segunda-feira, 24 de julho de 2017

Augustus Nicodemus, Ezequiel Gomes, e o 'inclusivismo' adventista

Nesse segundo vídeo (AQUI), Ezequiel Gomes explora o que Nicodemus expôs sobre a identidade exclusivista do adventismo. Embora posso dizer que Augustus errou em dizer que esse exclusivismo é salvífico, isto é: quando ele afirmou que se somente os adventistas são salvos, e sendo que a IASD não tem nem 200 anos, então antes não havia salvação, foi de fato um erro. Ele concluiu, não extraiu, essa informação. [Outro erro de Nicodemus foi achar que quando Ellen White falou que ‘Babilônia’ nega a existência de Cristo antes do seu nascimento, ACHO que ela não está falando de uma negação do surgimento da pessoa humana de Cristo, mas da negação que ele tenha vindo do céu. Talvez nesse ponto ela esteja atacando alguma rejeição ‘liberal’ (se o anacronismo me salvar agora!)]

Porém, o equívoco do Rev Augustus está na falta de sintonia entre o que e ele (biblicamente) pensa, com o que o adventismo pensa a respeito da identidade da igreja. Você notará que a principio, a questão parece que Ezequiel Gomes causa um grande prejuízo à aula de Nicodemus, mas à medida que vermos as tramas por debaixo desse tapete, notará que essa resposta de Gomes não foi assim tão acachapante quanto parece. Preste bem atenção nas informações que você verá agora

A IGREJA REMANESCENTE E A SALVAÇÃO: Duas coisas você precisa saber –  Em primeiro lugar, quando o Adventismo fala de Igreja Verdadeira, Igreja Universal, e que nessa igreja está todos os que creem em Cristo, podendo ser de todas as igrejas existentes, é uma forma de maquiar algo sutil. Tais pessoas dessas igrejas serão salvas, pois elas são 1. inocentes em relação à mensagem adventista e 2. estão servindo a Deus com sinceridade com a luz que receberam! Esse é o primeiro ponto. Eles jamais dizem que a Igreja ‘fulana de tal’ é uma Igreja verdadeira, mas que ali tem cristãos verdadeiros. Por que não? Entra o segundo ponto. Para eles, igreja visível verdadeira é apenas a Igreja Adventista do Sétimo Dia.        
                              Ok? Entendeu?

Na compreensão bíblica de Nicodemus, essa distinção dentro de igrejas visíveis não existe, isto é - de igreja visível verdadeira ser uma denominação. A compreensão de Nicodemus é que as igrejas que professam a fé evangélica, tais igrejas são verdadeiras. E igreja invisível é o coletivo dos que realmente são convertidos nessas igrejas visíveis verdadeiras (Confissão de Fé de Westminster, Cap. XXV). Para Nicodemus, e ele está com a Bíblia, o Remanescente Fiel é a Igreja Invisível (Veja:  https://www.youtube.com/watch?v=qMpLsLKkaQI&spfreload=5 ). Daí, em partes, mora o equívoco da avaliação de Nicodemus nessa parte, a falta de sintonia entre o que ele pensa biblicamente e o que adventismo pensa.

O adventista Ezequiel Gomes apresenta uma objeção no seu segundo vídeo que apenas maquiou. Perceba que ele citou o livro Teologia do Remanescente, foi dito sobre a igreja universal, não da igreja visível! Como eu não tenho em mãos o tal livro não posso fazer uma avaliação maior, mas pressuponho que esse é o caso, com base no que conheço de todas as obras adventistas. Veja a crença oficial adventista e note a sutileza da identidade igreja universal e igreja remanescente:


