quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

A Nova Almeida Atualizada e as Testemunhas de Jeová

Já postei AQUI no blog, que a Nova Almeida Atualizada lançada nesse ano, deixará as Testemunhas de Jeová felizes, pois a mesma, não colocou as palavras trinitárias em I Jo 5.7, nem mesmo em colchetes “[no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo, e esses três são um]”

Esse acréscimo é exposto por muitos trinitarianos, mas tal crítica não é compartilhada por todos. Além disso, outros trechos que na edição anterior não estava em colchetes, seguiu o procedimento que ultimamente tem sido feito em várias traduções.

Porém, uma novidade que aparece apenas nessa edição, deixará as Testemunhas de Jeová muito incomodadas. É o texto de Judas 5. Veja a Tradução do Novo Mundo, edição de 2014:

“Embora vocês estejam plenamente cientes de tudo isso, quero lembrar-lhes que Jeová salvou um povo da terra do Egito, mas depois destruiu os que não mostraram fé.”

A Tradução do Novo Mundo não tem nem um MSS sequer de Judas, que confirme a substituição de Senhor (conforme aparece no grego original) por Jeová. Fora a interminável discussão se tal versão do nome divino seria mesmo uma alternativa segura.

Pois bem, acontece que a Nova Edição da Atualizada (NAA) traz uma novidade, baseado em algum MSS de Judas, onde não o termo Senhor aparece (muito menos o nome mais enfatizado de Deus na antiga aliança, Jeová), ao invés disso, a tradução está assim:

“Embora vocês já estejam cientes de tudo de uma vez por todas, quero lembrar-lhes que Jesus, tendo libertado um povo, tirando-o do Egito, destruiu, depois, os que não creram.”

No prefácio da NAA, a Sociedade Bíblica do Brasil informa que tal mudança está baseada na quinta edição de “O Novo Testamento Grego”, lançado em 2014 pelas Sociedades Bíblicas Unidas. A quarta edição foi usada na tradução interlinear lançada pela SBB em 2004.

O Dr. Augustus Nicodemus informa que alguns manuscritos antigos apresentam “Senhor Jesus”. E que a interpretação de que Judas 5 se referia a Jesus, já era encontrada no pensamento alegórico de Clemente de Alexandria. Para Nicodemus, Judas 5 se refere a Yahweh (Interpretando O Novo Testamento, II, II João, Judas, p 103, nota).

Para os que crêem na divindade absoluta de Cristo (Jo 1.1; 5.23; 20.28), tal mudança na tradução, não acarreta nenhum problema, e aliás tantos outros textos  bíblicos que ensinam assim.

Agora, para os Teólogos da Torre de Vigia, essa será mais uma preocupação. Os anos passam, e nenhum Manuscrito do NT aparece contendo o nome de YHWH. Desespero de quem enganou por uma pressuposição dogmática cega.



13 comentários:

  1. Estudo muito bom sobre Judas 5 no seguinte link ;

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2017/12/11/o-novo-testamento-grego-da-ubs-5o-edicao-e-judas-5-jesus/

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    1. Estudo muito bom? O que é ruim então...
      Olha, eu não defendo o uso de Jesus - creio que a maioria tem Senhor, deveria ficar assim. Mas como vcs possuem a teoria dos mais antigos, seria por coerência, não é mesmo? Agora quanto a esse artigo é de arrepiar o cabelo. Afinal ele chama tal MSS de ter recebido influencia dogmática - e o uso de Jeová na TNM foi o que então, já que evidencia para Jesus tem e não para Jeová? Teorias?

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    2. Outro artigo muito importante; www.oapologistadaverdade.org/2017/12/judas-25-afirma-eternidade-passada-do.html

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    3. Sr Rubens, o artigo agora sugerido fala de outro texto, não tendo ligação nem indireta com o tema dessa postagem, que tem um viés 'manuscritológico'.

      O artigo anterior malhou em ferro frio... esse não falou nada com coisa nenhuma.

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  2. Luciano, gostaria muito, que voce colocasse uma artigo falando sobre as varias deficiencia do texto Tc( texto Critico. Outa coisa, ja que o texto tradicional, o receptus são muito mais fiel, qual [e o motivo de usar o texto tc que sao de manuscritos que tem muito mais erro e incoerência uns com os outros. Sara que isso tem haver com o lucro?

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    1. Não tenho habilidade e gabarito para esse debate... sou propenso à teoria majoritária, não receptus.

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  3. bom dia; vc sabe me dizer se o Rev. Augustus emitiu algum parecer sobre essa versão?

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  4. Querido para você ser salvo terá de ler a Bíblia king James inglesa de 1611 senão não conseguira ver o Reino de Deus. Abraço

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  5. Ora, mas se o texto reza "Jesus", então também nega a trindade. A trindade afirma que o Pai não é o Filho, mas ambos são "Deus". Se Judas achava que YHWH (o Pai) fosse Jesus (o Filho), ele não era trinitário, mas sim unicista/modalista (o que obviamente não é verdade)

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