quinta-feira, 31 de março de 2016

Ao Prof. Paulo Cristiano - sobre Leandro Quadros...

Prezado irmão, Presbítero e Professor Paulo Cristiano, li recentemente a polêmica do debate que envolve artigos escritos pelo sr. e a resposta de Leandro Quadros em uma revista. A respeito do conteúdo, que por hora aguardo os desdobramentos das pesquisas, não emito opinião – tenho divergências de ambos os lados. O que eu fiquei impressionado, porém, foi com a resposta pedante de Leandro Quadros. Ele de fato se sente o cavaleiro templário do adventismo brasileiro. Veja uma parte de um e-mail que ele enviou ao reverendo Ageu, a respeito de minha palestra no JMC, e depois compare com que ele disse ao irmão:

“... divulgarei a resposta com citações para os milhares telespectadores que tenho – e que já conhecem o uso que ele faz de tais fontes. Pena que, desse modo, a Instituição também será envergonhada, pois, postou o referido vídeo e julgou o uso das fontes como ‘apropriado’.”

Constatei o mesmo furor pedante quando enviou o e-mail ao irmão, contendo essa parte:

“Foram anos de ataques de vossa parte à teologia adventista. Está chegando o dia em que todos os internautas, telespectadores e ouvintes sinceros porão em dúvida vosso conhecimento sobre o adventismo. Talvez essa seja a maneira de Deus quebrar vosso orgulho (assim como quebrou o meu em certos momentos) para vossa própria salvação.” (e-mail no site do CACP).


Prezado Presbítero, Leandro Quadros descansa no poder da mídia e de uma plateia fiel. Isso dá poder! Percebemos isso... Ainda que eu possa discordar da abordagem do CACP, ou mesmo de sua identidade dispensacionalista moderada – (o CACP não é antinomista), percebo que Leandro Quadros faz tudo o que acusa, mas com o poder da mídia, ele sempre saí como vencedor aos seus torcedores. 

Gostaria de dizer apenas duas coisas a respeito do que Leandro Quadros sempre acusa. A citação fora de contexto, e a síndrome de perseguição.

A) CITAÇÃO FORA DE CONTEXTO: Leandro Quadros sempre cita duas partes do livro O Grande Conflito para provar que para Ellen White há crentes em todas as outras igrejas cristãs, desta maneira, eles não seriam exclusivistas. As citações são essas:

1“E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante.”

2 ““Mas os cristãos das gerações passadas observaram o domingo, supondo que em assim fazendo estavam a guardar o sábado bíblico; e hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que creem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divinamente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade.”

Porém, vejamos a citação selecionada por Leandro Quadros, quando se coloca como ‘bom vizinho dos evangélicos’. Veja dentro do contexto no livro de Ellen White:

“A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia, deve aplicar-se às organizações religiosas que se corromperam. Visto que esta mensagem se segue à advertência acerca do juízo, deve ser proclamada nos últimos dias; portanto, não se refere apenas à Igreja de Roma, pois que esta igreja tem estado em condição decaída há muitos séculos. Demais, no capítulo 18 do Apocalipse, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. De acordo com esta passagem, muitos do povo de Deus ainda devem estar em Babilônia. E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante. Ao tempo em que surgiram, assumiram estas uma nobre posição no tocante a Deus e à verdade, e Sua bênção com elas estava. Mesmo o mundo incrédulo foi constrangido a reconhecer os benéficos resultados que se seguiam à aceitação dos princípios do evangelho. Nas palavras do profeta a Israel: "E correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da Minha glória que Eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Jeová." Ezeq. 16:14. Caíram, porém, pelo mesmo desejo que foi a maldição e ruína de Israel - o desejo de imitar as práticas dos ímpios e buscar-lhes a amizade. "Confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama." Ezeq. 16:15. Muitas das igrejas protestantes estão seguindo o exemplo de Roma na iníqua aliança com os "reis da Terra": igrejas do Estado, mediante suas relações com os governos seculares; e outras denominações, pela procura do favor do mundo. E o termo "Babilônia" - confusão - pode apropriadamente aplicar-se a estas corporações; todas professam derivar suas doutrinas da Escritura Sagrada, e, no entanto, estão divididas em quase inúmeras seitas, com credos e teorias grandemente contraditórios.” (O Grande Conflito, 383).

“Mas os cristãos das gerações passadas observaram o domingo, supondo que em assim fazendo estavam a guardar o sábado bíblico; e hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que creem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divinamente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade. Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem. Ao rejeitarem os homens a instituição que Deus declarou ser o sinal de Sua autoridade, e honrarem em seu lugar a que Roma escolheu como sinal de sua supremacia, aceitarão, de fato, o sinal de fidelidade para com Roma - "o sinal da besta". E somente depois que esta situação esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens, é que, então, aqueles que continuam a transgredir hão de receber "o sinal da besta". (O Grande Conflito, p.449).

Percebe-se claramente que se Leandro Quadros ouvisse o Leandro Quadros, ele acusaria Leandro Quadros de citar Ellen White fora do contexto! Imagino Presbítero Paulo, se fosse nós que fizéssemos essa citação, assim ‘recortada’... o que ele diria?

B) PERSEGUIDOS: Achei também interessante quando Leandro Quadros disse:

“Foram anos de ataques de vossa parte à teologia adventista. Está chegando o dia em que todos os internautas, telespectadores e ouvintes sinceros porão em dúvida vosso conhecimento sobre o adventismo.”

Aqui sentimos o cheiro de sangue do cavaleiro templário... o Vingador à serviço da causa adventista. Pois bem, quem que há mais de um século diz que somos filhos de Babilônia? Quem tem ensinado que a imortalidade da alma pregado em nossas igrejas é doutrina do diabo? Quem é que disse que o domingo foi colocado pelo diabo na igreja cristã? Quem hoje classifica a doutrina ortodoxa da Trindade de filosófica e herética e não bíblica e que apenas as visões de Ellen White deram uma doutrina correta da Trindade?

Sim são eles... e fazem isso há décadas! Agora, por que alguns têm apresentado críticas ao adventismo, ele se sente perseguido injustamente?

Poxa vida Presbítero Paulo, já ia me esquecendo de provar isso que eu disse, se não ele vai dizer que eu disse bobagens fora do contexto. Portanto, para satisfazer o grande, super, mega,  apologista da TV Novo Tempo, ‘o Titã’ ( nas palavras do apresentador Tito), eis as provas:

“As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro e composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém*, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas varias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: ‘Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ E uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.” (A Igreja Remanescente, p.51[*concordamos nesse ponto]).

“Não podemos adotar outro nome mais apropriado do que esse que concorda com a nossa profissão, exprime a nossa fé e nos caracteriza como povo peculiar. O nome Adventista do Sétimo Dia e uma continua exprobração ao mundo protestante. E aqui que esta a linha divisória entre os que adoram a Deus e os que adoram a besta e recebem seu sinal.” (A Igreja Remanescente, p. 58).

“[...] a declaração da serpente a Eva, no Éden – “certamente não morrereis” – foi o primeiro sermão pregado acerca da imortalidade da alma. Todavia, esta assertiva, repousando apenas na autoridade de Satanás, ecoa dos púlpitos da cristandade, e é recebida pela maior parte da humanidade tão facilmente como o foi a nossos primeiros pais.” (O Grande Conflito, p. 539).

Satanás promoveu a mudança do dia do repouso com a esperança de levar a cabo seu propósito de frustrar os plenos de Deus [...] Os que renunciam à verdade de origem celestial e aceitam o domingo como dia de repouso receberão a marca da besta.”[...] Os homens honram os princípios de Satanás acima dos princípios que regem os céus; aceitaram o falso dia de repouso que Satanás exaltou com o sinal de sua autoridade.” (Citado em Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 984; 985).

Com respeito ao que pensam e dizem a respeito da Trindade clássica, você pode ler meu artigo a respeito disso AQUI.

Por último, já que houve menção, preciso ser honesto com minha consciência. Discordo da maneira que o Pr. João Flávio Martinez do CACP, tratou o nosso irmão Fernando Gali quando este mudou de posicionamento a respeito do adventismo. Crer que o adventismo é cristão é algo que temos vistos em muitos apologistas. Oro para que Deus mova o CACP para que algum dia apresente um pedido de desculpas a esse irmão que sempre serviu e servirá a causa do Mestre em nosso país. De igual maneira, espero que ele, Fernando Gali, não caia nas investidas de marketing de Leandro Quadros, e venha de algum modo estar do lado dele em qualquer empreendimento.

Presbítero Paulo Cristiano, não se incomode muito com Leandro Quadros, ele tem poder financeiro, revertido em mídia. Mas aos que de fato se interessarem por ler tudo, sabemos que Deus estará sempre promovendo a Sua Verdade (Jo 17.17).

De seu irmão em Cristo, na causa apologética

Luciano Sena

5 comentários:

  1. Luciano, apesar de pouco conhecimento teológico tenho como você pode notar aqui, que com certeza tenho aprendido tanto com voces como o cacp e Paulo Cardi.

    ResponderExcluir
  2. Luciano, apesar de pouco conhecimento teológico tenho como você pode notar aqui, que com certeza tenho aprendido tanto com voces como o cacp e Paulo Cardi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso irmão
      Aqui todos aprendemos. E aprendemos com outros que por aqui não estão...

      Excluir
  3. De fato, Deus julga diferentemente do homem de acordo com Romanos 2:12-15. Deus considera a verdade disponível e o acesso a ela, conforme o que é praticado na vida quotidiana (frutos).
    Portanto, se no passado, na idade das trevas e superstições (idade média) as pessoas entendiam que o domingo era o dia sagrado, sem acesso à Bíblia, os textos afirmam que a norma da lei será levado em conta pela atitude do crente.
    No entanto, nos dias atuais, não há desculpas para o cristianismo de que o dia de repouso é o domingo.
    Desta forma, todos quantos rejeitam um claro assim diz o Senhor em Isaías 58:13-14, tornam-se rebeldes contra Deus que o instituiu como dia de descanso.
    Assim, fazem parte de babilônia mistica, todos quantos insistem conscientemente em afirmar que o domingo é o dia do Senhor.
    Não há desculpas e nem justificativas.

    ResponderExcluir
  4. De fato, Deus julga diferentemente do homem de acordo com Romanos 2:12-15. Deus considera a verdade disponível e o acesso a ela, conforme o que é praticado na vida quotidiana (frutos).
    Portanto, se no passado, na idade das trevas e superstições (idade média) as pessoas entendiam que o domingo era o dia sagrado, sem acesso à Bíblia, os textos afirmam que a norma da lei será levado em conta pela atitude do crente.
    No entanto, nos dias atuais, não há desculpas para o cristianismo de que o dia de repouso é o domingo.
    Desta forma, todos quantos rejeitam um claro assim diz o Senhor em Isaías 58:13-14, tornam-se rebeldes contra Deus que o instituiu como dia de descanso.
    Assim, fazem parte de babilônia mistica, todos quantos insistem conscientemente em afirmar que o domingo é o dia do Senhor.
    Não há desculpas e nem justificativas.

    ResponderExcluir