  • 12. A Igreja: A Igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Em continuidade do povo de Deus nos tempos do Antigo Testamento, somos chamados para fora do mundo; e nos unimos para prestar culto, para comunhão, para instrução na Palavra, para a celebração da Ceia do Senhor, para serviço a toda a humanidade, e para a proclamação mundial do evangelho. A Igreja recebe sua autoridade de Cristo, o qual é a Palavra encarnada, e das Escrituras, que são a Palavra escrita. A Igreja é a família de Deus; adotados por Ele como filhos, seus membros vivem com base no novo concerto. A Igreja é o corpo de Cristo, uma comunidade de fé, da qual o próprio Cristo é a Cabeça. A Igreja é a noiva pela qual Cristo morreu para que pudesse santificá-la e purificá-la. Em Sua volta triunfal, Ele a apresentará a Si mesmo Igreja gloriosa, os fiéis de todos os séculos, a aquisição de Seu sangue, sem mácula, nem ruga, porém santa e sem defeito [...] 13. O Remanescente e Sua Missão: A Igreja universal se compõe de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo; mas, nos último dias, um tempo de ampla apostasia, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. Esta proclamação é simbolizada pelos três anjos de Apocalipse 14; coincide com a obra de julgamento no Céu e resulta numa obra de arrependimento e reforma na Terra. Todo crente é convidado a ter uma parte pessoal neste testemunho mundial. 

Além disso, as citações de Ellen White feitas pelo Rev Augustus Nicodemus não foram refutadas, apenas qualificadas com a visão dúbia adventista. Ele citou uma Revista Adventista, mas as mesmas afirmações podem ser encontradas no livreto A Igreja Remanescente:

As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro e composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas varias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: ‘Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ E uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.” A Igreja Remanescente, p.51.

Ellen White ainda diz incisivamente:

“Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia e uma continua exprobração ao mundo protestante. E aqui que esta a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal.” A Igreja Remanescente, p. 58.

Mas ( aos 11:25 do vídeo) Gomes cita Ellen White, dizendo que o Nicodemus não presta muita atenção no que ele lê, já que Nicodemus disse que leu o livro, então Ezequiel Gomes lê um trecho do livro O Grande Conflito, para demonstrar que Ellen White não ensina aquilo que Nicodemus diz que os adventistas dizem:

Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunhão (p.390).

Uau!!! Mas, perceba no contexto do parágrafo do Grande Conflito, o que eu disse acima sobre a distinção que eles fazem, apenas para maquiar o proselitismo, e a parte que Ezequiel Gomes não leu no vídeo. Vou deixar em azul o que ele leu, em vermelho o que ele não leu:

Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunhão. Muitos deles há que nunca souberam das verdades especiais para este tempo. Não poucos se acham descontentes com sua atual condição e anelam mais clara luz. Em vão olham para a imagem de Cristo nas igrejas a que estão ligados. Afastando-se estas corporações mais e mais da verdade, e aliando-se mais intimamente com o mundo, a diferença entre as duas classes aumentará, resultando, por fim, em separação. Tempo virá em que os que amam a Deus acima de tudo, não mais poderão permanecer unidos aos que são "mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela".O capítulo 18 do Apocalipse indica o tempo em que, como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14:6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão. Esta mensagem é a última que será dada ao mundo, e cumprirá a sua obra. Quando os que "não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade" (II Tess. 2:12), forem abandonados para que recebam a operação do erro e creiam a mentira, a luz da verdade brilhará então sobre todos os corações que se acham abertos para recebê-la, e os filhos do Senhor que permanecem em Babilônia atenderão ao chamado: "Sai dela, povo Meu." Apoc. 18:4.

Não é sem razão que o Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, diz:

“Creem que seu movimento seja o único a apresentar as condições especificadas nesses versos de Apocalipse 12.17. Apesar disso, repudiam enfaticamente a ideia de que somente eles pertençam ao número dos filhos de Deus. Para os adventistas, todos quantos adoram a Deus segundo o que entendem ser Sua vontade pertencem a Ele e são membros potenciais do último remanescente. Não obstante, a ele foi confiada a tarefa de chamar homens e mulheres de toda a parte para adorarem ao Criador, em vista da proximidade da hora do juízo, e advertir contra ceder à grande apostasia escatológica predita em Apocalipse 13 [...] os adventistas continuam a manter esses pontos de vista.”

Para finalizar, vou invocar um pastor adventista que talvez é o que é menos “marketeiro da boa vizinhança” para elucidar melhor o que eu estou dizendo aqui, embora hoje ele seja apresentador da TV Novo Tempo, que segue um apetite expansionista usando um proselitismo menos agressivo, mas esse pastor adventista é bem radical em suas abordagens. 

Com a palavra, Luiz Gonçalves. Não deixe de assistir!!! 




Portanto, Nicodemus não errou no sentido criticado por Ezequiel Gomes, ele apenas julgou à luz de sua compreensão, uma teologia maquiavélica, dissimulada.

10 comentários:

  1. Olá a todos

    bom dia

    Ele esqueceu de citar a Igreja Batista do Sétimo Dia.
    Na verdade as duas denominações estão erradas sobre o Sábado ser o Dia dos crentes no Senhor.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz.

    Sou Batista do Sétimo Dia, e apesar de crermos na vigência do Sábado como o dia do Senhor, de forma alguma somos exclusivistas como os Adventistas.
    Não cremos ser o Sábado o 'selo de Deus', nem que somos a 'única igreja verdadeira' ou a 'igreja remanescente'.

    Veja o que afirma nossa declaração de fé sobre o tópico 'Igreja':

    A IGREJA
    "Cremos que a igreja de Deus é constituída de todos os crentes unidos pelo Espírito Santo em um só corpo, do qual Cristo é a Cabeça.

    Cremos que a igreja local é uma comunidade de crentes organizada numa relação de aliança, para adoração, comunhão e serviço, praticando e proclamando convicções comuns, enquanto cresce na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Cremos no sacerdócio de todos os crentes e na autonomia da igreja local, enquanto procuramos trabalhar sempre em conjunto, para um testemunho mais efetivo."

    Abraços!
    Fabricio

    ResponderExcluir
  4. Olá Fablulo

    Bom dia

    Agradeço pela resposta porém deixa eu fazer alguma considerações, a saber:

    1) Jesus só pregou um Evangelho uma só fé e um só batismo Jesus tinha certeza que só a Doutrina que Ele pregava era a correta e repassou isso para a Santa Igreja.

    2)Respeito o seu posicionamento teológico sobre a questão do Sábado mas fica contraditório um crente Batista do Sétimo Dia crer que o Dia do Senhor é o Domingo( dominguista) ou qualquer dia da semana( semanaista) e não seguirem o Sábado.

    3)Se uma pessoa tem consciência sobre a questão do Sábado ou seja tem tempo suficiente e conversa várias e várias vezes com um ou uma crente da Igreja Batista do Sétimo Dia e mesmo assim não aceita o Sábado seguindo a visão sabatista fica quase que impossível a salvação pois o Sábado seguindo a concepção teológica sabatista é um Mandamento.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz, grato pelo seu retorno.

      Quanto ao seu ponto 1, em total acordo. Não abri espaço para haver mais de um Evangelho ou mais de um caminho de salvação, exceto a fé em Jesus Cristo.

      Quanto ao seu ponto 2, desculpe, não entendi. Por que um Batista 'do sétimo dia' ou membro de outra igreja que cultua no Sábado iria crer que o Domingo é o dia do Senhor?

      Quanto ao ponto 3, também não me ficou muito claro o questionamento, então deixa eu ver se entendi. Você se refere a uma pessoa que crê que o Sábado é o dia de descanso e culto, e mesmo assim não o guarda, se ela pode ser salva? Se for esse o caso, poderíamos aplicar o mesmo raciocínio aos demais 9 mandamentos da Lei. Se uma pessoa que é cristã sabe que não deve roubar, mas mesmo assim rouba, ela é salva? Se uma pessoa que é cristã sabe que não deve adulterar, mas mesmo assim adultera, ela é salva? Eu questionaria a veracidade da fé de alguém que afirma ter a Cristo como Senhor, mas conscientemente se opõe à guarda de algum de Seus mandamentos. Isso não é ter a Lei como fonte de salvação, mas sim, entender que a fé verdadeira está ligada ao reconhecimento do senhorio de Cristo.

      Além disso, o mesmo questionamento poderia ser feito ao inverso, ao membro de uma igreja que considera que o Domingo deve ser guardado como o dia do Senhor (a IPB por exemplo).

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá Fablulo

    Boa tarde

    Muito obrigado pela sua resposta.

    1) Isso mesmo, agora devemos entender o que é ter a fé em Cristo, significa amar a Deus, seguir a Sã Doutrina(Uma Doutrina), observar os santos mandamentos e fazer boa obras. Exemplo: se o Sábado é o Dia de guarda que é a visão sabatista então as duas outras visões que são a dominguista e semanaista estão erradas foi isso que eu tentei explicar e nesse caso( visão sabatista) que faria parte da Sã Doutrina seria a compreensão que o Sábado é o Dia i.e a única correta.

    2)Vamos supor que um crente que congrega na Igreja Batista do Sétimo Dia resolva em algum momento crer que o Dia é o Domingo ele continuaria congregando ?Ou então esse crente poderia pensar que tanto faz qualquer dia( visão semanaista)assim pensando ele poderia continuar congregando?Em ambos os casos é negado o Sábado como o dia do Senhor.

    3)Se uma pessoa por exemplo congrega na Igreja Batista do Sétimo Dia e depois de ser ensinado várias e várias vezes por meio de estudos bíblicos e até pregações no púlpito sobre o tema que o Sábado é o dia e mesmo assim não aceitar guardar o Sábado no caso tal pessoa estaria sendo digamos rebelde a um Mandamento e aí tal pessoa poderia ser salva nessa situação se recusando a aceitar o Mandamento da guarda do Sábado?

    Veja não é uma critica apenas algumas dúvidas e comentários.

    Um grande abraço

    Luiz

    3)

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Luiz, também grato pela continuidade das ideias.

    1) Não discordo em nada do que você disse. Não há mais de uma verdade. Ou o Sábado ou o Domingo é o dia do Senhor (ou ainda, nenhum dia, ou todos os dias). Agora, mais de uma dessas opções não podem estar corretas ao mesmo tempo (lei da não-contradição). E o mesmo se aplica a outras doutrinas cristãs em que os cristãos costumam divergir (batismo infantil x batismo adulto, predestinação x livre arbítrio, governo episcopal x governo congregacional, amilenista x pré-milenista...) Agora a questão é: para sermos salvos precisamos ter uma teologia 100% perfeita em todos os pormenores? Nesse caso, não sei então se algum cristão entraria no céu... Creio que os pontos necessários para a salvação são aqueles mantidos por todas as igrejas genuinamente cristãs, e que podem ser sintetizadas no Credo Apostólico:

    "Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
    Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
    Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém."

    2) Essa pergunta poderia ser feita em relação a todos os exemplos que dei acima. Um luterano que aceitasse o batismo de adultos continuaria na igreja Luterana? Um presbiteriano que aceitasse o livre arbítrio se sentiria à vontade na igreja Presbiteriana? Acredito que seria mais saudável para seu ministério e honesto com sua consciência procurar uma congregação que refletisse melhor a sua compreensão das Escrituras.

    3) Quanto à essa pergunta, deixo o julgamento a Deus. Somente Ele pode entender quais motivos levam uma pessoa a aceitar ou rejeitar um ensinamento. Meu ponto é que se a pessoa entende que o Sábado é válido, mas conscientemente se recusa a obedecê-lo, dificilmente está salva, pois como se pode crer em Cristo e conscientemente (essa palavra é a chave) se recusar a obedecer algo que se sabe que Ele ordena? Agora, se a pessoa sinceramente estudou a questão e entendeu que não deve guardar o Sábado, acredito que ela é salva (partindo do ponto sua fé para salvação esteja firmada em Jesus).

    Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, à disposição.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fablulo

    Boa noite

    Obrigado pela sua resposta.

    1)Tendo em vista que o Espírito Santo faz os crentes a terem o entendimento correto por que Igreja Cristã não poderia ter uma unidade doutrinária? Se o Espírito Santo é o mesmo. Respeito sua opinião mas veja o que essa ideia que existem pontos essenciais para a salvação é resultado de uma Tradição que foi sendo repassada ao longos dos anos e foi se perpetuando pelos séculos e as pessoas forma aceitando, a meu ver isso impede o pensamento de Unidade Doutrinária que Cristo pregou. Esse pensamento que não existe uma Unidade Doutrinária em todos os pontos já é em si uma doutrina estabelecida. Só não sei se todos os crentes no Senhor aceitam tal pensamento pois se todos aceitam isso então ai teríamos uma unidade de pensamento então por que não ter uma unidade de doutrina ?

    Até onde eu sei a Igreja Católica Apostólica Romana também aceita tal credo e provavelmente a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa também creia assim então seguindo tal raciocínio eles são cristãos.

    Entendo seu posicionamento sobre a questão da fé em Cristo porém ter fé em Cristo significa aceitar a Pessoa dEle e os seus ensinamentos, vive-los e pratica-los. Se uma pessoa guiada pelo Espírito Santo examina sinceramente a Bíblia e cre que o Sábado é o dia e se uma outra pessoa guiado pelo mesmo Espírito Santo cre que o dia é o Domingo isso a meu ver relativiza a fé e partindo de um raciocínio biblico no caso que está errado é uma das pessoas.A fé em Cristo liberta e esclarece o entendimento então com o entendimento esclarecido pelas verdades bíblicas como pode haver erro de interpretação?

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Luiz!

    Não sei o porquê de os cristãos discordarem em certos pontos, mas com certeza não atribuo isso à qualquer deficiência na obra do Espírito Santo. Diversidade de opiniões existem desde o princípio da Igreja. Tomando apenas um exemplo bíblico, em Romanos 14 Paulo orientou os cristãos de Roma a acatarem as diversidades de opinião quanto a dias de jejum e alimentação cárnea. Sua recomendação foi: "Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova." (Romanos 14:22)
    Agora, ele não mostra essa mesma tolerância ou aceitação quanto trata da questão da justificação em Gálatas, pois lá estava em jogo o próprio cerne da salvação: estavam adicionando obras humanas ao sacrifício de Cristo. Então, me parece sim que há certas coisas que são imprescindíveis ou inegociáveis para a salvação em Cristo, e pontos secundários para quem já "está no barco" com Jesus.

    Antes de dar seguimento, gostaria que você me esclarecesse melhor os seus pontos de vista.

    Só pode haver salvação se houver Unidade Doutrinária?
    Se todas as doutrinas são essenciais para a salvação, só pode haver salvação para alguém que esteja 100% certo em todas as suas crenças e práticas?
    Como você pode ter certeza de que está 100% correto em toda a sua compreensão doutrinária?

    Perguntas sinceras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá Fablulo

    Boa noite

    Obrigado pela resposta.

    Se não é falha do Espírito Santo então seria falha humana a verdade continua sendo uma só. Sim, diversas opiniões sempre existiram mas a verdade continua sendo única pois os santos apóstolos ensinavam aos crentes no Senhor a verdadeira e única doutrina. Você citou uma passagem interessante de Romanos 14 e no versículo 5 fala da questão dos dias, então veja tal passagem não significa que os crentes podem escolher entre a visão sabatista, semanaista ou dominguista mas se encaixa em um das três visões como única interpretação possível. A diferença entre " dia e dia" e "todos os dias" significa que alguns crentes ainda estavam crendo nos dias de festa para serem celebrados naqueles dias e outros julgavam que essas festas poderiam ser em qualquer dia então os dias aí nao eram nem o Sábado e nem o Domingo já um semanaista cre que a diferença entre " dia e dia" se refere ao Sábado e ao Domingo. Um coisa é crer que o Sábado é um Dia como Mandamento e outra bem diferente é uma determinada denominação decidir realizar cultos aos Sábados mas sem considera-lo com mandamento e em algum momento mudar esse Dia para o Domingo ou para outro dia.

    A Bíblia diz que toda a Escritura é útil e inspirada então toda a Escritura contém toda a Sã Doutrina então toda a Doutrina é essencial.

    Se uma pessoa tiver pleno conhecimento da Sã Doutrina deve se crer nela por completo. Jesus é a Cabeça da Igreja então estar ligado a Ele implica em crer no que Ele ensinou e no que os apóstolos ensinaram. Então em relação as perguntas 1 e 2 creio que sim. Se uma pessoa não tiver tido tempo suficiente ou seja uma oportunidade de conversa, não ter tido estudos bíblicos consistentes ai poderá ser salva também. Até hoje existem debates, os debates servem também para ver quem está certo e quem está errado, e veja os debates podem até converter uma pessoa.

    O crente no Senhor deve ter tal certeza baseado nas Escrituras e Tradição.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderExcluir