segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A razão e a limitação apologética


A razão foi afetada em seu relacionamento com Deus, sendo que agora é necessário, uma iluminação exterior, e uma regeneração interior no homem para que a sua razão seja orientada e motivada corretamente (Rm 8).


As verdades do Evangelho visam a comunhão reconciliar com Deus. E é aqui que a razão humana não é capaz de atinar, nem a pode receber. O "não há quem entenda" (Rm 3.11) não é a respeito da informação pura e simples, como que se o homem não pudesse entender as palavras e a ordem ‘não roubarás’, mas é o entender prático ou a resposta daquilo que o Evangelho exige; arrependimento, conversão e submissão da vontade ao Senhor Jesus.


Ocorre que com o passar do tempo, com a influência e propaganda constante do mundo, da cultura, as que são instrumentos de Satanás, dentro de suas limitações, a razão já maculada pelo pecado original, piora. Seus padrões de julgamento tendem, em vários casos, a se tornarem nulos, vazios de princípios morais e religiosos, que em dado momento até mesmo a simples informação da Palavra de Deus lhe será ‘inteligível’.


A apologética pode argumentar algumas coisas com os incrédulos. 'A realidade será interpretada? Ou apenas contemplaremos a existência sem indagar sobre suas origens? Se sim, qual o resultado da leitura que faremos do mundo? Qual cosmovisão dará sentido salutar e lógico? Para saber isso, posso perguntar: Qual visão de mundo suporta aos três testes básicos: experiência, razão e sentimentos?'


Porém, todos esses ‘fóruns’ estão corrompidos inerentemente, e em alguns mais do que em outros. Não é possível canonizar uma linha apologética como sendo superior. Pressuposicionalistas, Clássicos, etc. tem suas virtudes e limitações. O apologista deverá antes de tudo, diagnosticar o problema do que está sendo evangelizado e construir daí seus argumentos. Depois de saber a intensidade do problema é que se aplica o remédio. Uma doença pode estar em diferentes estágios e assim exigir diferentes tratamentos e remédios. Note bem, não é se submeter ao padrão caído, mas erguer a pessoa. Pode ser que um incrédulo peça provas da existência de Deus, quando na verdade ele nem está interessado se elas existem, ou não, o que ele está fazendo na verdade é fugir da autoridade de Deus sobre a vida dele. Porém, pode acontecer que ele esteja sendo bombardeado por outros fatores e a tal ‘prova’ da existência de Deus seja uma reclamação honesta da sua atual condição.


Sempre e unicamente devemos apresentar o Deus da Bíblia, que é o Criador e enviou Jesus Cristo (Atos 7. 1-52; 17.16-33). Mas lembre-se, Deus representa um grande número de implicações: morais, lógicas, sociais, pessoais, religiosas, familiares e sentimentais. Pode ser que tenha que atentar a uma dessas facetas na sua evangelização apologética bíblica.

3 comentários:

  1. Muito bom, xará. Acontece que, nas palavras do professor Sproul,em seu livro "Defendendo sua fé", capítulo 2, a apologética vai servir como pré e pós evangelismo. Como pré no intuito de eliminar as barreiras supostamente racionais até a fé, e pós evangelismo no sentido de eliminar as dúvidas que, inevitavelmente, surgem a respeito de tantos temas (justificando a amplitude da apologética) de quem busca realmente a verdade! Bom texto. A apologética vai ser útil uma hora ou outra na vida do cidadão, uma vez que se ele não tinha barreiras à fé, não precisou desse pré evangelismo, mas ele vai se deparar com questões difíceis de se responder e que a apologética cristã não corre.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!

    Gostei da observação: "A apologética vai ser útil uma hora ou outra na vida do cidadão..."

    ResponderExcluir
  3. Caros comentarístas
    Os opositores a fé Ortodoxa, por exemplo nos auxiliam de forma indireta a nos aprofundarmos em conhecer seus pontos de vistas quanto as Escrituras e assim podemos com amor e verdade contestarmos seu parecer e assim com nossa única regra de fé e prática iluminarmos suas mentes e corações ao Caminho, que é Nosso querido o Amado Salvador Jesus Cristo.
    Como diz as Santas Letras "é dando que se recebe" . Obviamente pesquisaremos mais e com isto nosso conhecimento aumentará e assim como menciona nosso comentarísta Luciano, " A apologética vai ser util... na vida do cidadão."

    Com base a esta verdade, fica a sugestão no sentido de estudarmos Apológética e estimularmos outros , para assim fazer.
    Coisa boa é comartilhar tudo que é bom para nós e que vai abençoar nosso próximo.

    Em Cristo
    Wilton

    ResponderExcluir