quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Leandro Quadros, os Pioneiros Adventistas e a Trindade

Assisti atentamente um vídeo    (https://www.youtube.com/watch?v=eDgqsNcOQWQ), em que o apresentador da TV Novo Tempo, Leandro Quadros, comenta sobre um fato histórico muito interessante e constrangedor: a doutrina da trindade e os pioneiros adventistas.

Quem lê as informações adventistas sobre esse assunto pode perceber algumas ‘minimizações’ por parte do Professor Leandro Quadros, e até mesmo uma “obstrução” nas informações. Vou provar isso aqui. Menciono o tempo, o que ele disse e a informação documentada nas fontes adventistas.

1. Tempo 00:40: ‘Nem todos os pioneiros eram antitrinitarianos’Embora a pergunta que enviaram, possa ter dito isso, esse não é o ponto prejudicial, mas sim: liderança dos pioneiros adventistas, esse é um ponto regente, que Leandro não menciona. Outra coisa, o habilidoso Leandro dá a entender até que o número era equiparado, pois ele menciona pioneiros oriundos do ‘catolicismo’ (?), metodismo e batistas, e  da Conexão Cristã - sendo que apenas estes últimos não eram trinitarianos! O telespectador desavisado tem uma impressão falsa quando ouve isso.

Veja, porém, o que as fontes adventistas dizem:

“Entre 1846 e 1888, a maioria dos adventistas rejeitou o conceitos da Trindade – pelo menos na forma como a entendiam. Todos os principais escritores eram antitrinitarianos, embora encontremos referências esparsas a membros que sustentavam pontos de vistas trinitarianos. ” (A Trindade, p. 217).

“A maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia não poderia unir-se à igreja hoje se tivesse de concordar com as “27 Crenças Fundamentais” da denominação [...] Para ser mais específico, eles não poderiam aceitar a crença número 2, que trata da doutrina da trindade [...] Semelhantemente, a maioria dos fundadores do adventismo do sétimo dia teria dificuldade em aceitar e crença fundamental número 4, que afirma a eternidade e a divindade de Jesus [...] A maioria dos líderes adventistas também não endossaria a crença fundamental número 5, que trata da personalidade do Espírito Santo.” (Em Busca de Identidade, pp. 16,17)

O que não teve de verdade por um lado, na objeção enviada a Leandro Quadros, não teve por outro, na defesa dele... ele omitiu informações significativas.

2. Tempo 1.55: ‘Por que depois passou a crer na Trindade? Provérbios 4.18’. Leandro Quadros lança mão de um recurso muito polêmico. Ele cita Pv 4.18 que diz que a luz do justo brilha mais e mais. Porém, um adventista de nome Azenilto Brito, questiona a interpretação que Leandro Quadros defende. Veja

Basta ler o contexto de Prov. 4:18 para perceber que o assunto não é progresso de conhecimento e aprimoramento doutrinário de entidades religiosas, mas o despertar do indivíduo para a vida adulta [...]” (O Desafio da Torre, p.36 [grifo meu]).

Leandro Quadros segue a interpretação do livro Questões Sobre Doutrina, que diz:

Os adventistas do sétimo dia crêem que o conhecimento humano da verdade divina é progressivo: “A vereda aos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Pv 4.18). Certamente devíamos saber mais sobre a vontade e o propósito de Deus do que os justos de épocas passadas, e no futuro devemos, justificadamente, esperar maior desdobramento da verdade bíblica.” (p. 34[grifo meu]).

Vai entender quem está com a razão adventista...

Por fim, no vídeo, Leandro Quadros sugere o livro A Trindade, da editora adventista (imagem). Eu também recomendo esse livro! Por dois motivos. Primeiro é um bom livro. Em segundo lugar, oferece informações interessantes da história adventista, embora com justificativas embutidas.

Das várias curiosidades nesse livro, tem uma que faço nota aqui nessa postagem (já usei muito esse livro em outros artigos e em meu livro), na página 17 nota 4, o livro mostra que mesmo pelos idos de 1960 havia pregadores antitrinitarianos no arraial ASD, o que demonstra que o livro Questões Sobre Doutrina engana (entre outros enganos) quando disse na década de 50:

“... há menos probabilidade de alguém que mantenha posição ariana ou unitariana entrar na igreja Adventista do que em outra comunhão protestante.” (Questões, p. 66).

Como entender a Igreja de Ellen White?



Nenhum comentário:

Postar um comentário