terça-feira, 21 de março de 2017

A EXEGESE EQUIVOCADA DA TEOLOGIA INCLUSIVA

Por Rev. Olivar A. Pereira

"Essa “teologia” é a que é ensinada pela tal “Igreja Inclusiva”, ou como é mais popularmente conhecida “teologia gay” e respectivamente, “igreja gay”.Dois personagens bíblicos prediletos dessa turma são Davi e Jônatas. Em 1Sm 18.1-5 e 2Sm 1.26 fala-se do amor que um tinha pelo outro. “Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma” 1Sm 18.3 e
“Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres”. (2Sm 1.26).

Temos que lidar com este fato tendo em vista duas interpretações:
  1.  Ou eles eram homossexuais e o homossexualismo não é pecado, pois, Deus não os castigou;
  2.  Ou Deus não os castigou porque eles não eram homossexuais e o amor que um tinha pelo outro não era uma expressão do homossexualismo.


A primeira interpretação (que é a da teologia inclusiva) está totalmente equivocada, pois, contraria as demais partes das Escrituras Sagradas que declaram que o homossexualismo é pecado, é uma abominação aos olhos de Deus (Lv 18.22) e atrai a ira justa de Deus trazendo condenação a quem pratica tal coisa (Gn 19.1-29; Rm 1.24-27; 1Co 6.9; 1Tm 1.10). As Escrituras não condenam algo em uma passagem e em outra, o aprova. O que é considerado como pecado numa passagem o será em todas as partes das Escrituras que tratam do assunto.

Assim sendo, a interpretação correta é a que mostra que o amor de Jônatas e Davi não era um “amor homossexual” (a Bíblia não chama de “amor” as ações homossexuais, mas, sim de “pecado”, “abominação”), mas, sim, a mais sincera amizade, o mais puro amor que não somente é possível como também ordenado entre os filhos de Deus, a saber, o amor sacrificial, que está disposto a morrer pelo bem do outro. E foi justamente isso que Jônatas e Davi fizeram um pelo outro.

Se esse amor dos dois tivesse sido um ato ou sentimento homossexual, Deus teria punido severamente a Davi (e a Jônatas) como fizera em outras ocasiões em que Davi pecara, tal como no adultério com Bate-Seba e o assassinato encomendado de Urias (2Sm 11 e 12).

A teologia inclusiva (assim como todas as demais teologias equivocadas, depravadas e mentirosas) me faz lembrar as palavras de Pedro sobre os ensinos de Paulo:

“…ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2Pe 3.16). 

Sim, os ignorantes e instáveis vivem deturpando as Escrituras com a finalidade de respaldarem seus pecados e sentirem-se confortáveis consigo mesmos. O que tais ignorantes e instáveis se esquecem é que um dia estarão diante de Deus e Lhe prestarão contas de todas as palavras e ações frívolas (Rm 14.12; Hb 4.13; 1Pe 4.5)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário