósito, quem é o dono que fez os nós? kkkkkkkkkkkkkk!!!

      Excluir
    5. No vigésimo oitavo parágrafo de vosso pôster, mais precisamente na linha nona até á décima terceira o caro amigo demonstra que o grande mistério do trinitarianismo é “como o Deus vivo pode ser três pessoas distintas, mas não separadas”.
      Portanto os Adventistas não têm essa dificuldade em aceitar o conceito bíblico de UNICIDADE NA PLURALIDADE.
      Portanto esse conceito bíblico tem sido demonstrado em Deuteronômio 6:4 e Gênesis 2:24, pois a palavra ali apresentada em ambos os versos é “echad” que significa um entre outros. Portanto Deus é único no sentido plural, da mesma forma que Adão e Eva.
      Se os amigos estudassem corretamente o significa de um determinado termo poupariam vocês mesmos de tantos disparates na qual tem apresentado, lembrando que vossas acusações são totalmente improcedentes não acreditamos em “três deuses” como os caros amigos insinuam, mas sim em um Deus que se revela em forma pluralista.

      Para os amigos:

      Como que uma corda pode possuir três nós?

      Cada nó é distinto ou não?

      Cada um deles fazem parte da mesma corda sim ou não?

      Lembre-se que vossa gargalhada não responde as indagações levantadas, o amigo pretende seguir o mesmo trajeto do Luciano?




      Excluir
    6. "Ela, Ellen White, ensinou que o Pai, o Filho, e o Espírito Santo são TRÊS INDIVÍDUOS DISTINTOS, o que não é verdadeiro da DOUTRINA MEDIEVAL DA TRINDADE". From SDA Seminary, Professor dr. Jerry Moon´s presentation at the Adventist Theological Society´s, 2006. Lhe pergunto: Você conhece a doutrina da Trindade? Quando ele afirma, "doutrina medieval da Trindade, você sabe do que ele está falando?

      Excluir
    7. Estimado Paulo Cadi, o caro amigo já deve ter ouvido falar que Deus não leva em conta o tempo da ignorância humana, pois se ele levasse em conta o nosso amigo Luciano estaria em maus lençóis.

      Portanto o Dom Profético veio para corrigir tal ignorância humana, mas se o ser humano mesmo após ver tal verdade e insistir em trilhar por tal caminho de erro o problema será exclusivamente da pessoa.

      Será que o caro amigo não consegue expor em linhas próprias a vossa resposta quanto ás perguntas que lhe fiz?

      Vou ser mais direto com o amigo, e gostaria de ver a sua resposta.
      Jesus Cristo é a revelação de Deus ao homem, sim ou não?

      Estarei no aguardo.

      Excluir
  13. Deixem os amigos Luciano Sena e seu escudeiro Paulo Caddi crerem no tradicionalismo humano e suas falácias sem contexto....

    A IASD não é "Maria vai com as outras". A IASD segue a Bíblia e somente a Bíblia como base de fé.

    Se os hereges, Luciano Sena e Paulo Caddi, não aceitam a palavra de Deus, o que se pode fazer...

    Deixem eles crerem na seita que eles seguem. Estão de olhos vendados a seguir as tradições humanas. Cegos guiando cegos...

    Dois hereges (Luciano Sena e Paulo Caddi) numa seita de tradições humanas...

    ResponderExcluir
  14. Bem irmão Gilson Tenório, prometo seguir o conselho do irmão, mas permanecerei por mais um pouco de tempo, pois estou aguardando a respostas as minhas indagações levantadas aos dois tanto ao Luciano quanto ao Paulo Cadi.

    Em Cristo.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  15. A próxima postagem, poderia ser,, diante das provas apresentadas na postagem, e pelos comentários aqui, poderemos dizer e espalhar isso: Adventismo é Semi-Ariano!

    Quanto a a sua corda, Gênes, vc escreveu bem: "fazem >>parte<< da mesma corda", ou seja - nenhuma delas é A Corda mas a unidade delas forma a corda.

    Já que vc não sabe o que é Trindade, eu te ajudo (vê se lê mais algumas coisas teológicas, ficar comendo a comida de Ellen White faz isso, dá heresia na cabeça e dor de barriga):

    Cada Pessoa é verdadeiramente e completamente Deus. Deus É as três Pessoas. Elas são distintas, mas não com 33% de um todo. São 100% do todo. Cada uma.Um Senhor, Um Deus, Um Eterno... a saber O Pai, O ilho e O Espírito. Unidos ou distintos, fala-se deles sendo O único (numricamente) Deus

    Você crê nos 27 livros do NT? Então, o camarada que apresentou essa lista, chama-se Atanásio, o Credo que leva seu nome pode te ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Luciano se o amigo fosse um pouco mais cuidadoso em analisar os comentários aqui expostos veria logo a cima o meu comentário que mostra de forma clara que nós Adventistas do Sétimo Dia acreditamos que Deus é um ser ÚNICO que se revela em sua essência na forma das pessoas de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

      Sabe por que Luciano, porque acreditamos no conceito bíblico de UNICIDADE NA PLURALIDADE conforme já demonstrado logo acima.

      Não são “três deuses” como o amigo ERRADAMENTE APRESENTA quando diz: “Cada uma. Um Senhor, Um Deus, Um Eterno...”

      Acreditamos que tanto a pessoa de Jesus quanto á do Espírito Santo se constitui na revelação de Deus ao homem, e não damos margem como o amigo deu de que são deuses distintos.

      Portanto algo revelado é algo visível, e essa distinção visível é para que o ser humano pudesse entender quem é Deus em essência.

      Jesus Cristo e o Espírito Santo é Deus e não dois Deuses como o amigo deixou a entender.

      Os adventistas aceitam a doutrina da trindade como está na bíblia principalmente no Novo Testamento, pena que o caro amigo parece ainda não entender por completo a mesma.

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Os adventistas ensinam que Deus e o verbo, antes da encarnação possuem corpos humanos. Entendeu? Menos o Espírito Santo. Você está entendendo onde isto irá lhe levar. Você não conhece a doutrina da Trindade. Vá estudar rapaz.

      Excluir
    3. O amigo tem alguma dificuldade em compreender a encarnação de Cristo, tem dificuldade em entender o que é um ser espiritual?

      Quem tem demostrado que não conhece a doutrina da trindade é a vossa pessoa.

      Portanto reflita mais acerca dos teus conceitos teológicos.

      Excluir
    4. Você está confundindo unicidade com unidade. Me diga quais as obras teologicas específicas sobre o assunto que você leu. Me diga qual a diferença entre unidade e unicidade. Harmonize a afirmação do Senhor Jesus, de que Deus é Espírito com as "visões" de Ellen White afirmando que Deus Pai, antes da encarnação do Verbo e o Verbo também, antes da encarnação, tem um corpo tangível como o nosso. Você não entende o que está dizendo; está chutando. Aqui ninguém é bobo.

      Excluir
    5. O irmão tem alguma dificuldade em aceitar a singularidade de que Deus, ou seja, as três pessoas que o compõe sejam uma no poder, no caráter e no propósito?

      Agora quanto á Ellen G. White, quando analisamos o contexto Histórico de tal citação vemos que ela se opunha contra á ótica de alguns que “espiritualizavam” os membros da divindade colocando ás como distantes,impessoais, místicas, ou seja, irreais.
      Por isso que ela favoreceu o conceito que retratava Deus como pessoal, literal e tangível, ou seja, um “ser real”.
      Quando se observa tal paradoxo percebemos que o que ela enfatiza é Deus como ser real.

      Creio que o amigo não chegaria ao ridículo em dizer que Deus é a natureza, o vento, o plástico, ou até mesmo em dizer que o ser humano seja Deus.

      Portanto Creio que os demais aqui não são bobos pois fica fácil de perceber os vossos equívocos principalmente a vossa falta de coerência em analisar a nossa história.

      Já vou adiantando ao caro amigo, esse espírito ante- adventista é o fator base para tais disparates interpretativos.

      Excluir
  16. Luciano e Paulo Cadi, estou te deixando alguns estudos com respeito a Doutrina da Trindade, Veja-os : Se já viu eu não sei....

    http://www.youtube.com/watch?v=77yndgsVP6w

    http://www.youtube.com/watch?v=d-YL1tJG9cA

    http://www.youtube.com/watch?v=GIXffNogKHw

    http://www.youtube.com/watch?v=79P__B2H0QE

    Talvez lhe ajude com suas pesquisas com respeito ao Adventismo envolvendo a doutrina Trinitariana .....

    ResponderExcluir
  17. Gostaria tb de te passar um:

    http://www.arquivoxiasd.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a espalhar, isso, ou aquilo, sugeriria que o amigo Luciano Sena o fizesse através de livros.

      Isto não apenas demonstraria de que o amigo estaria realmente colocando fé e se responsabilizando pelo que haveria sido escrito, como sairia do âmbito das acusações informais, que não são bem vistas no meio teológico acadêmico.

      Então, nada o impede de espalhar coisas por aí a seu bel prazer, faça isto. O amigo poderá angariar um público dado à boatos e sensacionalismo, porém, por outro lado, jamais poderá se ver incluído na galeria de estudiosos sérios.

      O amigo precisa seguir um caminho ou outro, não dá para continuar reaproveitando de opiniões e acusações alheias e ao mesmo tempo esperar ser aceito como um estudioso sério.

      Citarei um exemplo:

      Por que os comentários daquele vídeo sobre a palestra do amigo está desativado? O amigo não conseguiu os elogios que esperava?

      Percebe de que as pessoas que nos acompanham aqui neste blog, possuem um nível de estudos e conhecimento tanto quanto, ou até superior ao que nós mesmos apresentamos?

      Como administrador deste blog, o amigo não pode se dar ao luxo de cometer o mínimo erro, uma vez que se mostra na posição de acusador.

      Falhas e deslizes portanto, jamais passarão despercebidos. O amigo demonstra estar decidido a colocar o adventismo como seita atacando no quesito da mais exemplar crença cristã, a Trindade.

      Toda a argumentação apresentada, parece então, tão somente um subterfúgio. Mas o amigo sabe de que se o amigo acusar diretamente o adventismo do sétimo dia de seita, por não crer na trindade, terá que provar o que está dizendo. E não me refiro a ter que provar opiniões de antepassados, mas sim provar de que os adventistas crêem hoje, da forma como o amigo tem alegado.

      "O Adventismo ATUAL crê mesmo na ortodoxa doutrina trinitariana?"

      O amigo mesmo destacou o "ATUAL" em seu título.

      Então seria melhor que o amigo escrevesse isto em um livro.

      Porque até hoje não vi um teólogo, ou estudioso sério, em algum de seus livros, questionar os adventistas do sétimo dia acerca da atual crença na Trindade.

      Perceba então amigo, que mexer na Trindade adventista não é o mesmo que mexer em um ponto controverso comum, como o sábado. O amigo estará mexendo no âmago de uma igreja com mais de 25 milhões de praticantes e outros milhões de simpatizantes inclusive de outras religiões, não excluindo a presbiteriana.

      (...)

      Excluir
    2. Então o amigo precisa pensar muito bem antes de espalhar algum boato neste sentido.

      Sei que o amigo está um tanto quanto desesperado em tentar provar que o adventismo seja uma seita e disposto a fazer o que achar que seja necessário, mas deveria analisar os efeitos de seu último ataque na forma de discurso, postado no youtube.

      O amigo não ganhou simpatias, mas perdeu a simpatia de todos os adventistas.

      Além disto, também perdeu a simpatia de muitos daqueles que tem particular admiração pelos adventistas do sétimo dia. Também despertou a desconfiança de irmãos de outras denominações, não excluindo a presbiteriana que, ao contrário do amigo, vêem com bons olhos o trabalho dos Adventistas do Sétimo Dia.

      Inclua também nos estudiosos das mais variadas denominações e também nos teólogos que tenham assistido o vosso palestrar, analisando cada detalhe.

      Hoje os adventistas mantém uma relação saudável com nosso irmãos presbiterianos e ambos comparecem juntos em encontros, palestras e até debates, como os ocorridos na RIT TV.

      Pessoas como Leandro Quadros, não teria problema algum em comparecer de cabeça erguida diante de milhões de presbiterianos em algum congresso cristão. Mas e quanto ao amigo?

      Se for convidado a algum congresso, teria coragem de aparecer de cabeça erguida diante de milhões de adventistas? E teria de pregar em público aquelas mesmas coisas distas naquela palestra? Te garanto que pregadores como Leandro Quadros, não receariam sequer por um segundo em repetir ao vivo diante de milhões as mesmas coisas que tem dito através da TV.

      Portanto, é possível sim fazer duras críticas e contradizer doutrinas, sem provocar o ódio ou qualquer tipo de sentimento ruim nos irmãos de uma determinada religião, basta seguir a linha acadêmica e privar pela honestidade intelectual e utilizar-se de materiais confiáveis, e não de qualquer porcaria que se vê na internet. Se o amigo assistisse o canal da Novo Tempo bem como outros canais religiosos de outras denominações, saberia como isto deve ser feito e creio até que o amigo tenha uma idéia.

      Mas saiba que do modo como o amigo tem feito, ao invés de estar diminuindo o adventismo, estais a diminuir a si mesmo em simpatia e angariando apenas sentimentos ruins, unicamente pelo fato de ter agido de forma desonesta. Se houvesse sido honesto, a coisa seria bem diferente, aí sim teria conquistado respeito.

      Excluir
    3. Sr. Adventista, foi lhe informar o que já disse à outro participante. O adventismo, assim como o mormonismo ensina que Deus Pai e o verbo antes da encarnação tem corpos humanos. Não afirmei que são da mesma matéria, mas tem corpos como os humanos. Já, o Espírito Santo, não tem corpo. Isto vai DIRETAMENTE contra o conceito de mesma substância das pessoas da trindade. Por isso que vossos líderes, como está no post, usam o têrmo seres. Vocês são sim TRITEÍSTAS. Você escreve textos longos, confusos, Usando de uma argumentação verborragica para CONFUNDIR o leitor. começa a falar de assuntos que NADA tem a ver com a postagem e não conseguiu provar sua tese. Você está ERRADO e sabe disto. Você é que está forçando a barra ao querer harmonizar a doutrina trinitária com a falsa trindade de vossa seita, usando de fontes protestantes de uma maneira desonesta.

      Excluir
    4. Errata: Onde diz "foi", na primeira linha, leia-se , "vou"

      Excluir
    5. Sr Adventista, gosto de ser conciso. Então respondo:

      1. Os comentários do vídeo o rev. Ageu não liberou nem das outras palestras.
      2. Qualquer um que criticasse o adventismo recebria as cr´ticas dos adventistas. Por exemplo, o que vc diria de alguém que chamasse Ellen White de profetisa mor do adventismo? O Dr. Nicodemus disse, isso, então, ele tb não seria cadêmico para vcs... até vc já criticou tb Franklin Ferreira... ou seja, criticou o adventismo, levou!!!
      3. Veja os cometários do vídeo dos que não são adventistas no Voltemos ao Evangelho.
      4.Todos os MEUS irmãos concordaram comigo, em contatos por e-mail e Face. Não esperava isso de vcs...
      5. Eu não tenho capacidade de aparecer diante de milhões. Mas pode ter certeza, Leandro Quadros não receberia o púlpito de uma Igreja Cristã séria...
      6. Relação saudável com Presbiterianos? Obvio, que somos pacíficos, adventistas e presbiterianos, mas não existe comunhão cristã. Se um adventista vier para a IPB deverá ser batizado, pois não é cristão.
      7. Pode ter certeza, que o que estou sempre postando, está sendo absorvido pelos meus irmãos, o que irá contribuir para que a porta da IPB feche as suas portas para a IASD, para seus músicos, para sua TV.
      8. Quanto a escrever um livro, isto está sendo feito, não sei quando e como, mas ainda publicarei um livro com uma exposição do adventismo tendo como pressuposto a teologia Reformada, mas que diferença´isso fará para vcs?

      Por outro lado, não tenho nada contra vcs, como pessoas e cidadãos, e até mesmo como religiosos. São honestos e dignos como qualquer macumbeiro, ou mórmon e Testemunha de Jeová.

      Não pode vc sentir-se magoado comigo ao tratar o adventismo de diabólico, sendo que seu guru, Leandro Quadros, já chamou o calvinismo de diabólico e o Deus calvinista de 'doente mental'.

      Estamos no campo da ideologia religiosa. Já assisti culto adventista, e pude constatar que o mundo está dividido em dois: Adventista e o resto! Sendo o "resto", campo missionário... então meu amigo, é isso.

      Excluir
    6. Já vi este site a muito tempo atrás, e você ouviu os vídeos ???

      Excluir
    7. Amigo Paulo Cadi, é melhor o amigo deixar as fontes que adquiriu de lado e procurar algum livro adventista, esta informação de que "Já, o Espírito Santo, não tem corpo" não faz parte de nossas crenças.

      Excluir
    8. Então até lá, amigo Luciano Sena, continuaremos utilizando a porta aberta para "a IASD, para seus músicos, para sua TV". E agradando nossos irmãos presbiterianos com nosso louvores e compartilhando tudo que temos e que somos.

      Agradecidos pelo amigo ainda não ter fechado esta porta, já que o amigo considera ter direito à este privilégio e capacidade de convencer aos demais a proceder segundo a sua vontade pessoal.

      Excluir
    9. Sr. Adventista, você não vai me dizer que o Espírito Santo tem um corpo, vai? O Espírito Santo tem um corpo, ou não?

      Excluir
    10. Espírito Santo é Deus!
      Então lhe pergunto: Deus tem um corpo?

      O Espírito Santo é uma pessoa!
      Então lhe pergunto: Essa pessoa tem um corpo?

      Usarei uma citação à partir do irmão Gênes:

      "Jesus é Deus, o Espírito santo é Deus mas os dois não são deuses separados do Pai, pelo contrário ambos são o próprio Deus."

      Esta é a visão que podemos levantar acerca desta questão, e que não foge dos limites do doutrinariamento da Trindade.

      Sei que provavelmente a maioria dos cristãos responderiam, respectivamente, sim, não àquelas questões, mas será que estes saberiam explicar o por que?

      Agora se o amigo quiser saber minha opinião, aí já é outra história.

      Fecha-se a questão então vai a minha própria opinião:

      Continuando aquela visão científica que lhe expûs acerca do que penso sobre a natureza de Deus:

      Assim como Deus não precisa (o que não diz necessáriamente que tenha ou não tenha) de um corpo, mas adotou de fato um corpo e habita hoje no mundo espiritual onde há contido os anjos, o Espírito Santo possui este mesmo corpo EM Deus. Mas não precisa de um corpo enquanto Pessoa (o que também não diz necessáriamente que tenha ou não tenha).

      O que nos interessa é que, como pessoa, o Espírito Santo pode ainda se personificar. Assim como o próprio Jesus se personificou no AT.

      Então de modo simples, concluo que quando estivermos no céu, poderemos abraçar o Espírito Santo em pessoa.

      Fecha-se então aqui, a minha opinião.

      Excluir
    11. O Sr. Adventista fez uma declaração pessoal no final, de índole triteísta, confirmando as declarações de vossos líderes. Não conseguem sair disto enquanto estiverem endossando as "visões" de vossa profetisa com relação a corporealidade do Pai e do Filho, antes da encarnação. Isto NÃO está na biblía. Vai CONTRA os ensinamentos dos apóstolos que afirmam que o verbo se achou em forma humana pela encarnação. Filipenses 2:7-8.

      Excluir
    12. O trinitarianismo foi adotado antes mesmo de Ellen White começar a publicar seus livros.

      Cuidemo-nos das presunções.

      E o amigo continua errando, ao tentar atribuir triteísmo às explicações que lhe demonstrei.

      Triteísmo não assume uma unidade das três pessoas em Deus.

      E se fosse o caso, o amigo teria que alertar ao seu pastor para deixar de crer na trindade como está escrito nas crenças da Igreja Assembléia de Deus, que assim como as demais igrejas, crêem na trindade da forma que lhe demonstrei.

      Se o amigo sente que há algo errado no que tem sido exposto, saiba então que tem algo de errado na visão do amigo quanto à trindade.

      E não estou entrando no mérito sobre o Espírito Santo ter ou não um corpo. Mas que o amigo ainda não aceitou a unidade das três pessoas em Deus.

      Lembre-se de que mostrei a crença de vossa própria religião, não se esqueça de que a definição é a mesma a que chegaram os adventistas.

      Excluir
    13. Sr Adventista, então qual é o erro tradicional da doutrina da trindade que o livro ASD diz que os pioneiros e Ellen White criticavam?

      Qual é o erro do Credo Metodista supracitado?

      Nos aponte, por favor....

      Excluir
    14. Sr. Adventista, Os credos cristãos trinitários desde sua concepção tem sua essência na ontologia, coisa inexistênte na capenga teologia adventista, que ao meu ver de teologia não tem nada. Como vai se chamar "aquela coisa" de teologia? É até uma ofensa a todos os teologos cristãos da história. É sim triteísta a crença adventista que ensina que Deus Pai e o Filho tem um corpo como os humanos, isto antes da encarnação do verbo. Onde que ficou o corpo original do verbo quando ele foi concebido no ventre de Maria? Os adventistas são heterodoxos ou se preferir heréticos. Não podem ser uma continuação restauracionista da reforma pois exatamente na doutrina essencial que é a da trindade, eles a rejeitam como está nos credos universais. A Assembléia de Deus, não aceita a corporealidade de Deus, antes da encarnação do verbo. O verbo "se fez carne", antes era Espírito tripessoal. um Espírito simples, indivísivel, e que continua indivísivel depois da encarnação do verbo, porque as suas duas naturezas divina e humana, não se misturam ou confundem. Apenas este adendo, já basta para provar que os adventistas não são trinitários, mas crêem em três sêres separados, dois sendo corpóreos. É a mesma doutrina dos mórmons, igualzinha.

      Excluir
  18. "Acreditamos que tanto a pessoa de Jesus quanto á do Espírito Santo se constitui na revelação de Deus ao homem, e não damos margem como o amigo deu de que são deuses distintos"

    que significa isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Fernando Costa, creio que sua pessoa poderá compreender melhor o significado das minhas palavras quando compreender o conceito bíblico de UNICIDADE NA PLURALIDADE apresentada em Deuteronômio 6:4 e Gênesis 2:24, pois a palavra ali apresentada em ambos os versos é “echad” que significa um entre outros. Portanto Deus é único no sentido plural, da mesma forma que Adão e Eva.

      Não acreditamos que exista "dois deuses" distintos do Pai, mas sim que tanto a pessoa de Cristo quanto a do Espírito Santo é o próprio Deus.

      Se acreditarmos que exista dois deuses além do Deus único e verdadeiro estaremos adotando doutrinas pagãs pois Deus não seria um mas sim três, e isso é totalmente ante- bíblico.

      Espero ter ajudado ao irmão.

      Gentilmente.

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. "Se acreditarmos que exista dois deuses além do Deus único e verdadeiro estaremos adotando doutrinas pagãs pois Deus não seria um mas sim três, e isso é totalmente ante- bíblico."

      pois é, vcs não creem que o Filho e o Espirito são a mesma essência do Pai, é isso que a ortodoxia ensina e que vcs desprezam.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Mais uma "pérola" nas citações (6) e (7) no post do nosso amigo HEREGE Luciano Sena.Tenho certeza que nosso "amigo" será o primeiro a levantar bandeira da "santa inquisição" para destruir o verdadeiro povo de Deus no fim do tempo, assim como foi feito no passado.

    E, meu "amigo" deixe de fora os Mórmons e TJs que não tem nada a ver com sua insanidade contra a IADS.

    Deus o abençoe meu "amigo" Luciano Sena.

    ResponderExcluir
  21. Creio que Luciano Sena tem razão... sou adventista, mas ele tem razão, pelo menos quanto às suas descrições históricas.
    O "Em busca de identidade" de George Knight, também apresenta uma composição descritiva de evolução doutrinária parecida. É preciso assumir que temos característica heterodoxas de fato. Defender o que cremos, implica na honestidade de que não compactuamos realmente com a tradição histórica da igreja como válida na composição de doutrinas, mas, apenas o livre exame das escrituras fizeram parte da construção de nossa espinha dorsal teológica. Tecnicamente não ligo para o apelido de "triteísmo". A partir daí sim deixa de ser apenas uma avaliação histórica e passa a ser um julgamento do autor em relação à igreja adventista. Concordo com a pesquisa histórica de que nossos pressupostos são diferentes de quem advoga tradição eclesiástica, Knight afirma isso ao nos caracterizar como da ala "restauracionista da reforma protestante", só achei meio pesado o jeito como o Sena falou. Mas, cada um se expressa de uma maneira não é mesmo? rsr.~Deus abençoe

    ResponderExcluir
  22. "Acreditamos que tanto a pessoa de Jesus quanto á do Espírito Santo se constitui na revelação de Deus ao homem, e não damos margem como o amigo deu de que são deuses distintos"

    que significa isso???

    Resposta: a negação da trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Fernando Costa o que se constitui negação é quando se prega a existência de "três deuses" creio que o irmão não aceitaria esse disparate teológico.

      Jesus é Deus, o Espírito santo é Deus mas os dois não são deuses separados do Pai, pelo contrário ambos são o próprio Deus.

      Excluir
    2. Estimado Gênes Soares.
      Tenho percebido por tuas colocações um compromisso sincero com a verdade e quando percebemos isto em um debatedor glorificamos ao Senhor Jesus, pois deve ser este o procedimento de todos nós, que amamos verdadeiramente o Senhor.
      Estou me inteirando do tema tratado nesta página agora.
      Só para esclarecer, quem sabe a quem não esta te compreendendo. Pergunto:
      O amado do Senhor, entende a doutrina da Trindade como é descrito na ortodoxa doutrina da trinitariana? sim ou não? Caso a resposta seja negativa. Qual ou quais os pontos divergentes?
      Se concordar com minha sugestão, fico no aguardo da ou das respostas?
      Saudações,
      Nos laços do calvário,
      Wilton

      Excluir
    3. PS: onde se lê: " ortodoxa doutrina da trinitariana "; leia-se: ''... ortodoxa doutrina trinitariana..."
      Paz
      Wilton

      Excluir
    4. "Se acreditarmos que exista dois deuses além do Deus único e verdadeiro estaremos adotando doutrinas pagãs pois Deus não seria um mas sim três, e isso é totalmente ante- bíblico."

      pois é, vcs não creem que o Filho e o Espirito são a mesma essência do Pai, é isso que a ortodoxia ensina e que vcs desprezam.

      Excluir
    5. "Deste excerto, nós vemos claramente que estes líderes adventistas, que ajudaram a aprovar a declaração oficial de crenças fundamentais sobre a Trindade, em 1980, sessão da Conferência Geral, de fato, não eram trinitarianos ortodoxos, mas em vez disto, uma forma de triteímo pode ser vitos em suas crenças , até mesmo usando a frase "três seres", em referência às três pessoas mencionadas na declaração. Observe também que no adventismo, o "mistério" sobre Deus, é como TRÊS SERES PODEM SER UM. Este o EXATO OPOSTO do trinitarianismo. Para o trinitariano, não é a unicidade de Deus que é o mistério (como três "deuses" podem ser um, como no adventismo), mas, em vez disso, o mistério de Deus, é: como o Deus vivo pode ser três pessoas distintas mas não separadas."

      Excluir
    6. O amigo com suas palavras demonstra claramente que desconhece o ensinamento bíblico adventista sobre a trindade.

      Nós não damos margem para existência de três deuses, mas sim que as três pessoas juntas unidas se constituem o próprio Deus.

      Até quando o amigo vais continuar com vossa redundância?

      Gênes Soares.

      Excluir
  23. Até complementando o que falei há pouco, na declaração acima o Sena classifica-nos em dois grupos: "adventistas e todo o resto". Sendo o resto alvo missionário.
    Ele tem razão também... Nós não damos nosso púlpito a nenhum protestante... Por que iríamos quere o deles?...
    A partir do momento que cremos que Ellen White declarou que o protestantismo tornar-se-ia apostata no futuro, e mais, a autora os associa a uma das "rãs" de apocalipse, é óbvio que o sentimento despertado por eles será de desaprovação.
    Creio que somos protestantes dos protestantes por assim dizer. E é óbvio que isso não mudará...
    A partir do momento que nos proclamamos contra o protestantismo é óbvio que se declararão contra nós... Minha reação é a tranquilidade, de que se creio como creio, (ou seja não ortodoxo no sentido da tradição) o tempo futuro dirá se estamos certos ou não... Porém, por hora, como disse anteriormente: Luciano Sena tem razão em descrever historicamente a maneira como somos heterodoxos (do ponto de vista da tradição católico / protestante), afinal: Crer em Ellen White é heterodoxo, crer no sábado como dia de guarda é heterodoxo, crer que há um santuário no céu é heterodoxo, etc, etc. Sou honesto em dizer que creio em tudo isso e não tenho problema nenhum... Se o protestantismo quer me chamar de seita,... que chame!! Afinal nós o chamamos de babilonia não é mesmo... rsrsr. A verdade é que não chegaremos à unidade doutrinária... o que não quer dizer que amemos Cristo... Pelo contrário... Protestantes e adventistas amam a Jesus e de seus jeitos sejam eles quais forem, sabem: Que somente por Ele são salvos... abs

    ResponderExcluir
  24. FINALMENTE UM ADVENTISTA HONESTO!!!!!!!!!!

    "Circulo da Saúde", eu só estou 'demarcando' as diferenças, e acredito que vcs estão errados, assim como vcs acreditam que nós estamos.

    Isso não é normal?! Não tenho problema algum com sua postura, aliás muito honesta, o que os demais parecem tentar maquiar.

    Tenho um amigo adventista (que me ajudou em uma momento dificil de minha vida), que pela graça de Deus, deixou de crer em Ellen White e 1844... e toda família já abandonou a religião ASD. Por outro lado, existem vários que deixam o protestantismo e aderiram ao Adventismo e alegam que encontraram a verdade.

    Isso é o que está acontecendo!

    O reconhecimento de diferenças e oposição é estabelecido no próprio âmago da existência do grupo - afinal que mensagem é a dos três anjos?

    Se o protestantismo ortodoxo rejeitá-lo como seita, vcs nos rejeitam como "filhos de babilônia", como bem destacou vc.

    Que os demais assumam as diferenças de maneira enérgica, tal como Luis Gonçalves, e não como Leandro Quadros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano, isso é uma grande verdade.
      E digo mais,... há mais de 160 anos nos pronunciamos como separatistas do protestantismo ortodoxo.
      Muitos de nós adotam posturas nada bacanas com os evangélicos, uma coisa é aproximar-se para dialogar, reconhecendo que somos diferentes, uma outra coisas totalmente diferente é nos aproximar “parecendo legais por um lado” e por outro tentando evangelizá-los. Eu era protestante tradicional também, todavia não me tornei adventista por este caminho, ou seja, através do aliciamento de alguém. A princípio me frustrei com toda a bagunça da teologia da prosperidade presente na liderança de quase todas as igrejas, mesmo tradicionais como a minha antiga denominação já estavam sendo influenciadas, além de a briga por poder dos ministros mais velhos em minha igreja local. Isso era demais para um jovem seminarista como eu era na época que tinha uma visão “romântica do ministério...” Neste ponto o adventismo atualmente constitui-se em uma denominação de postura séria e por mais que apresentassem alguns outros problemas, são integros no intuito da busca por uma vida cristã centrada na segunda vinda de Cristo e não no amor aos tesouros deste mundo.
      Porém, muitos adventistas agem errado, por que não conhecem sua própria história. Especialmente no que tange à história do seu relacionamento com outras denominações. Passarei a descrever a seguir algumas razões pelas quais creio que seu artigo gerou tanta polêmica. E ao creio que elas não foram reações superficialmente teológicas, na verdade tratam-se de razões históricas. Melhor ainda, tratam-se da má compreensão de razões históricas...
      O adventismo é separatista em sua essência, e desde a metade do século XX tem sofrido internamente com algumas ações extremistas de alguns de seus membros, são os famosos dissidentes. No caso do adventismo brasileiro o sofrimento é mais recente, ele remonta-se ao começo dos anos 2000. Dois grupos influenciados por extremos teológicos australianos e norte americanos surgiram no final dos anos 90 e nossas dores estão ligadas, primeiro: aos neo-antrinitarianos, e aos perfeccionistas pós lapsarianos.
      A partir deste último grupo passarei a discorrer acerca do acontece...

      Excluir
    2. A interpretação que temos da segunda mensagem angélica (Igreja apostatada no contexto do tempo do fim, Protestantismo como filhos de babilônia, etc) deriva ainda da epistemologia do movimento milerita, muito antes de haver IASD como denominação (fato só ocorrido em 1863), o livro: “O Santuario e as Três Mensagens Angélicas. fatores Integrativos no desenvolvimento das Doutrinas Adventistas”. Alberto R. Timm, relata isso... É claro que a constituição como denominação reforçou este ponto de vista (Note que isso não significa oficialmente que os adventistas imaginem que todos os protestantes estão perdidos, etc, prova é que EGW declara: “E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante. Fonte: O Grande Conflito, p. 383.) – (Embora também eu digo a você Luciano que infelizmente muitos dos membros de maneira particular por falta de conhecimento não crêem assim, é uma pena, crêem que só adventistas são salvos, etc)
      Sendo assim, fica claro que nossos posicionamentos epistemológicos são antagônicos. Existem mais fatores, é evidente, mas só por este já temos prova suficiente.
      Porém da metade do século XX para cá o adventismo em sua forma oficial de apresentação tem procurado se aproximar mais da tradição evangélica e isso incomodou uma porção de tradicionalistas dentro da denominação, líderes ou não. O livro Questões sobre doutrina, nasce desta tentativa de aproximação. L. E. Froom pagou um grande preço por isso. Ele e alguns lideres tiveram em seu coração ao que parece o bom senso de dialogar com respeito com Martin e Barnhouse por volta de 1957 e tiveram de enfrentar a ira de M. L. Andreasen, um teólogo influente durantes as décadas de 30 e 40 e que era fundamentalista extremista e defensor de uma doutrina herética de “teologia da última geração”, de certo modo ele cria em pós lapsarianismo e em uma espécie de redenção diferente, onde os “filhos de Deus no tempo do fim desenvolveriam a capacidade de vencerem totalmente o pecado sem intercessor” (uma influência perfeccionista oriunda da teologia Holiness sem dúvida). Andreasen havia escrito alguns anos antes o livro Ritual do Santuário, onde expõe suas idéias, (atualmente graças a Deus, a teologia de Andreasen é rejeitada e tida como uma ofensa à doutrina da justificação pela doutrina oficial – embora ainda existam remanescentes barulhentos desta falsa teologia ligadas ao hartland nos EUA e ao IEST Rj no Brasil). Segundo Knight na introdução teológica do atual Questões sobre doutrina, Andreasen teria sofrido algum tipo de mágoa e na realidade reagiu conclamando o restante da igreja como se ele fosse uma espécie de mártir e isso é verdade... Essa postura é vista em alguns seguidores de Andreasen até hoje...

      Excluir
    3. A postura de Froom era boa, pois dialogava com o protestantismo e sabia expor que era diferente, todavia, isso não impediu que tivessem amizade entre eles. Martin e Barnhouse declararam que as reuniões que deram origem ao livro foram uma benção. Porém, a maior parte dos adventistas ainda se pareciam (e muitos ainda se parecem) mais com Andreasen do que com Froom. Enquanto Froom se aproximava com intenção de diálogo sincero, Andreasen e todo e qualquer adepto de sua teologia, se aproxima de um evangélico com intenção “evangelizá-lo”.
      O fato é que o tempo passou e atualmente temos de amargar a tendência de ministérios independentes dentro da denominação tais como o Hope International e o Hartland Institute, ambos perfeccionistas adeptos da teologia de Andreasen...
      Para piorar uma ala do Hope tornou-se antitrinitariana e recentemente influenciou um grupo brasileiros que deu origem aos dissidentes adventistas históricos... http://www.adventistas-historicos.com/
      O fato é que de uns doze anos pra cá tem sido uma situação delicada neste ponto da teologia e no caso dos antitrinitarianos então, gerou-se exclusões, pessoas fundaram novas denominações, enfim, triste, ainda mais para o adventismo brasileiro que não sofria cismas grandes desde a época do surgimento da igreja adventista da promessa. Pessoalmente tive que enfrentar vários antitrinitarianos e perfeccionistas barulhentos em meu distrito, rsrs, como são destrutivos.
      Ironicamente a nossa epistemologia que não dava muita vazão a qualquer tradição, criou a sua própria e hoje, temos de lidar com o que somos para o protestantismo há muitos, anos a saber: protestantismo do protestantismo.
      Da mesma forma que os mais extremados de nós tentam se aproximar de evangélicos para “evangelizá-los”, ironicamente, os nossos queridos dissidentes se aproximam de nós com intenção de nos “evangelizar”, (rsrs). E o pior, alguns deles nos chamam até de “babilônia”... kkk
      A medida que amadurecemos, grupos internos presos à “tradição” se rebelaram e por aí vai...

      Excluir
    4. É bem verdade também que muitas das coisas que dizíamos do protestantismo há décadas tem sido percebidas em nossos dias: A preocupação com crescimento numérico em detrimento da doutrina, o amor a riqueza deste mundo desfocando o crente da segunda vinda de Jesus, o ecumenismo, etc. Mas isso não quer dizer que todos os protestantes sejam assim. Mas como instituições e lideranças tem se apresentado desta forma, isto é um fato. Basta analisarmos um pouquinho do polêmico Silas Malafaia por exemplo. Para mim o maior exemplo de como o amor a riqueza transforma a pregação de um homem que no passado inspirou a tantos e hoje mercadeja a fé.
      Sabe Luciano, tal performance tornou-se um circulo vicioso. Esta é a razão pela qual seu artigo gerou talvez mais polêmica do que qualquer outro. Ao falar sobre isso você toca em um precendente que dá margem para que as rusgas internas e já dissedentes inflamem de novo, etc. É verdade que nem todos os nossos fundadores eram antitrinitarianos, mas aqueles que formavam nossa espinha dorsal teológica eram. Também é verdade que Froom e a atual direção da igreja nunca creram na teologia perfeccionista da “última geração”, porém, o teólogo mais influente do adventismo das décadas de 30 e 40 desenvolveu tal linha de pensamento.
      Enfim, vivemos no âmago de um problema sério e o protestantismo não tem culpa nenhuma nisso. Você apenas tocou num ponto que muitos não querem admitir.
      Recentemente George Knight (mais uma vez o cito, pois é um autor que gosto muito) escreveu o livro A visão apocalíptica e a neutralização do adventismo. O autor faz uma proposta séria de que devemos esquecer um pouco o que ele denomina da teologia das “bestas do apocalipse” e que devemos construir nossos alicerces baseados em Cristo e na nossa profunda expectativa histórica de que nos preparamos para sua segunda vinda, ou seja, aquilo que deveríamos ser em essência. Ele de certa forma disse que há uma tendência em nós de focar aquilo que é periférico e de esquecer o que é essencial... Eu creio que ele tem razão.
      E graças a Deus as posturas oficiais da denominação tem procurado seguir isto, porém, em um âmbito menor temos de lidar frequentemente com os fantasmas criados no passado. O que precisamos é ser o máximo relevante possível, colocar no coração do povo o anseio pelo trabalho do evangelho e por Cristo e este problema de desentendimento dos últimos anos será superado.
      Talvez se o seu artigo tivesse tocado em outros pontos não teria incomodado tanto. Rsrsr.
      Concluindo, pessoalmente minha relação com os evangélicos (apesar de eu ter deixado o protestantismo tradicional há mais de 6 anos) é muito boa... Não ofereço e nem ministro estudos e ou livros a evangélicos convictos de sua fé em Cristo (embora esta postura não agrade a muitos de meus irmãos mais ligados à Andreasen, rsrs, especialmente por eu ser Ancião). Apenas dialogo, e só apresento estudos doutrinários a evangélicos se eles de sua própria vontade pedirem e insistirem.
      Ainda prego nas igrejas evangélicas quando me convidam, (aliás bem frequentemente, srsr) é claro que jamais toco em qualquer assunto que gere polêmica. Falo sobre e Cristo e sobre Ele somente. Fico triste apenas porque não posso convidá-los para estar conosco também pregando. A estrutura eclesiástica me impede disso, embora eu seja ancião... Mas meus amigos entendem bem isso.
      Creio que não há problema nenhum em assumirmos o que cremos, reconhecermos os processos históricos que culminaram com o que hoje somos, há problema sim em vendar os olhos para tudo isto e acharmos que estamos acima de sofrer as mesmas dores do protestantismo.
      Como diria Knight, o adventismo só é relevante quando assume a postura que é diferente, caso contrário seria melhor estar em qualquer outra denominação.
      Grande abraço a você e parabéns pela sua forma de diálogo. Na minha opinião muito mais educada do que a de outros apologistas com que dialoguei. Ass. Jr

      Excluir
    5. Círculo da saúde. Fico muito feliz em ler os seus comentários e vejo que aquilo que tenho falado nos últimos tempos aqui no blog muitas pessoas só leem as postagens e não falam nada, mas depois de ler o que vc disse, a minha alegria é que vc reconhece as falhas do IASD e esse é o primeiro passo para ver as restantes falhas que podem comprometer a fé salvadora.

      A IASD tenta esconder algumas coisas nas suas doutrinas que são coisas que comprometem o que eles ensinam nas igrejas.

      Espero ver mais testemunhos igual ao seu aqui no blog.

      Deus o abençoe muito e que o Espírito Santo continue te iluminando.

      Excluir
    6. ele disse muita coisa 'interna' que nós não temos ideia...

      Excluir
    7. Apesar de ele não concordar com a conclusão 'final' do que estou propondo, a sua postura parece que silenciou nossos amigos adventistas...

      Que Deus o fortaleça em Cristo!

      Excluir
    8. Fala sério Luciano...

      Tudo que ele falou o Sr. Adventista já tinha explanado nos posts anteriores de forma um pouco mais detalhada. Não vi nada de diferente em sua postura na qual não tenha visto com o Sr. Adventista...

      O nosso amigo Circulo de Saúde apenas foi mais cauteloso e moderado em sua postura devido a tanta controvérsia nos posts do blog. Mas o sentimento foi o mesmo apresentado por todos os adventistas que publicaram aqui.

      Mas como o senhor só que ver o que lhe convém e não o que se lhe está apresentando...

      Fique com Deus!

      Excluir
    9. Fala sério Gilson!!!

      Concorda com ele?

      Excluir
  25. Sr Adventista, Gênes e CIA

    1. Os eruditos da IASD disseram que rejeitam a doutrina tradicional da Trindade.
    2. Acusam que o Metodismo ensina doutrinas erradas com respeito a trindade.

    Qual é o erro?

    ResponderExcluir
  26. Entender a Deus, compreendê-lo em Sua Essência com nossa mente finita é impossível.
    Somente chegaremos com muita humildade e quebrantamento meditando nas Santas Escrituras, até onde Ele nos revelou Dt. 29.29.
    Quais os pontos que o Metodismo ensina de forma errônea com respeito a Trindade à luz das Escrituras ?
    Creio que é hora de nos ajudarmos mutuamente.
    Paz a todos
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir
  27. Prezado irmão Wilton, esse assunto está sendo evitado por eles, por dois motivos:

    1. Eles não sabem ao certo, o que é que está sendo criticado no credo metodista.

    2. Eles estão com medo de tratar a questão, pois podem atrair atenção em um ponto problemático.
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O item 2. o irmão cita " ...atrair atenção em um ponto problemático. "
      gostaria de saber sobre um ponto da postagem, quando menciona: "... eles negam que Jesus Cristo, seja onipresente. "
      Realmente o adventismo afirma este ponto ?
      Agradeço o esclarecimento que postarem.
      Paz a todos
      Wilton

      Excluir
  28. Na verdade, entendo que o contexto da reunião da Associação geral do princípio da década de 70 tem um contexto todo peculiar.
    Menos de uma década antes a “teologia da última geração” de M. L. Andreasen passou por um reavivamento dentro da igreja. Robert Pierson, presidente da associação geral era um adepto da teologia de Andreasen, (informação disponível em inglês em: http://en.wikipedia.org/wiki/Last_Generation_Theology#Robert_Pierson).
    Na realidade os adeptos de Andreasen nunca deixaram de existir, todavia, durante toda a década de 60 a influência de Froom foi grande e juntamente com Hans K. Larondelle e E. Hepenstal constituíram uma linha antagônica em relação ao pensamento de Andreasen de modo que suas linhas de pensamento constituíram-se na espinha dorsal dos principais escritores e acadêmicos adventistas, além de dirigentes da Associação Geral.
    Porém, ter um presidente de linha teológica perfeccionista mudou muito tudo isso. O livro “O Ritual do Santuário” de M. L Andreasen foi amplamente divulgado tanto para leigos como para acadêmicos e a partir daí, muitos nomes de influência mudaram sua percepção teológica, o Hartland Institute (uma instituição de apoio à formação teológica simpatizante de Andreasen) ganhou muita influência e a igreja chegou ao final da década de 70 com pessoas que apresentavam cosmovisões diferentes.
    Por que estou dizendo isto?
    Os antitrinitarianos tem uma estreita relação com a teologia de Andreasen. Embora nem todos os perfeccionistas sejam antitriniatrianos, podemos dizer que todos os antitrinitarianos são perfeccionistas.
    Isso se deve à proximidade que vêem na doutrina pós lapsariana de Andreasen com sua concepção de um Jesus que não é eterno, mas sim, gerado. E também pelos partidários de Andreasen crerem em uma espécie de pelagianismo por desconsiderarem totalmente a doutrina do pecado original, idéia que implica em crenças não dependentes da necessidade da doutrina trinitariana. Por estes e outros fatores, perfeccionistas e antitrinitarianos são íntimos no adventismo conflitante.
    Muito bem com todo este pano de fundo não é difícil imaginar um cenário na associação geral de 80, onde perfeccionistas, antitrinitarianos e adventistas de uma linha mais evangelicalista (este último grupo maioria na ocasião, graças a Deus) convivessem diretamente na concepção da nova declaração. Eis aí o porque de haverem frases tão controversas descritas na pesquisa de Luciano. O adventismo tem uma postura político/ denominacional um pouco diferente da maioria das denominações protestantes. Existe um espaço maior pra convivência, mesmo que em meio ao contexto de divergência, (a não ser que o cidadão claramente negue e se opunha ferrenhamente a uma de nossas doutrinas distintivas como Ford, rsrs). Curiosamente, devido o fato de a crença antitrinitariana ser uma parte da teologia que sofreu transformação ao longo da história adventista ela talvez não foi tratada como distintiva na ocasião. (imagino que se fosse hoje devido às controvérsias dos últimos anos ela seria tratada assim).

    ResponderExcluir
  29. O adventismo nasce com preocupações distintivas em sua teologia. Os grandes temas históricos do cristianismo foram meio que deixados em segundo plano no início de nossa história (e eu pelo menos reconheço que isso foi uma falha). Isso fez com que concepções de pessoas que se convertiam ao adventismo ainda estivessem presas às cosmovisões de suas experiências cristãs anteriores, de modo que a trindade, temas soteriológicos e outros, deram lugar à ampla divulgação adventista de suas proposições distintas. O livro “Questions on Doctrine” na página 71 declara:
    “EM POUCAS ÁREAS DO PENSAMENTO CRISTÃO, NOSSAS
    DOUTRINAS SÃO DISTINTIVAS. CREMOS:
    1. Que há um Santuário no Céu onde Cristo, nosso Sumo Sacerdote, ministra em duas fases distintas de Sua obra mediadora.
    2. Que deve haver um Juízo Investigativo no qual o destino de todos os homens deve ser decidido antes da volta de Cristo em glória.
    3. Que o Espírito de Profecia, ou dom profético, é um dos dons do Espírito prometido à igreja nos últimos dias, e que esse dom se manifestou na Igreja Adventista do Sétimo Dia na obra e nos escritos de Ellen G.White.
    4. Que o selo de Deus e o sinal da besta, mencionados em Apocalipse, são símbolos das forças antagônicas do bem e do mal no último grande conflito antes de Cristo vir pela segunda vez.
    5. Que os três anjos de Apocalipse 14 representam a proclamação da última mensagem de Deus ao mundo em preparação para a vinda de nosso Senhor.”
    Creio ainda que não existia uma teologia geral dos pioneiros adventistas, a pesquisa histórica de fato demonstra que eles se preocupavam muito com os pontos acima e de vez em quando aludiam a algo do que criam de forma particular em suas antigas denominações (É bem verdade que como disse em um outro post, a espinha dorsal teológica adventista ds primórdios era antitrinitariana).
    A ênfase nestes precedentes de certa forma adiou os conflitos no adventismo com relação às suas crenças em comum com os demais cristãos por bastante tempo e de certa forma estas crises eclodiram ao longo da história.
    Todavia esta característica de convivência entre grupos, meio que opostos (não em pontos distintivos) no meio do adventismo é algo que de certa forma ainda perdura. George Knight e Hebert Douglas por exemplo são muito amigos, todavia antagonicamente divergentes em sua teologia acerca do perfeccionismo. (Se fosse em outra denominação, provavelmente um dos dois já teriam sido excluídos, rsr).

    ResponderExcluir
  30. A proposta inicial do adventismo era separatista/ restauracionista, de modo que as nossas ênfases fizeram com que somente ao longo dos tempos muito do que deixamos para trás seja paulatinamente modificado e conceituado. Neste sentido creio que somos originalmente sectários sim. Como disse anteriormente, não tenho problema com isso. É que as palavras “seita” e “heresia” caem em um conceito advindo do senso comum berçado no romanismo inquisidor ainda muito forte. (A imagem do inconsciente coletivo com essas duas palavras é sempre o de um transgressor/ imoral, etc, sempre alvo da condenação da fogueira, etc) e pra piorar nos últimos dois séculos os dois termos estão sempre ligados ao fanatismo, à pessoas que tiraram a vida de outros (Jim Jones, ECT). De modo que muitos se assustam com o termo e ficam irritados. Soa mais ou menos como os “infiéis” dos muçulmanos, rsrs. Todavia os termos vem simplesmente de duas fontes etimológicas:
    Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente desequire = "seguir") de forma geral é um conceito complexo utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional e/ou internacional, ideologia descabida que se opunha a todo o conhecimento da época, de forma militar-dominante. http://pt.wikipedia.org/wiki/Seita
    Heresia: A palavra seita vem da mesma palavra grega que a palavra heresia. Essa palavra é háiresis, que em grego significa escolha, tomar partido, corrente de pensamento, escola, etc. Quando a palavraháiresis passou para latim, transformou-se em secta. http://www.significados.com.br/seita/
    Neste sentido, não tenho nenhuma dificuldade com isto.
    Neste sentido até mesmo o cristianismo dos primórdios foi assim designado pelo judaísmo.

    A partir do momento que o movimento adventista eclode como reacionário à tradição teológica corrente ele teve que pagar o preço de conviver com esta alcova e ter que passar por este reconstrucionismo se é que posso criar este neologismo par esta área, rsr.
    Mas isso não classifica o adventismo como ruim, mau, etc, do ponto de vista semântico. O classifica como divergente. Não significa que o crente adventista não tenha tido uma experiência real com Jesus e o não tenha aceitado. São todas implicações no campo da idéias. Porém na vida prática com Jesus a experiência cristã de conversão dentro do adventismo é tão real como em qualquer denominação que pregue a salvação do homem por meio da graça e fé em Cristo Jesus.
    Amém...
    abs
    Jr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permite, poderia "postar" no blog seus comentários...

      Acho que vc, ainda que não vê o total perigo que eu assevero, está sendo imparcial ao avaliar os fatos.

      Se me autorizar, postarei...

      Excluir
  31. Agradeço a sua consideração, mas, melhor não Luciano,... melhor não. Não sou um apologeta por assim dizer. Atualmente sou ancião de igreja e não posso representar oficialmente a denominação em diálogos formais interconfessionais. É bem provável que criem caso comigo por isso. Gosto de pesquisar a história teológica da igreja. (Foi a área da teologia com que mais me identifiquei, mesmo após a formação – aliás, alusivamente a vocês, gosto muito do livro "História da Teologia Cristã - do excelente teólogo reformado, Roger Olson).
    Comentei em seu blog por que gostei muito de suas matérias e acompanho mesmo o que escreve sobre outros temas extra-adventismo. E também porque você se posta de maneira educada, diferente de Natanael Rinaldi por exemplo. Sobre o adventismo em si, achei importante comentar, pois, creio que Leandro Quadros mantém posturas muito agressivas e não admite em suas proposições as construções histórico/ teológicas do adventismo ao longo dos anos, apenas tem a intenção de agir como um relações públicas do adventismo, por um lado tentando desmistificar a idéia de "seita" acerca do adventismo entre o protestantismo popular e por outro agindo como "evangelista", procurando angariar adeptos dentre o protestantismo e demais religiões, mas não é o que eu sou, e creio que não deveria ser assim a postura oficial de interlocução da denominação (mas não tenho poder algum pra mudar isso, rrsrs, não é mesmo)...
    Todavia, você pode utilizar as recomendações das declarações históricas sobre as quais fiz menção e utilizar uma bibliografia mais transparente do que o Leandro Quadros, disponível em nossas livrarias. Como por exemplo: Questões sobre doutrina (CASA) , Portadores de Luz (UNASPRESS), O Santuário e as três mensagens Angélicas (UNASPRESS), A Luz de Hebreus (UNASPRES), A visão apocalíptica e aneutralização do adventismo (CASA), Revistas Parousia – Sobre temas específicos, e outros.

    ResponderExcluir
  32. Quanto à minha imparcialidade, ela tornou-se parte da minha natureza mesmo.
    Antes de ser adventista, fui batista tradicional, desde o nascimento. E o exclusivismo que vi na minha denominação de origem, por incrível que pareça, foi muitas vezes superior ao que vejo hoje no adventismo (à exceção dos perfeccionistas, claro, rsrs).
    Minha esposa por exemplo, quando na ocasião de nosso casamento, ainda que originalmente cristã de berço da Assembléia de Deus do Brás, foi submetida a rebatismo na igreja batista quando casamos. Só foi admitida como membro assim. No adventismo surpreendentemente não (aceitos por aclamação). Quando eu a namorava e ela vinha a minha igreja (batista) me visitar no 2] domingo do mês, era proibida de tomar ceia por ser crente de outra denominação.
    No Seminário Batista Regular de SP, quando cursei uma pós graduação em 2004, ouvi falar de vários casos de presbiterianos que foram “evangelizados” por ocasião de seu período de estudo no Seminário e quase sempre alguns professores faziam declarações triunfalistas acerca da doutrina batista regular, como sendo esta sim a “sã doutrina” e todas as outras erradas, etc. Recomendo que assista uma aula de apologética com o Prof Wagner, por exemplo se ele ainda estiver por lá, rsrs, (apesar de ele pessoalmente ser gente fina), mas, provavelmente se sentirá como: Há “batistas regulares” e todo resto, rsrs.
    O que me tornou diferente, graças a Deus, foi que a graduação (bacharelado) cursei no Seminário Bíblico de SP – IBB), este sim um seminário mais aberto e imparcial. (Aliás meu professor de Hermenêutica/ Omilética neste período foi um grande presbiteriano, até hoje meu amigo, Israel Sifoleli – Pr da 2ª IPB Erm. Matarazzo).
    Tudo isso, (vivendo os dois lados da história) me fez ficar um analista frio das coisas, distanciando-me da apologia por essência.
    No demais, gosto muito da minha congregação local, de cuidar deles, visitá-los, de pregar sermões cristocêntricos, dirigir semanas de oração e criar programações especiais musicais. Gosto das ovelhas por assim dizer, por isso não me atenho tanto a essas questões de “perigo”, etc, rsrs.
    Grande abraço meu amigo e sucesso em suas pesquisas.
    Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, não sendo possível, fique aqui então seus comentários, e os indicarei sempre que necessário.

      Infelizmente o exclusivismo batista, em muitos casos, é uma mancha para essa denominação, porém, precisamos ver se estão além do quesito "litúrgico e denominacional".

      Agradeço e colaboração, e sempre que possível, passe por aqui.

      E tenho certeza (pelo que me parece) que não tem medo de rejeitar dentro do bojo, do qual está inserido, aquilo que entender da Escritura ser um erro.

      Deus te fortaleça em Cristo

      Excluir
  33. Positivo Luciano.
    Deus também te abençoe muito.

    Jr

    ResponderExcluir
  34. Uma mensagem urgente de Deus para a Igreja Adventista do Sétimo dia
    http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com.br/2011/02/uma-mensagem-urgente-de-deus-pra-igreja_04.html
    "Eu sou o Senhor teu Deus e aqueles de vocês da Igreja Adventista do Sétimo Dia são carinhosamente amados por mim, mas vocês são teimosos, orgulhosos, que têm provocado minha ira. Pois Eu tenho mandado muitos mensageiros da verdade. Mas vocês, teimosamente, têm recusado ouvir seus testemunhos e vocês estão arrogantemente continuando a resistir à minha vontade.
    O fim está próximo, então Eu dou a vocês este ÚLTIMO AVISO. Vocês devem retornar para suas raízes Cristãs e abandonar o falso ensinamento que é a minha vontade que vocês devem observar e fazer do Sábado Judeu o foco dos eventos do final dos tempos e uma questão de salvação. Isto está errado, pois o Sábado era parte do velho pacto que Eu fiz exclusivamente para os Judeus e por serem Gentios, isto não é para vocês reivindicarem.

    Mas Eu tenho dado a todas as pessoas (igualmente para Judeus e Gentios) que acreditam em Mim e Me seguem, um novo pacto, que é a herança da vida eterna, dada gratuitamente, pelo meu sangue e pela minha graça, através da fé, e que inclui também a orientação e capacitação de meu Espírito, mas não inclui nenhum subsídio para qualquer legalismo do velho pacto Judeu. Meus Judeus celebram minha criação, mas meus Cristãos celebram meu sangue.

    Vocês devem também abandonar o falso ensinamento que vocês chamam de juízo investigativo, assim como ele nega a redenção completa da minha cruz; ele nega minha graça e sem minha graça, não há salvação.

    Vocês devem rejeitar suas falsas visões sobre a morte, pois Eu sou o Criador da vida e da imortalidade da alma e no momento da morte, Eu chamo para o lar para estar comigo, todas as almas dos meus verdadeiros crentes.

    Vocês devem abraçar minha verdade em relação ao trabalho íntimo do meu Santo Espírito, que começa no momento em que vocês nascem de novo, e vocês são selados por Mim.

    Vocês têm desprezado meu arrebatamento durante toda sua breve existência como igreja e deste modo têm escolhido não estarem inclusos nele.

    Vocês têm alterado minhas verdades sobre os eventos finais desta Terra, e por isso seu pessoal não estará preparado para minha chegada e vocês enganam meus Cristãos com suas heréticas leis dominicais e com os enganos da marca da besta.

    Vocês ensinam desprezo e condenação aos meus Judeus e dizem serem substitutos deles e chamam a si mesmos de Israel espiritual. Tal pensamento levou ao desonesto assassinato de milhões do meu povo escolhido; pois eles serão restaurados e eles, não vocês, farão meu trabalho durante a tribulação. Há um julgamento de fogo para todos aqueles que humilharam meus Judeus.

    Vocês até alteraram minha verdade sobre a condenação eterna. Eu não tolerarei mais estas e outras de suas heresias.

    Vocês não são minha igreja remanescente, nem meu povo escolhido; e a maioria de vocês não são nem parte do corpo de Cristo.

    Eu quero ungir e capacitar esta igreja, para que NÃO CONTINUE SENDO UMA SEITA.

    Vocês devem rejeitar estas inverdades e se tornarem uma igreja genuinamente Cristã agora; a Igreja Cristã Adventista. Vocês têm o potencial para se tornarem uma poderosa força para minha causa, mas vocês têm escolhido seguir o falso profeta que está levando vocês para sua própria destruição.

    Escutem minhas palavras antes que seja tarde demais.

    ARREPENDAM-SE! ARREPENDAM-SE! ARREPENDAM-SE! E sigam apenas a mim, e Eu irei abençoá-los abundantemente; ou Eu irei definitivamente voltar minha ira contra esta igreja e seu povo.”

    ResponderExcluir
  35. Estimadas ovelhas do Senhor Jesus, O Supremo Pastor
    Estivemos estudando sobre Dt. 6.4 e estou surpreso com o fato do Deus Eterno te tido o cuidado de deixar claro para toda a humanidade a Sua Unidade Composta no texto que a maioria dos Judeus consideram como base de sua fé no Deus Único e Verdadeiro.
    A SHEMA é o coração mesmo do Judaísmo.
    " Shema Yisroel Adonai Elohenu Adonai Echad ... "
    "4 " Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 5 Amarás , pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. " ( Dt.6.4-5 ).
    Deus é indivisivelmente uno. Veja que em Deus há pluralidade, pois a ultima palavra hebraica da Shema é echad, um substantivo coletivo, em outras palavras, um substantivo que demostra unidade, ao mesmo tempo que se trata de uma unidade que contém várias entidades.
    Se observarmos todo Antigo Testamento verificaremos inúmeros textos Sagrados que cada vêz mais nos dão luz sobre esta verdade da Tri-unidade de Deus.
    À Ele a Glória.
    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir